28.4.21

PÁGINAS DO PASSADO

Revista SET, ed 150, dezembro de 1999

 

Um dos melhores filmes do ano, hoje ele é cult, mas o ''Clube da luta'' sofreu nas bilheterias. O filme teve um bom fim de semana de estreia, tanto no Brasil quanto nos isteites, mas os números despencaram nas semanas seguintes. Para piorar, em SP, um maluco entrou com uma metralhadora no cinema e matou 3 pessoas (entre elas, uma amiga do Rubens Ewald Filho, o crítico passou a odiar o diretor David Fincher depois disso) e, pra variar, teve gente culpando o filme (que é violento) pelo ocorrido.

 

O diretor Gary Ross (A vida em preto e branco) vai fazer uma nova versão da ''Fantástica fábrica de chocolate'' e o Nicolas Cage pode ser o Willy Wonka. Essa adaptação só chegou aos cinemas em 2005, com Johnny Depp e dirigido pelo Tim Burton. Papo rápido com Milla Jovovich, 24 anos. Harrison Ford fez um pouso forçado com seu helicóptero particular (ele vai sofrer outro acidente aéreo em 2018). ''O senhor dos anéis'' já está em produção e os espiões da internet estão de olho, se um ator revelar detalhes sobre o roteiro ele deverá pagar uma multa de 200 milhões de dólares. ''Batman: ano um'' (baseado na HQ) vem aí, com Ben Affleck. E também ''Batman do futuro'' (baseado no seriado animado), o filme terá Keanu Reeves no papel do herói. Nenhum desses projetos foi pra frente, o Superman do Tim Burton foi engavetado naquele ano. Na página 14, num desenho, Arnold Schwarzenegger se assusta com o preço do álcool nos postos brasileiros em 1999: 1 real (é o fim dos dias).

 

E por falar no cara, depois de uma breve pausa, ele voltou para os filmes de ação com o sofrível ''Fim dos dias''. Você sabia que 1999 foi o ano da besta? Como diz o filme, é só retirar o 1 e virar os 999 de cabeça para baixo (afe, se levar em conta o modo como eu escrevo o 9, você teria um bbb e não um 666). De qualquer forma, esse filme foi um marco na minha vida, nunca antes havia abandonado uma sessão (será que eles devolveriam o dinheiro?).

 

Ah, Joana D'Arc de Luc Besson, foi um ótimo filme até a gente chegar no minuto final e dar de cara com aquela revelação estúpida. Eu acho que eu iria curtir mais uma explicação religiosa mesmo, tratar a moça como maluca, após tudo que ela passou, não foi legal. Foi um final amargo.

 

A revista elege os dez melhores filmes da década de 1990. ''Pulp Fiction'', ''Trainspotting'', ''Matrix'', ''O silêncio dos inocentes'', ''Festa de família'', ''A trilogia das cores'', ''Forrest Gump'', ''Seven'', ''A bruxa de Blair'' e o ''Show de Truman'' (''O sexto sentido''?, ''O feitiço do tempo''? ''Os doze macacos''?, ''Pânico''?, ''O resgate do soldado Ryan''? ...).

 

Agora a Set imagina como seria a versão em live action de Akira (pior ideia do mundo). O filme seria dirigido pelos irmãos Wachowski (ah, claro, lembra o que elas fizeram com Speed Racer?). Heath Ledger seria o Kaneda, Edward Furlong seria o Tetsuo, Natalie Portman seria Kay e Arnold Schwarzenegger seria o coronel Shikishima (nenhum asiático? Em 1999 ninguém pensava nisso. Um filme com um elenco 100% asiático fracassaria nos isteites).

 

''Forças do destino'' está saindo em vídeo. Filme bobinho mas, caralho, quando a Sandra Bullock obriga o Ben Affleck a fazer um striptease ... wow... 💦

 

Olha só, 10 filmes que representam a história do cinema (com o patrocínio da Blockbuster, a revista veio com um cupom de 50% de desconto, ainda tá no grampo, nunca teve Blockbuster na minha cidade). Os filmes são: Cantando na chuva, Assim caminha a humanidade, Cidadão Kane, Taxi driver, Um corpo que cai, Juventude transviada, O garoto, Se meu apartamento falasse, Casablanca e O encouraçado Potemkin (esse último eu não tenho na coleção 😕).
 

Um comentário:

marinheiro disse...

Reflexão pouco ou nada necessária: Fim dos Dias foi o primeiro filme que assisti (acho que em VHS ainda, e era o que tinha) onde os palavrões foram dublados com dignidade, sem passar pelo filtro-sessão-da-tarde. O "fuck" finalmente virou "porra". Não que isso salve o filme, mas...