3.5.24

🏰 TOP 62 - TODAS AS ANIMAÇÕES DA DISNEY (1989-1999)

10ª POSIÇÃO: BERNARDO E BIANCA NA TERRA DOS CANGURUS 
Os camundongos deveriam ter ganhado uma série de tv, mas no último minuto mudaram de ideia e aí surgiu "Tico e Teco defensores da lei". Então, Bernardo e Bianca foram parar no cinema mais uma vez. É a primeira continuação de um longa animado do estúdio e também se trata do primeiro desenho com cores digitais, nada de tinta e pincel, foi tudo pintado no computador. No mesmo ano saiu "DuckTales, o tesouro da lâmpada perdida", mas ele não faz parte da lista.


9ª POSIÇÃO: POCAHONTAS
O estúdio investiu pesado nesse projeto, deveria parecer um conto de fadas e deveria ter um par romântico. Então Pocahontas deixou de ter 11/12 anos e se transformou numa mulher adulta para viver um romance com John Smith. Nos isteites, muitas crianças aprendem sobre a história de Pocahontas (ou Matoaka ou Amonute se preferir) na escola e por isso o filme é massacrado desde o lançamento. Pouca gente curtiu o final também. Valeu a pena pelo visual e pelas canções. Naquele ano tivemos outro longa animado nas telas, "Pateta, o filme". Assim como DuckTales, ele também não faz parte da lista oficial. 


8ª POSIÇÃO: TARZAN
O filme trouxe avanços tecnológicos como cenários inteiros em 3D. As canções são legais, embora algumas sejam bem parecidas (às vezes é difícil separar "Strangers like me" de "Son of a man"). Esse filme marca o final da Renascença e pra mim o final dos dublados, Eduardo Moscovis e Ed Motta arruinaram o filme pra mim.


7ª POSIÇÃO: MULAN
Aposta arriscada do estúdio, o conto de Mulan é bastante conhecido no Oriente, é como Cinderela no Ocidente. E todas as alterações que eles fizeram no conto foram bem vindas. As canções são bonitas, a personagem principal é belíssima, a gente não precisava do grilo, nós amamos o dragãozinho e, se você tirar todo o carisma do filme, você chega naquele live action esquecível de 2020.


6ª POSIÇÃO: HÉRCULES 
Eu vi esse filme nos cinemas sete vezes. Quando o vhs foi lançado um ano depois, eu já sabia todas as músicas de cor. Em matéria de Disney, esse foi o meu recorde. Amo mitologia grega, embora o filme seja uma salada grega para poupar as crianças de alguns momentos beeeem pesados. 


5ª POSIÇÃO: ALADDIN
Tão divertido quanto Hércules, mas com um visual muito mais bonito. E com uma história que lembra pra caramba o filme de DuckTales. Aladdin foi a primeira animação a ultrapassar 200 milhões nas bilheterias e se tornou a quinta maior bilheteria da história quando foi lançado. E os números não param, a continuação, "O retorno de Jafar", se tornou o vhs mais vendido do mundo até então, um recorde batido logo na pré venda.



4ª POSIÇÃO: O CORCUNDA DE NOTRE DAME
Este merecia uma indicação para o Oscar de melhor filme. É difícil adivinhar o que passou pela cabeça do estúdio, temos uma trama adulta, momentos pesados, deveriam estar evitando coisas do tipo desde o fracasso do Caldeirão Mágico, e eles ainda quebraram uma de suas próprias regras ao colocar religião na panela. Ok, é uma catedral, acho que seria complicado ignorar isso. Mas não acho o filme tão perfeito (é o favorito do meu namorado) por conta das gárgulas, elas poderiam ser apenas frutos da imaginação do Quasímodo, um rapaz bem solitário. E o número musical delas entra no filme no pior momento possível. Fora isso, a trilha é um espetáculo. 


3ª POSIÇÃO: A PEQUENA SEREIA 
O filme que inaugurou a Renascença, a Era favorita de todo mundo. O filme trouxe os contos de volta, uma animação caprichada (os artistas foram obrigados a desenhar e animar cada bolha), canções memoráveis, um príncipe gato, uma vilã incrível, e eu sou apaixonado pela trilha musical. O estúdio não fazia algo do tipo desde a "Beladormecida". E daí se o final é feliz? O conto que eu li quando era criança havia sido adaptado para... crianças, era triste, mas era bonito. Quando li o conto na íntegra, fiquei traumatizado, e eu já era adulto.


2ª POSIÇÃO: A BELA E A FERA 
A primeira animação a concorrer ao Oscar de melhor filme. Em alguns momentos lembra a era de ouro dos musicais de Hollywood. É como se fosse uma homenagem ao cinema. Assim como a Branca de neve, Bela também gosta de mostrar os cotovelos e tem algumas reações bem exageradas. O maior acerto do filme foi a criação do personagem Gaston, que é basicamente o oposto da Fera, ajudou a reforçar a mensagem. 


1ª POSIÇÃO: O REI LEÃO 
Projeto secundário que foi feito para não deixar o ano passar batido, já que Pocahontas, a maior aposta do estúdio, só poderia estrear no ano seguinte. Esse tapa buracos surpreendeu todo mundo, se tornou a animação de maior bilheteria da história. A trilha musical também é incrível. Num top 62, com todas as Eras reunidas, o filme ocuparia a primeira posição. 

Nenhum comentário: