31.8.21

CHP REAGE


Lá vamos nós, uma hora eu teria que conferir essa franquia, eu gosto de musicais mas, às vezes, os adolescentes certinhos da Disney são certinhos demais ... High School Musical (2006) ganhou continuações, série de TV, clones, paródias ... foi lançado no Disney Channel e acabou conquistando o mundo. E o filme é assim mesmo, bem DC, bem certinho. Começa na noite de ano novo, Troy conhece Gabriella e os dois descobrem que gostam de cantar, e são bons nisso. Quando as aulas retornam, Gabriella é a aluna nova na escola, tentando esconder de todo mundo que é um gênio. Troy é o garoto mais popular, jogador de basquete, filho do treinador. Logo na primeira aula, a professora que está organizando um musical recolhe os celulares dos alunos e manda vários deles para o castigo. Aí, o sinal toca. É sério, a aula durou dois minutos, eu contei. Troy fica preocupado, se ficar de castigo perderá o treino de basquete. Nesse momento, conhecemos Sharpay (tipo o cachorro??) e seu irmão (gay) Ryan, a senhorita popular (uma plástica no nariz a tornaria mais crível) quer ser a protagonista do musical. Troy vai para o treino de basquete (hein???) e canta uma música, a coreografia é zero. O rapaz consegue fugir dos olhares dos amigos e faz um teste para o musical, com Gabriella, após o castigo. A química entre os dois é tipo "garota + amigo gay".


No dia seguinte, todo mundo já está sabendo do teste de Troy e aí descobrimos que o filme é uma distopia. Atletas são atletas, nerds são nerds, emos são emos, hobbits são hobbits, ninguém pode ser duas coisas, o pensamento livre de Troy é uma má influência (pfff). Sharpay resolve soltar seu veneno, mas não faz nada. São os atletas e os nerds que acabam se juntando e elaborando um plano para separar Troy e Gabriella, e eles conseguem. Tristonha, Gabriella anda pela escola vazia cantando uma música de princesa Disney. Os dois grupos tentam consertar a situação, o filme vira Dawson's creek e o casal faz as pazes. Troy conversa com o pai mais uma vez e o filme perde outra oportunidade de mostrar uma conversa séria entre pai e filho, do tipo como, talvez, o pai esteja vivendo seu sonho através do filho sem levar em consideração se o filho realmente quer ... opa, ele tá sem camisa, esse é o Zéquinha que eu conheço. Sharpay finalmente aparece com um plano para atrapalhar a audição do casal e a turma toda se reúne para ajudar Troy e Gabriella. Mas hey, é Disney Channel, vilões não podem ser vilões, isso não é "Meninas malvadas". No final, Sharpay (até então esquecida pelo filme) aparece do nada, toda sorridente, admitindo a derrota e canta e dança ao lado de todo mundo (ah, fala sério), e o que é aquilo que o irmão dela está vestindo? (argh, meus olhos). Não rola nem mesmo um beijo entre Gabi e seu homoamigo no final, foi um filme certinho demais para o meu gosto. Digo, eu poderia ter dez anos de idade e ainda assim acharia o filme certinho demais, caramba, eu já via filmes do Freddy Krueger com essa idade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Maaaaaaaaaaano!! Eu tô chorando hahahahahah melhor crítica sobre HSM. Eu era criança e amei o filme, e acho que ele tem uma msg legal, de que vc pode fazer o que quiser. Verdade, tudo no Ryan grita gay gay gay. E tem um comentário nos bastidores de que o diretor/roteirista/coreógrafo falou pro ator que era, mas a Disney não queria chocar as crianças da época. Isso só veio quase quinze anos depois com AndyMack.
E o filme tem um dos erros mais grotescos que já vi. Quando os atletas saem da quadra pra ver o teste do troy e da Gabriela, aparece o cameraman no canto inferior da tela. Um erro muito amador. Só prova que a Disney não dava nada por esse filme.
Mas eu amo o segundo, minhas músicas favoritas estão nele. E tem coreografias mais elaboradas. Se o primeiro foi inspirado em Grease, o dois é inspirado em Dirty Dancing. O diretor foi coreógrafo dele
E o terceiro é um filme sobre o Troy, e é só hahahahah
Falei muito hahahah o post me inspirou a rever

Anônimo disse...

Dei uma pesquisada aqui e o filme tem UM MONTE de erros de continuidade hahahahahahhhaahhaah não assisti quando era criança e também não vou ver agora.

Anônimo disse...

Esses adolescentes certinhos da disney cotinuam até hoje vi um ep de uma serie a casa da raven onde os filhos delas vão em uma festa que sai "fora do controle" e casa e destruida, a casa na verdade está prefeita, os adolecentes não fizeram nada de mais além de joga algumas almofadas para o ar e todo mundo agiando como se fosse a coisa mais rebelde do mundo, e no final quando a mãe da garota reclama do comportamento da filha, a filha não surtam ela leva tudo a boa e ainda perde desculpa para mãe eu rir tanto disso. adolescentes da Disney são pura fantasia

Anônimo disse...

Amo a franquia até hoje, as músicas e danças, mesmo sabendo dos problemas e principalmente de todos os 3 terem praticamente a mesma história. E amei sua crítica Alessandro kkkkkk.

Até hoje me choca o fato do segundo ter School no título e 95% não ser lá!

Você falou do Troy sem camisa, à partir daí começou a saga de todo filme o Zac tirar a camisa (não reclamamos? Não né, porém desnecessário). No 3º, lembro que no cinema a galera gritou no momento e depois fez um "aaaaaa" reclamando - quando/se você assistir acho que vai entender porquê.