24.1.21

em cartaz - PINÓQUIO

Filme italiano de 2019 chegando bem atrasadão por aqui. E ainda vamos ver outro filme do Pinóquio este ano. Essa adaptação é uma fantasia feita para crianças, embora tenha uns lances bem macabros por ter retirado muita coisa do conto original. Se você só conhece o desenho da Disney, cuidado. Por outro lado, a sequência onde os meninos se transformam em burros é assustadora nas duas produções. O filme italiano dispensa bastante CGI e aposta em atores fantasiados, nem sempre isso funciona.

Roberto Benigni foi o Pinóquio em 2002, não recomendo o filme, e agora ele tá velho o suficiente para ser o Gepeto nessa adaptação. Esse Gepeto é um cara muito pobre, depois de ver umas marionetes ele decide fazer um boneco de madeira, o mais bonito do mundo, para tentar ganhar uma grana com isso. A madeira que ele usa é um tronco que parece ter vida própria. O boneco ganha vida assim que fica pronto. Gepeto o envia para a escola e as confusões começam. O filme não tem um ritmo legal, é uma adaptação bem crua, um livro filmado. Certos personagens, como o grilo falante e o atum, são dignos de um pesadelo. As crianças italianas talvez sejam mais corajosas. O próximo Pinóquio ainda não tem data para estrear, será uma animação dark de Guillermo del Toro, vai usar bonecos da oficina de Jim Henson e vai pintar na Netflix ainda em 2021.
 

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Pinocchio
ANO: 2019
PAÍSES: itália, frança, reino unido
DURAÇÃO: 2h 5min
DIRETOR: Matteo Garrone (Gomorra)
ELENCO: Federico Ielapi, Roberto Benigni, Rosso Papaleo, Massimo Ceccherini e Marine Vacth
ESTREIA BR: 21 de janeiro de 2021

 


 

Um comentário:

Kayo Ewing disse...

Incrível como toda versão da "transformação em burros", tinha um Pinóquio live action que passava na sessão da tarde que mds, pesadelo total!