10ª POSIÇÃO: SUPER HERÓI, O FILME (2008)Foi lançado quando a fórmula já estava muito desgastada. Acabou sendo uma pequena pérola no meio de tanto lixo, como "Espartalhões" e "Deu a louca em Hollywood". Foi um dos últimos filmes do nosso querido Leslie Nielsen. É uma paródia de filmes de super heróis (daquela época), tem Homem Aranha, Quarteto Fantástico e X-men.
9ª POSIÇÃO: TODO MUNDO EM PÂNICO (2000)A comédia que trouxe os spoofs de volta, eles estavam em baixa na segunda metade dos anos 90. Foi uma paródia de vários filmes de terror atuais. Teve várias continuações mas a qualidade só seguiu ladeira abaixo porque as piadas vinham antes da história.
8ª POSIÇÃO: MÁQUINA QUASE MORTÍFERA (1993)
Paródia de ... "Máquina mortífera", com Emilio Estevez e Samuel L Jackson. É um spoof mas as piadas não são tão exageradas, algumas são bem discretas. É gostoso de assistir e tem algumas participações especiais também.
7ª POSIÇÃO: O JOVEM FRANKENSTEIN (1974)
Eu não gosto do Gene Wilder, mas o diretor Mel Brooks deu bastante espaço para os outros personagens, Marty Feldman rouba a cena como Igor. A piada da Frau Blücher (🐴!!!) e os cavalos me faz rir desde criança.
Mais Mel Brooks: "A louca, louca história de Robin Hood" (1993).
6ª POSIÇÃO: TOP SECRET (1984)
Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker, dirigiram vários spoofs juntos, muitos estão nesta lista. O filme com o Val Kilmer é uma paródia de filmes de espionagem. Além de muita comédia, tem também números musicais. A sequência da vaca fez muita criança entrar na puberdade em plena sessão da tarde.
Um Jerry Zucker que vai te surpreender: "Ghost, do outro lado da vida" (1990).
5ª POSIÇÃO: TOP GANG 1 E 2 (1991,1993)
Ambos do Jim Abrahams. O filme de 1991 fez paródia de vários filmes famosos, o carro chefe era "Top Gun", e também tinha "Dança com lobos". O segundo, ainda com Charlie Sheen e Valeria Golino, era uma paródia de "Rambo 2" com uns toques de "Apocalipse now".
4ª POSIÇÃO: SPACEBALLS (1987)
Mel Brooks na lista mais uma vez. Ele pediu a benção de George Lucas para fazer essa paródia de Star Wars. E não deixou de fazer piada do maior legado da franquia, o merchandising. O próprio filme gera produtos até hoje. Virou cult, poderia ter ganhado sua própria trilogia, mas ficou com um filme apenas.
Mais Mel Brooks: "Banzé no oeste" (1974).
3ª POSIÇÃO: CORRA QUE A POLÍCIA VEM AÍ (1988)
O melhor de David Zucker, que dirigiu também a continuação (1991), mas não o terceiro (1994). O filme foi baseado numa pequena série chamada "Esquadrão de polícia". O seriado vale uma espiada, foi lançado em VHS por aqui mas todos os eps (são poucos e são curtos) podem ser encontrados em DVD, em edições especiais da trilogia, como material extra.
Nielsen e Mel Brooks juntos: "Drácula, morto mas feliz" (1995).
2ª POSIÇÃO: APERTEM OS CINTOS ... O PILOTO SUMIU (1980)
Começa como uma sátira de "Entre a vida e a morte" (1957), usando até alguns diálogos do filme, e depois vira uma sátira de "Aeroporto 75" (1974), quase rendeu um processo movido pela Universal. Foi dirigido pelo famoso trio, Jim e os irmãos Zucker. Ganhou uma continuação no espaço em 1982, tem gente que não gosta dela (repetitivo demais?), mas eu curti muito, me falta esse dvd na coleção.
1ª POSIÇÃO: MONTY PYTHON EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO (1975)Uma das minhas comédias favoritas. Se você precisa se acostumar com o humor dos britânicos, comece por MP. Cada ator interpreta vários personagens, pegam até papéis femininos, o orçamento é baixo mas compensado por desenhos bem animados.
Mais MP: "A vida de Brian" (1979).