14.8.21

dvd - DE VOLTA AO PLANETA DOS MACACOS, a série completa

Wow, eu me lembro dessa série animada tipo, do berço. Essa é a primeira vez que tô vendo o seriado em cores, nossa TV era em preto e branco (não éramos ricos), não vou me lembrar em qual canal era exibido. A série, de 1975, teve apenas 13 eps, o box traz a dublagem da época, som mono e com alguns problemas, principalmente nos dois últimos episódios. E se trata de uma série bem desanimada, a Fox fez de tudo para poupar dinheiro. Às vezes, apenas as bocas se movem, e algumas animações são reaproveitadas, eles mudam as cores e as posições, só isso. Lembra um pouco a série animada de Jornada nas estrelas, você tem que ter um pouco de paciência com a animação, e aí você descobre que o que vale a pena são os roteiros.

A série traz personagens famosos, como Zira, Cornelius e o dr Zaius. Mas a história é nova, não tem ligação alguma com os filmes (até mostra lugares que ficam além da zona proibida). Vemos três astronautas da NASA (um loiro, um negro e uma mulher) voltando para a Terra. A trama não explica nada, algo dá errado e eles vão parar no ano de 3979. Acabam pousando num planeta deserto (sabemos que é a Terra, mas eles não), governado por macacos. Os humanos que restam vivem em cavernas e são caçados, os macacos os consideram uma praga. Esses macacos, diferente dos filmes, estão no nosso século XX, eles vivem em cidades de pedra, eles têm armas de guerra, rádio e televisão. Os astronautas precisam ser espertos, se o general gorila Urko descobrir que existem humanos que sabem falar, ele terá autorização dos políticos para exterminar toda a espécie, um golpe militar pode acontecer a qualquer momento (e por falar em desenhos que prevêem o futuro, o general Urko quer ser presidente, como esse seriado conseguiu ser exibido no Brasil em plena ditadura???). Os eps são interligados, é preciso assistir na ordem correta, é uma pena que não existe um final, rola uma batalha no último ep e ficam algumas pontas soltas. Talvez a série tenha sido cancelada sem aviso, típico da Fox. Não é uma animação para crianças pequenas. Agora, só me falta a série em live action, de 1974, para fechar a coleção.

O box vem com três discos. A luva é reforçada, mas tem a mesma arte da caixa. Nenhum extra no pacote.

2 comentários:

Neto Paes disse...

Alessandro, uma pergunta off-topic: como você faz pra conservar seus dvds? Essa semana descobri que boa parte da minha coleção de séries está mofada. Lavei alguns com pasta de dente, mas não tenho coragem de por no leitor pra ver se funciona.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Boa parte da coleção fica numa sala bem arejada. Mas tenho alguns discos trancados em gavetas e armários. Até agora só tive problema com mofo com discos que estão em embalagens de papel, os coloquei em caixas de plástico e alguns em saquinhos individuais. Uma gotinha de álcool em gel, passando um paninho do centro para as bordas, me ajuda na limpeza. Pasta de dente eu acho que é só para discos riscados.