20.9.24

📽 em cartaz - BATMAN (1989)


Filmes clássicos ao lado dos lançamentos no cinema, deveriam investir mais nessa ideia que, no Brasil, é novidade. No ano passado esperei pelo relançamento de "Jurassic park" (e nada) e este ano eu queria ver o relançamento do "Rei leão" (também não veio). E eu acabei perdendo o relançamento dos três primeiros "Harry Potter" porque só encontrei cópias dubladas barra 3D. Bom, com o bátima de 1989 (aniversário de 35 anos), não houve nenhum problema, 2D legendado, do jeito que eu gosto.



O filme marcou época, provou que adaptações de HQs poderiam ter adultos e adolescentes como público alvo. Ele tem um clima sombrio, é meio violento, não é exatamente o Batman dos quadrinhos e sim uma visão do Tim Burton, ainda assim criou uma fórmula lucrativa em roliúdi. Na época torceram o nariz para o Michael Keaton, o cara veio de uma comédia (Beetlejuice), ele daria um bom Batman? É engraçado rever o filme hoje, como adulto, noto o ator movendo o corpo inteiro porque o capuz não deixa o cara virar o pescoço. O batmóvel é incrível, mas eu sempre gostei daquela bat-asa. A trilha de Danny Elfman faz o filme parecer um épico, deixa qualquer sequência mais empolgante. A melhor coisa que esse filme gerou foi a série animada (1992) e sua sequência (1992 também), esse filme tem a Mulher Gato e o Pinguim roubando a cena, tem muito mais fantasia e, ainda é o meu Batman favorito.


FICHA TÉCNICA 

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 1989
PAÍSES: eua, reino unido
DURAÇÃO: 2h 6min
DIRETOR: Tim Burton
ELENCO: Michael Keaton, Jack Nicholson, Kim Basinger, Michael Gough, Robert Wuhl e Billy Dee Williams. 





4 comentários:

Anônimo disse...

"não é exatamente o Batman dos quadrinhos e sim uma visão do Tim Burton"

E sabe o que é engraçado? Ainda é adaptação do herói que conseguiu ser mais fiél às HQs. Muito superior aquele Batman """"realista"""" agente da CIA que o Nolan criou.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Heróis não matam. Em um momento do filme o Batman explode a fábrica de produtos químicos com todos os capangas do Coringa lá dentro. Ele mata muita gente (bandidos) nesse filme, é um "detalhe" que irrita alguns fãs.

Carlos H. disse...

Em qual cinema foi exibido?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Está em cartaz em vários cinemas nacionais, por falta de opção, na minha cidade, eu vi o filme na cinepolis