Já existem vários volumes, todos de capa dura, vendidos em caixas extravagantes, o preço até assusta, não sei se vou continuar com essa coleção. O box que ganhei de aniversário veio com dois volumes e é o box mais "barato". Editados por Christopher Tolkien, esses livros reúnem os esboços de seu pai, suas primeiras anotações. O primeiro volume começa com a criação do mundo, é como reler o Silmarillion, mas se trata de outra versão.
Os mapas são diferentes, os nomes de alguns personagens também. Nomes de lugares se tornaram nomes de personagens, e vice e versa, em versões futuras. Acompanhamos um viajante que pisa numa ilha e, num chalé amistoso, ele ouve as histórias dos Valar e da criação do mundo. Temos as torres com lamparinas e as árvores brilhantes antes do surgimento do sol e da lua. O nascimento dos elfos e a chegada dos Homens. Durante boa parte do livro vemos os Valar enfrentando Melko (hoje é Melkor) e modelando o mundo. Cada capítulo termina com notas e comentários do editor.
Fazendo comparações, eu gosto mais da versão do Silmarillion. Esses esboços trazem gnomos (anãos?) e fadas, disputas internas entre os deuses, um mapa dentro de um navio gigante (o sol e a lua são navios, o mundo também), e não há muitas explicações. A versão "final" colocou uma certa ordem, e lógica, na história. O último capítulo reúne várias versões do destino dos noldoli (hoje Noldor) e do surgimento dos Homens, são histórias incompletas que foram abandonadas.
Temos um apêndice com nomes e poemas em inglês nas últimas páginas.
Um comentário:
Tem que esperar as promoções
Postar um comentário