9.4.22

EU CONTRA O MUNDO (parte quatro)


Filme nacional pra mim é complicado. Depois que cresci cabô Xuxa barra Trapalhões. Mas o cinema voltou com tudo anos depois, dando as caras até no Oscar. Aí, eu fiquei na dúvida. Temos microfones ruins nos sets ou o problema são as caixas de som dos cinemas? Quando vejo um nacional no cinema eu perco muitos diálogos. Também tem o lance do gênero. Os Simpsons não podem mostrar o Brasil como um país violento, mas a gente fabrica filmes de violência urbana como "Cidade de Deus" e "Tropa de elite" e solta eles no mundo sem cerimônias. Não vi nenhum dos dois. Quem sabe algo mais leve? Dei uma chance para "Central do Brasil", o trailer me fez pensar num filme diferente, vi alguns poucos minutos e ... não gostei. 

Que tal outro sucesso de bilheteria? "Dois filhos de Francisco"? Não curto música sertaneja. E que tal a maior bilheteria de todas? "Minha mãe é uma peça 3" (existem outros dois?), vi casamento gay no trailer e, parece que o filme todo está lá. Bom, é uma comédia, mas o trailer não me fez rir ...

Na minha coleção, acho que devo ter sete ou oito filmes brasileiros. Me lembro de assistir o dvd de "A princesa Xuxa e os Trapalhões" e perder muitos diálogos (isso mesmo, aqui em casa no home theater) porque o som é mono e não foi remasterizado. Os outros filmes, mais recentes, estão ok. Teve dois temáticos brasileiros que eu vi nos cinemas (em 2014 e 2015) e curti muito, mas eles não ganharam dvd br, um deles foi lançado em dvd ... na França. 

6 comentários:

Raul disse...

Amado e EUA faz cinema paz & amor aonde? kkkkk Vá assistir Cidade de Deus, que é o melhor filme brasileiro já feito!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Isso me lembra que, há muitos anos, eu fiz uma série de postagens chamada "Aqui não se fala inglês". Minha coleção de filmes "estrangeiros" aumentou desde então, eu poderia fazer uma parte dois.

JR disse...

Sempre senti falta de cinema brasileiro aqui no blog, tem muita coisa sendo boa sendo produzida.
Tenta ver "Deserto Particular" tem na HBO Max
Cinema brasileiro é sempre bem visto nesses festivais importantes, talvez não seja muito pop para as massas.

FF disse...

Cidade de Deus é incrível! E é a história real da favela. Tenho família que mora lá, e eles confirmaram muita coisa que está no filme.
Minha mãe é uma peça só é bom o 1 e o 3. O 2 é a mesma história do primeiro. Acho que vale vc dá uma conferida.
Mas filme de comédia, despretensioso dos últimos tempos, eu gostei de Muita calma nessa hora. Tem umas pirações, mas nada que estrague a graça, e o gostoso do Dudu Azevedo, na sua melhor forma. Só que aí veio o 2 e, pqp, lixo

Raul disse...

"A Vida Invisível" achei um dos melhores nos últimos anos. "Deserto Particular" estou doido pra ver (por causa daquele homem lindo mostrando tudo!), mas nao tenho HBO. :-(

Anônimo disse...

Você diz que não gosta de música sertaneja, mas ouviu a Barbra e Gaga nas versões do filme. Além de, Shania, Dolly, Reba e Faith em quase todos os filmes de romcom.

Outra coisa é que fomos, principalmente nossa geração de 1980, educados ao americanismo, não é mesmo? Com quantos anos descobrimos que a europa fazia filmes, e a ásia? Quantos filmes de áfrica passaram por aqui?


Adoro seu blog, esse post é excelente porque nos traz reflexão. Entender o lugar, os sujeitos e as críticas é um excelente exercício. AMEI!!!