12.7.24

1️⃣0️⃣ FILMES DE... TERROR (anos 2000)

"Noites brutais" está na lista porque soube como contar uma história. Uma moça aluga uma casa num bairro abandonado e já tem um cara morando lá. Eles vão resolver o problema quando amanhecer e é claro que a gente fica temendo pela mocinha, sozinha com esse cara estranho. Mas aí, eles encontram uma porta escondida no porão, o restante da história vai se revelando aos poucos. Nada no começo da trama entrega as bizarrices que ainda vão acontecer. Do suspense psicológico, o filme salta para o terror explícito. 


"Dog soldiers, cães de caça" é um filme de lobisomens de baixo orçamento. O filme (britânico) usou fantasias e bonecos animatrônicos no lugar de CGI, e não decepcionou. Um grupo de soldados se perde numa mata e acaba encontrando uma casinha onde vive uma mulher. Eles precisam bloquear portas e janelas quando os lobisomens cercam a casa. Tem muito sangue e tripas, como um Peter Jackson das antigas, mas sem comédia. 


O último clone marcante de "Pânico", gerou uma longa franquia de filmes, mas todos com a mesma história. O primeiro "Premonição" era na verdade um episódio descartado da série "Arquivo X". Um rapaz prevê que seu avião vai explodir, faz um escândalo, e ele e os amigos perdem o voo. O avião realmente explode logo depois. E como eles deveriam ter morrido no acidente, a própria Morte vai atrás deles. Ela não aparece, ela apenas provoca acidentes, então o perigo pode vir de qualquer lugar. A sequência do ônibus marcou época. 


Um terror mais recente (acha que o invocaverso dá medo? Vi os filmes e spin-offs e quase pegay no sono) que me pegou de surpresa porque filmes de terror recentes são fracos demais pra mim. "A bruxa" tem um clima de suspense que acompanha o filme todo, Anya Taylor-Joy perde o irmãozinho de vista e aos poucos os membros da família se voltam contra ela. Os gêmeos a chamam de bruxa e a mãe começa a acreditar nisso. A pobre garota é inocente, mas coisas estranhas estão realmente acontecendo, ou não? Quando ela foi conversar com o bode, meu coração pulou uma batida. 



Filme sul coreano que elevou os filmes de zumbis para um novo patamar. Esqueça os zumbis digitais ridículos de "Guerra Mundial Z", em "Invasão zumbi" (Busanhaeng) temos dezenas de figurantes, deixando a sensação de terror muito mais real. É até difícil dizer como algumas cenas de multidões foram feitas. A correria termina num desfecho tão dramático que é impossível segurar as lágrimas. 



"Um lugar silencioso" é outra ideia original bem vinda. O prequel, ainda nos cinemas, também vale a pena. Suspense com um pouco de ficção científica, os alienígenas não aparecem muito e não fazem falta, o elenco humano, e seu cotidiano, é a melhor parte do filme. Já vimos pessoas vivendo em futuros pós apocalípticos onde o mundo foi devastado, mas esse pessoal precisa viver em silêncio também. John Krasinski dirigiu e co-escreveu o filme, ele fez um ótimo trabalho. Mas ele e a esposa Emily Blunt se tornaram o casal mais burro da história do cinema, eles perdem um filho e... engravidam de novo.



Outra história original, outro terror que revolucionou o gênero. "Atividade paranormal" é outro filme que, como a "Bruxa de Blair", soube se vender de uma maneira nova e barata. Eles filmaram um povo reagindo ao filme dentro de um cinema, esse era o trailer. Acabou se tornando o filme mais lucrativo da história porque foi mais barato que a "Bruxa de Blair" (custou metade da metade do orçamento do filme de 1999). "Atividade  paranormal" é realmente assustador, mas eu não gosto nada nada do final, achei ridículo. O desfecho foi sugerido pelo Steven Spielberg. Até hoje não vi a versão do diretor, nem sei se ela existe. 



"REC" usa a fórmula da "Bruxa de Blair" num filme de zumbis. Uma repórter e um câmera entram num prédio que foi interditado, as pessoas lá dentro estão doentes e a moça quer descobrir o que está acontecendo. Ela vai investigando até chegar na origem do vírus. Apesar da câmera estar sempre chacoalhando durante a correria, a gente não perde muita coisa, não é como a "Bruxa de Blair" que deixava espaço para a nossa imaginação. Esse filme espanhol ganhou um remake norte americano um ano depois, o remake se chama "Quarentena" e não é grande coisa.



A primeira década do novo século soube como evoluir o gênero do terror de diferentes maneiras. E não deu outra, "Jogos mortais" também acabou gerando uma franquia. Sem mencionar os clones, que só sabiam abusar da violência, boas histórias eles não tinham. O filme original de 2004 tem o seu charme e a revelação no final foi memorável, ninguém mais conseguiu copiar aquilo.



Filme britânico com Cillian Murphy. O rapaz acorda de um coma num hospital e descobre que rolou um apocalipse zumbi em Londres, há 28 dias. As primeiras cenas de "Extermínio" lembram bastante os primeiros momentos de "The walking dead", mas essa HQ só começou a ser publicada no ano seguinte. O filme ganhou uma continuação fraquinha com Jeremy Renner e Robert Carlyle. O diretor do primeiro filme, Danny Boyle, já está trabalhando num terceiro capítulo (2025), com o ator Cillian Murphy novamente no elenco. 


OUTROS FILMES: O pacto dos lobos (França), Espíritos 2 (Tailândia), A espinha do diabo (Espanha), Maligno, A noite devorou o mundo (França), O caçador de troll (Noruega), Quando as luzes se apagam, Mama, A morte te dá parabéns, Brightburn, Não tenha medo do escuro, Tin e Tina (Espanha), Lobisomem a besta entre nós, Olhos famintos, Madrugada dos mortos, O grito (Japão), Abismo do medo, Eles, O orfanato (Espanha), 30 dias de noite, O nevoeiro, Hereditário, Arrasta-me para o inferno, O hospedeiro (Coreia do Sul), O Babadook, Nós, O segredo da cabana.

SUSPENSES: Sob a pele, Midsommar, O farol, Ma, O abrigo, O mundo depois de nós, A ilha do medo, O quarto do pânico, Donnie Darko, Mar aberto, Os outros, Psicopata americano, Deixa ela entrar (Suécia), Corra!, Garota sombria caminha pela noite, Violência gratuita (remake), Cisne negro, Garota exemplar, O homem duplicado, Retratos de uma obsessão, O abutre.

4 comentários:

Lucas disse...

É.. fomos bem servidos nessa época

Anônimo disse...

Eu tbm não gostei do final de Atividade Paranormal. Mas não consigo pensar como fazer diferente. Como vc faria, Alessandro?
Tem três finais esse filme. Não lembro dos outros dois, mas lembro que não gostei tbm hahahah acho que chega a polícia em um deles, ou algo assim

Raphael disse...

https://youtu.be/1C47cUMwe4Q?si=l4rJYwbI9Puih5Qo os finais do filme atividade paranormal

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Vixi, não gostei de nenhum final.