28.2.11

MARÇO: HÁ 10 ANOS ATRÁS

GLADIADOR ganha o Oscar de melhor filme e mais 4 estatuetas, os outros indicados eram: Erin Brockovich (5 indicações, ganhou melhor atriz), o tigre e o dragão (10 indicações, ganhou 4 Oscars), traffic ( 5 indicações, venceu em 4) e chocolate (indicado para 5 Oscars).
Outros filmes da premiação: Billy Elliot (3 indicações), quase famosos (4 indicações, levou melhor roteiro original), réquiem para um sonho (1 indicação). Steve Martin assumiu o lugar de Billy Crystal como apresentador.

PEARL HARBOR, de Michael Bay, tem suas primeiras cenas divulgadas. Foi chamado de "o novo Titanic". Foi indicado para 4 Oscars no ano seguinte, edição de som, canção, som e efeitos especiais (recebeu o Oscar de melhor edição de som). Chegou ao Brasil em junho.

Tom Cruise e Nicole Kidman se separaram depois de 11 anos juntos.

Nicole se machuca no set de Moulin Rouge e abandona as filmagens de O QUARTO DO PÂNICO, entra Jodie Foster em seu lugar. Mas Nicole Kidman ainda está presente, numa ponta não creditada, sua voz pode ser ouvida num telefone.

GLADIADOR e QUASE FAMOSOS são os vencedores do globo de ouro (melhor filme drama, melhor filme comédia/musical).

O EXORCISTA (1973) volta aos cinemas numa edição especial.

DARK ANGEL e FREAKYLINKS estreiam na tv, duas ótimas séries que a Fox fez desaparecer rapidinho.

Surge nos cinemas o trailer do filme O SENHOR DOS ANÉIS.

OSCAR 2011

Tapete vermelho, Justin Timberlake me tirou do sério, Jennifer Hudson estava irreconhecível. Com um gostinho de MTV movie awards Anne Hathaway e James Franco visitaram cada um dos filmes indicados, percorrendo os sonhos de Alec Baldwin com narração de Morgan Freeman (!?!). Mas até que foi engraçado, principalmente em "cisne negro", você viu o que James estava usando? WOW!
A coisa toda terminou com "de volta para o futuro" e a sensação de pressa não deu trégua. Após um rápido discurso (nada de dança, nada de música) a premiação começou. O telão em arcos era lindão e Melissa Leo disse fóki. James Franco acabou ficando de lado muitas vezes, o palco era só de Anne.
Os discursos dos vencedores estavam todos longos demais e ninguém ouvia a música para sair do palco. Anne cantou pro Canguru Jackman e Franco se vestiu de Marilyn.
Kirk Douglas foi engraçadinho e Christian Bale finalmente ganhou um Oscar, maldita academia que não soube dar valor ao filme "o império do sol".
Jake Gyll-o, lindo de morrer, apresentou os indicados ao prêmio de melhor documentário. O Brasil não venceu. Depois disso...................

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Quando acordei Tom Hooper levou o Oscar de melhor diretor. (Perdi 3 premiações porque tenho o costume de me deitar às 21:00hs, e havia passado o domingo na festa da minha sobrinha, na piscina de bolas, devo ter pisoteado algumas crianças..., então, eu estava muito cansado). Colin e Natalie em seguida, sem surpresas. A academia passou por cima de todos os outros indicados moderninhos e deu o prêmio de melhor filme para uma produção que tem a cara da era de ouro de Róliudi (bem, a Europa é chamada de "velho mundo" não é?). Para mim isso era apenas uma doce fantasia.
Um coro de crianças encerrou uma festa que foi bem morna, Jackman deveria voltar no próximo ano...

Confira a lista dos vencedores abaixo:

Melhor direção de arte
- "Alice no País das Maravilhas"

Melhor fotografia
- "A origem"

Melhor atriz coadjuvante:
- Melissa Leo – “O vencedor”

Melhor curta-metragem de animação
- "The lost thing", de Shaun Tan, Andrew Ruheman

Melhor longa-metragem de animação:
- "Toy story 3"

Melhor roteiro adaptado
- “A rede social”

Melhor roteiro original
- “O discurso do rei”

Melhor filme de língua estrangeira
- "Em um mundo melhor" (Dinamarca)

Melhor ator coadjuvante
- Christian Bale – “O vencedor”

Melhor trilha sonora original
- "A rede social" - Trent Reznor e Atticus Ross

Melhor mixagem de som
- "A origem"

Melhor edição de som
- "A origem"

Melhor maquiagem
- "O lobisomem"

Melhor figurino
- "Alice no País das Maravilhas"

Melhor documentário em curta-metragem
"Strangers no more"

Melhor curta-metragem
- "God of love"

Melhor documentário (longa-metragem)
- "Trabalho interno"

Melhores efeitos visuais
- "A origem"

Melhor edição
- "A rede social"

Melhor canção original
- "We belong together", de "Toy story 3"

Melhor diretor
- Tom Hooper – “O discurso do rei”

Melhor atriz
- Natalie Portman – “Cisne negro”

Melhor ator
- Colin Firth – “O discurso do rei”

Melhor filme
- “O discurso do rei”

27.2.11

SEMANA HARRY POTTER

CORUJÃO - REVENDO TODOS OS FILMES MADRUGADA A DENTRO.


EU GOSTO DE MANTER MINHAS MÃOS OCUPADAS DURANTE UM FILME. ACIDENTALMENTE TRANSFORMEI MEU TRANSFORMER (ROBÔ - TRATOR) NUM ESCORPIÃO.


TERMINEI O JOGO LEGO HARRY POTTER, MAS UM BUG ME IMPEDE DE VOLTAR PARA HOGWARTS E FECHAR O GAME EM 100%, QUERO MATAR ALGUÉM...


VOU PRECISAR DE MAIS ALGUNS DIAS PARA FINALIZAR ISSO.

26.2.11

TESTE SEUS CONHECIMENTOS

OLHE BEM PARA AS FANTASIAS E DIGA QUAL É O NOME DO FILME.













25.2.11

MINHAS MÃES E MEU PAI

Segunda feira, pela manhã compro dvds, à tarde vou ao cinema, vejo de 2 a 3 filmes, na maioria das vezes. No restante da semana tento dar atenção ao blog sempre que possível, não comento cada dvd que comprei e alguns filmes em cartaz também ficam de fora, na espera, e se eu demorar demais vai ser estranho falar sobre o filme depois de 7 dias. Bem, MINHAS MÃES E MEU PAI acabou sendo indicado ao Oscar de melhor filme, e como todos os outros 9 indicados já pintaram no blog, resolvi comentar, finalmente, este drama no CHP. Ele não tem cheiro de Oscar de melhor filme, mas está cheio de atuações memoráveis. Mia Wasikowska (a Alice de Tim Burton) comove (lá no final), Annette Bening praticamente faz você se esquecer da Natalie Portman, isso porque sua personagem é bem profunda, ela começa o filme como uma divertida lésbica, perfeccionista e controladora, mais tarde pinta o drama, as lágrimas, e ela dá um show. Estaria o Oscar de melhor atriz no papo? Mark Ruffalo também foi indicado, mas achei sua atuação um pouco morna (e o filme foi totalmente injusto com seu personagem no final). Pena que o Oscar tenha ignorado completamente a Julianne Moore, outra atuação marcante neste filme.



ELA PROCURA PELO PAI, EU PROCURO PELO IRMÃO DELA

Joni (Mia) e seu irmão Laser (que pena, nenhuma cena sem camisa...) querem encontrar o pai biológico, o cara que doou o esperma para suas mães, o casal lésbico Annette e Julianne. Eles são o retrato da família perfeita. Uma divertida Annette Bening comanda a casa. Os garotos resolvem encontrar o pai em segredo, para não magoar as mães. O pai é Mark Ruffalo (cena de nudez, várias delas, do pescoço para baixo ele me tira do sério) e ele não tem muito em comum com os filhos. No decorrer do filme Mark começa a fazer parte da família, as crianças gostam de ficar com ele e Julianne Moore vai se aproximando dele, fisicamente. Típico de Róliudi, gays que "mudam de lado" com a maior facilidade, como se a heterossexualidade fosse a saída de um confuso labirinto (ou a cura). O casamento das moças entra em crise. O filme vai da comédia ao drama naturalmente, o roteiro é realmente muito bem escrito. Destaque para o estranho costume das lésbicas de verem filmes eróticos gays com homens. Segundo elas, em filmes eróticos lésbicos, só dá heteromulheres, e elas são péssimas atrizes. O filme já está disponível em dvd e em blu-ray (importados).

QUEM É QUE ESTÁ LEVANDO VOCÊ AO CINEMA?

Já tive uma conversa, parecida com essa, com diferentes pessoas.
- Eu só vou ao cinema quando tem um filme do Roberto Daniel Jr em cartaz.

Ou, uma lista de atores e de atrizes, diretores ou ainda um gênero específico de filme.

- Mas essa atriz só fez dois filmes no ano passado...
- Sim, acho que sim, devo ter ido ao cinema duas ou três vezes no último ano.
Senhoras e senhores, um ser humano normal.

Nem todo mundo faz como eu, toda sexta feira pela manhã conferindo as estreias da semana e se programando. Ver apenas filmes do Johnny Depp? ver apenas filmes de terror? no way.
Então, quem é que está levando VOCÊ ao cinema hoje? um trailer? um critico? atores? um poster?... o Oscar?

- Eu não fui ver Avatar porque não gosto do Steven Spielberg.

- Só vejo um filme do George Clooney quando é uma comédia ou romance.
- Já viu "syriana"?
- É uma comédia?

- Não vi "valsa com Bashir", desenho animado é para crianças.

Quantos filmes legais esse pessoal anda perdendo?
Ok, você não precisa ir atrás de cada filme que pinta nas telas a cada semana.
Mas esteja certo de estar indo ao cinema por uma justa razão.

Eu não vou ver "premonição 5", já sei o que esperar do filme.
Alguns trailers não me conquistam.
O assunto tratado no filme não me atrai.

Tenho pena dos críticos que são obrigados a ver de tudo, até mesmo um filme cujo odor na porta do cinema já é insuportável. Ou a simples pronúncia do titulo (você vai ver "vovó zona 3"?).
Azar desse pessoal, eu costumo quebrar a cara às vezes, mas me divirto muito mais.

24.2.11

7 COISAS EM MATRIX QUE NÃO FAZEM SENTIDO ALGUM

1- NEO É O ESCOLHIDO, NEO NÃO É O ESCOLHIDO
Segundo o Oráculo, há uma diferença entre ser e querer ser o escolhido, trilhar ou não esse caminho. Mas ela diz que Neo não é o escolhido, embora saiba muito bem que ele é sim. O que a mulher quis dizer é: você AINDA não é o escolhido. Mas o filme, querendo criar uma aura de mistério, não foi tão claro. E por conta disso, após o término do filme, o Oráculo ficou com cara de mentirosa barra charlatã.

2- BEIJO DE NOVELA
Persephone decide ajudar Neo e seus amigos, mas ela quer um beijo em troca. Ok, então certos programas dentro da matrix possuem uma certa curiosidade a respeito da natureza humana. Mas aquilo não faz sentido. A moça poderia, simplesmente, seduzir qualquer outro humano dentro da matrix para matar sua curiosidade. Bem, essa cena acima não está no filme, na verdade Persephone não nos dá maiores explicações, ela quer o beijo e pronto, o motivo eu apenas deduzi. No filme a cena ficou parecendo coisa de novela, escrita apenas para provocar risos na platéia (me lembro muito bem que isso funcionou) e para deixar Trinity com ciúmes, dando uma chacoalhada no namoro da moça com Neo.

3- TUDO EM FAMÍLIA
Algumas pessoas costumam condenar o incesto praticado pelos deuses. Deve-se levar em conta que eles não tinham outra opção, não havia mais ninguém por perto após a criação do universo. Sempre que um "Neo" (Keanu é o sexto Neo) entra na fonte da matrix, ele liberta um punhado de pessoas (16 mulheres e 7 homens, nunca muda, faz parte de sua programação) e dá inicio à uma nova Zion. É muito pouca gente, mas a população de Zion cresce, chegando a 2000 pessoas, em poucos anos. Casamentos entre primos são permitidos?

4- NÃO FAZIA PARTE DO ACORDO
Neo prometeu destruir o vírus Smith, em troca as máquinas deixariam os humanos de Zion em paz, por um tempinho. Ele deveria ter aproveitado a chance para acabar com a guerra de uma vez por todas, uma vez que a trégua, que surgiu no final da trilogia, é apenas temporária. Depois que Neo se juntou à fonte da matrix (pela sexta vez) as máquinas libertaram alguns humanos, isso não fazia parte do acordo, quem eram esses humanos?

5- A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE
Desde o primeiro filme a gente torcia por Neo e por seus amigos. Um dia as máquinas seriam derrotadas. Mas aí pintou o terceiro filme. Neo e Trinity encontram a ilha das máquinas. Elas são gigantescas, e há zilhares delas por todo canto, em vários tamanhos e formatos. Quando eu vi o tamanho do poderio militar das máquinas pensei: nunca que um punhado de humanos, numa caverna, irá retomar a posse do planeta. Notei naquele momento que a trilogia não ia ter um final feliz. E alguns desses humanos ainda usam a matrix como entretenimento. Cadê o vírus de computador de "independence day"?

6- O SUPERMAN
Keanu é um Neo diferente de todos os outros. Quando ele se fundiu ao agente Smith no primeiro filme algo aconteceu. Smith se tornou poderoso e Neo também. Ele conseguiu trazer Trinity de volta à vida de dentro da matrix. E, do lado de fora, passou a controlar as máquinas com a mente. De onde surgiu esse poder? todos os outros 5 Neos faziam isso também? por que as máquinas não dão a mínima para esse poder? Neo poderia destruir todas elas com um aceno de mão! Mas ninguém faz nada vezes nada.

7- WHO'S BAD?
Ok, isso não faz parte da índole de um herói, mas vamos lá. Neo se recusa a ajudar as máquinas, o vírus Smith toma conta da matrix, o mundo das máquinas está em perigo. Em nenhum momento fica claro se Smith pode causar danos para as máquinas do lado de fora da matrix. Controlando a matrix ele controla o fornecimento de energia, as máquinas deixariam de funcionar. Elas poderiam puxar a tomada da matrix antes da transição de poder. Ok, bilhões de humanos presos na matrix vão morrer (ou serão simplesmente despertados), as máquinas ficam sem energia, é o caos, mas o pessoal em Zion vai sobreviver. Um sacrifício de bilhões de humanos para salvar apenas 2000 deles, mas esse pequeno grupo dará continuidade à raça humana...

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS

Estamos numa época do ano bem legal. Por conta da cerimônia do Oscar são muitos os filmes, já oscarizados, pintando em dvd nas lojas, pela primeira vez, ou numa nova edição. Nesta semana comprei dois deles, ambos já deviam ter sido lançados em dvd no Brasil, estão bem atrasados, afinal, faziam parte da lista dos indicados barra vencedores no último Oscar. O SEGREDOS DOS SEUS OLHOS levou o prêmio de melhor filme estrangeiro. O filme é um romance dentro de um policial. Parece um "S7VEN" argentino, tem até um final surpresa, e tem um pouco de "law & order", mas, à frente de tudo, está o romance.


MOMENTO TENSO NO ELEVADOR


Benjamín e seu parceiro alcoólatra Sandoval (engraçado até certo ponto porque é trágico) pegam um estranho caso nas mãos. Uma moça que foi violentada e morta. Benjamín segue uma intuição e encontra um suspeito (o cara é fofo e faz um nu frontal), mas sem provas concretas o caso pode ser dado como encerrado pela chefe (por quem Benjamín está apaixonado), então os dois caras começam a agir por conta própria para resolver o caso. Há uma sequência digital muito bem feita num estádio de futebol lotado onde, pasme, eles encontram o suspeito no meio da multidão, e rapidinho. Apresentado em flashbacks, parte do filme se passa em 1974 e Benjamín, 25 anos depois, volta a tocar no assunto na tentativa de bancar o escritor e lançar um livro sobre o caso. Aí o filme escorrega no tomate, estamos na era digital hermanos! todos os personagens estão com uma maquiagem de idoso e ela fica 100% falsa em alta definição. O dvd foi lançado numa luva, com uma cópia MP4 no pacote. Também está disponível em blu-ray (lançamento simultâneo).

23.2.11

O OSCAR QUE VOCÊ QUER E O OSCAR QUE VOCÊ VAI VER

MELHOR FILME

TORCENDO POR:
Dos 10 indicados ao prêmio de melhor filme, você pode encontrar 9 no blog. Pretendo corrigir isso em breve, vi MINHAS MÃES E MEU PAI mas não comentei o filme no CHP. Depois de conferir todos eles posso dizer que meus favoritos são CISNE NEGRO, BRAVURA INDÔMITA e O DISCURSO DO REI.

MAS O VENCEDOR SERÁ:
A REDE SOCIAL, por questões técnicas, não achei tão inovador quanto 127 HORAS ou A ORIGEM, mas é o filme mais metido a certinho da lista. Até o TOY STORY tem seu lado obscuro e O DISCURSO DO REI é pouco movimentado.


MELHOR DIRETOR

TORCENDO POR:
Poderia ser Darren Aronofsky, mas reconheço que David Fincher caprichou.

MAS O VENCEDOR SERÁ:
David Fincher com toda certeza.


MELHOR ATOR

TORCENDO POR:
Javier Bardem, mas aí eu fui ver O DISCURSO DO REI... Agora tenho dois favoritos.

MAS O VENCEDOR SERÁ:
Colin Firth. Se pintar uma surpresa, Bardem vencerá. Entre os outros indicados apenas Jesse Eisenberg se destaca, mas num papel chupado da serie "the big bang theory" (ops, um dos atores levou o globo de ouro...bazinga).

MELHOR ATRIZ

TORCENDO POR:
O blog da Kate Winslet se tornou o blog da Natalie Portman (será que os leitores do CHP também já trocaram de ator favorito? costumava ser o Johnny Depp, mas depois de "o turista"...). Se pintar uma surpresa, será Annette Bening.

MAS A VENCEDORA SERÁ:
Natalie.

MELHOR ATOR COADJUVANTE

TORCENDO POR:
Christian Bale.

MAS O VENCEDOR SERÁ:
Ele mesmo, tá na cara. Colin Firth e Christian Bale encarnam dois tipos de personagens que a academia adora premiar.


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

TORCENDO POR:
Se houver uma surpresa será Jacki Weaver. Mas Melissa Leo rouba a cena em O VENCEDOR, embora apareça muito pouco...

MAS A VENCEDORA SERÁ:
Ela mesma, Melissa Leo.

ROTEIRO ORIGINAL


TORCENDO POR:
Caraca! só pode dar A ORIGEM!

MAS O VENCEDOR SERÁ:
Que tal o histórico da academia em relação a filmes de fantasia e ficção científica? O DISCURSO DO REI e MINHAS MÃES E MEU PAI são dois dramas no pedaço...


ROTEIRO ADAPTADO

TORCENDO POR:
Dois livros e duas histórias reais, não sei o que TOY STORY 3 está fazendo na lista. INVERNO DA ALMA não tem cara de filme (ponto positivo), 127 HORAS peca apenas naquele final típico de biografias e BRAVURA INDÔMITA já foi adaptado antes.

MAS O VENCEDOR SERÁ:
A REDE SOCIAL, o filme tomou algumas liberdades e preencheu certas lacunas.


MELHOR LONGA METRAGEM DE ANIMAÇÃO

TORCENDO POR:
COMO TREINAR SEU DRAGÃO, lembra bastante um filme da Disney em sua era de ouro. O MÁGICO peca apenas no final interrompido.

MAS O VENCEDOR SERÁ:
TOY STORY 3, o mais popular, gostei apenas dos minutos finais, pouca ação e poucas piadas, muito sombrio... ainda prefiro o segundo filme.


OUTROS

DIREÇÃO DE ARTE: ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS.

FOTOGRAFIA: A ORIGEM.

FIGURINO: BRAVURA INDÔMITA.

EDIÇÃO: 127 HORAS.

TRILHA SONORA: COMO TREINAR SEU DRAGÃO ou A ORIGEM.

SOM E MIXAGEM DE SOM: A ORIGEM.

EFEITOS ESPECIAIS: A ORIGEM ou ALICE.

DIGA DOUTOR, É MUITO, MUITO GRAVE?

Vou arriscar um palpite, acho que a moda dos filmes pré fabricados, ou movies fast food, começou nos anos 1970. Você já viu alguns por aí, é claro, hoje eles estão em todo lugar, cada pequeno detalhe do filme foi criado para gerar lucro. Às vezes a coisa funciona que é uma beleza, mas vamos falar dos fracassados, pois estes são os...

FILMES QUE DEVERIAM TER MUDADO SUA VIDA,
MAS ALGO DEU ERRADO.


QUEM?
Superman o retorno.
O QUE PROMETIA?
Dirigido pelo cara que "descobriu" o Canguru Jackman, o diretor dos équismen Brian Singer, fanático pelo Sups. A Warner aprovou um gordo orçamento. Seguiram os passos do clássico e foram atrás de um ator desconhecido. Efeitos especiais de última geração (indicados para o Oscar), e também um ator ganhador do Oscar, usaram o tema musical do John Williams e mudaram, levemente, o uniforme. Brinquedos, canecas, tênis, bolas, e muitos outros produtos sem relação alguma com o herói (mão biônica e carrinhos), podiam ser encontrados em várias lojas.
O QUE DEU ERRADO?
Roteiro absurdo, super filho mutante e falta de respeito, tiraram o Marlon Brando da "aposentadoria", digitalmente.



QUEM?
Viagem ao centro da terra.
O QUE PROMETIA?
Bem, era o "cara da múmia", haviam muitos efeitos especiais e acima de tudo, era em 3D! o tal do novo 3D! inaugurou uma nova era. E, era Júlio Verne!
O QUE DEU ERRADO?
Um roteiro com furos, um filme para crianças pequenas, deveria haver uma classificação tipo "sugerido para menores de 10 anos". E o 3D? inacreditavelmente forçado, a todo momento um dos atores esticava o braço e dizia "vamos por ali" ou "vamos por aqui", e o braço saía da tela. Ou seja, o 3D e o roteiro vieram ao mundo ao mesmo tempo. Em dvd, sem o 3D, a coisa acabou beirando ao ridículo definitivamente.


QUEM?
Speed Racer.
O QUE PROMETIA?
Versão cinematografica de um desenho animado que marcou a infância de meio mundo. Teve apenas uma única temporada em 1967, com 52 episódios, reprises dos episódios nas décadas seguintes o transformaram em cult. Dirigido pelos mesmos diretores da trilogia matrix, que são fãs do desenho original. Efeitos especiais inéditos. Milhões de fãs ao redor do mundo, todos crescidos, esperavam por esse filme a vida toda.
O QUE DEU ERRADO?
Eles tentaram fazer um desenho animado com atores (repare nas atuações). Cores fortes que machucam os olhos numa década de 1960 futurista. Apenas a corrida de Casacristo valeu o filme, é o trecho que mais se aproxima do aspecto do desenho animado. O corredor X fez uma plástica, está irreconhecível, e mesmo assim, anda por aí só de máscara...


QUEM?
Batman e Robin.
O QUE PROMETIA?
Tem o Arnold Xuarza no poster, em destaque, em letras grandes, é o maior astro do filme. Tem o cara do "plantão médico" (E.R.), a moça do "pulp fiction", um ídolo adolescente, a patricinha de Beverly Hills e o Smashing pumpkins na trilha musical. Semanas antes da estreia nos cinemas, centenas de produtos já podiam ser encontrados nas lojas. As vendas foram absurdas, elas cobriram o orçamento do filme, ele se pagou antes de estrear! O mesmo não aconteceu com seu desempenho nas bilheterias.
O QUE DEU ERRADO?
Ora, veja o filme e descubra por si mesmo. Eu não vou falar mais nada. Esse filme já pintou no blog tantas vezes que já fui até acusado de ser um fã dessa pérola.


QUEM?
O último grande herói.
O QUE PROMETIA?
Esse filme é a mãe dos pré fabricados. O astro de ação do momento, num filme de ação, ao lado de um garoto (para atrair o público jovem), efeitos especiais, personagens de desenho animado interagindo com atores estilo "Roger Rabbit", AC/DC na trilha musical cujo video clip conta com a presença do astro do filme e uma dose de pó mágico. Esse filme ia mudar sua vida.
O QUE DEU ERRADO?
O filme teve apenas uma única semana para faturar nos cinemas. Sete dias após sua estreia, "Jurassic Park" entrou em cartaz e se tornou a maior bilheteria da história, superando "E.T."
"O último grande herói" acabou sendo exibido em salas vazias. Era um movie fast food feito com tanto empenho que é meio difícil dizer se ele teria sido um sucesso ou não, caso houvesse estreado um mês antes, ou um mês depois, de JP. Hoje, o tal menino do filme pode ser visto atrás do balcão do McDonalds.

TOP 10 - CAÇADORES DE TESOUROS (INDIANA JONES NÃO INCLUSO)

10ª POSIÇÃO - A LENDA DO TESOURO PERDIDO (2004)
A década de 1990 não foi um decênio muito bom para os caçadores de tesouros. Mas na virada do século eis que surge um filme com a cara dos anos 1980. Nicolas Cage se joga no perigo sem pensar duas vezes, enquanto seus companheiros usam a cabeça. O filme não se passa em nenhum lugar exótico, a caça ao tesouro acontece em solo americano e alguns quebra cabeças deixam o filme mais interessante. Dá de dez no "código Da Vinci" de Tom Hanks, lançado dois anos depois, que deveria ter sido exatemente assim.
O TESOURO: a fortuna dos cavaleiros templários.



9ª POSIÇÃO - TOMB RAIDER (2001)
Lara Croft é uma versão atual de Indiana Jones. A garota ricaça que usa tecnologia de ponta para procurar tesouros (e armas de fogo no lugar de um chicote). Verdade seja dita, nos games ela costuma ir atrás de coisas bem mais legais que nos filmes estrelados por Angelina Jolie (sentiu falta da moça na foto?), Daniel Craig também é um caçador de tesouros neste filme. Nos games Lara anda armada até os dentes, matando meio mundo pela frente. Angelina foi uma Lara Croft mais humana, com sentimentos, derramando lágrimas ao encontrar o falecido pai. Essa relação pai e filha acabou com o ritmo do filme.
O TESOURO: o triângulo da luz, uma antiga máquina do tempo.



8ª POSIÇÃO - AS MINAS DO REI SALOMÃO (1985)
Allan Quatermain é um caçador de tesouros criado em 1885 por H. Rider Haggard. Ele deixou os livros e estreou nos cinemas em 1919. Em 1985 ganhou seu primeiro filme "pós Indiana Jones", quem nunca ouviu falar do cara o rotulou de "um clone do Indiana". Na verdade Indy é levemente baseado em Quatermain. Com um Richard Chamberlain ainda no armário e uma Sharon Stone mais divertida, o filme mistura ação, aventura, romance e bom humor. Ganhou uma continuação bem fraquinha em 1986.
O TESOURO: as minas do rei Salomão (dã).



7ª POSIÇÃO - TOMB RAIDER, A ORIGEM DA VIDA (2003)
Praticamente, é um filme de ação, e bem exagerado, a caça ao tesouro fica meio que de lado, mas há muitas viagens ao redor do mundo. Gerard Butler é o vilão sexy (Angelina cadê você?) e boa parte do clima sentimentalóide do primeiro filme ficou de fora. Há um final alternativo no dvd. Tão bobo quanto o final visto nos cinemas. Lara abriu a caixa e nada aconteceu? Valeu pelas cenas de ação e Butler peladinho.
O TESOURO: a caixa de Pandora.



6ª POSIÇÃO - ATLANTIS (2001)
Se fosse em live action, seria um filmão. Um desenho animado (não japonês) com um clima adulto não agrada a criançada por aqui. O roteiro é legal e a arte é incrível, máquinas de 1914 com um aspecto "Júlio Verne" e movidas a tecnologia nuclear atual. Foi acusado de ser um plágio de um desenho japonês chamado "Nadia e o segredo das águas azuis" (1990). Teria feito muito sucesso se fosse um filme com atores reais (imagine só os efeitos especiais), e escaparia, por pouco, da acusação de plágio.
O TESOURO: a cidade perdida de Atlântida.


5ª POSIÇÃO - A MÚMIA (1999)
Remake de um clássico do terror, mas deixando o terror de lado. Uma divertida aventura com efeitos especiais que marcaram época. A múmia de Imhotep voltou com tudo, até com super poderes. Vilão acidental, tudo o que ele faz, ele faz por amor. Ganhou uma continuação que exagerou em tudo e uma terceira parte que, é melhor deixar pra lá.
O TESOURO: o livro dos mortos.



4ª POSIÇÃO - A LENDA DO TESOURO PERDIDO, LIVRO DOS SEGREDOS (2007)
Uma continuação que conseguiu superar o filme original sem tomar anabolizantes. São poucos os quebra cabeças desta vez e há muito mais cenas de ação. Um pouco de Indiana Jones com James Bond e Tio Patinhas (de Carl Barks). Exagera no patriotismo, o presidente americano é um dos mocinhos, enquanto que, na vida real, naquele mesmo ano, Bush era odiado por meio mundo. Deixou um gancho para uma terceira parte, uma quarta parte também foi prometida, mas ambas estão no limbo agora. Valeu pela presença de Helen Mirren, muito divertida.
O TESOURO: a cidade perdida de Cíbola.



3ª POSIÇÃO - TUDO POR UMA ESMERALDA (1984)
Aventura, romance e comédia, muita comédia. Com Kathleen Turner e um Michael Douglas incrivelmente sexy. O casal tem uma ótima química, ela passa por uma transformação durante o filme, ele é praticamente um Han Solo. Ganhou uma continuação bobinha no ano seguinte.
O TESOURO: uma jóia colombiana de valor inestimável.



2ª POSIÇÃO - OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO (1986)
É um Indiana Jones urbano, e ainda assim cheio de magia e de ação. Tem doses de video game, além de ter inspirado o game mortal kombat, e sua própria mitologia maluca. É também uma divertida comédia, Lopan é um vilão muito legal e há todo tipo de estranhos personagens pintando pelo filme, a todo momento, enquanto a história ganha novos rumos. Um filme bem original, e também único, nada de remakes ou continuações até o momento.
O TESOURO: uma garota chinesa com olhos verdes e Kurt Russell também quer seu caminhão de volta.





1ª POSIÇÃO - OS GOONIES (1985)
Ora, se o dr. Jones estivesse na lista ele estaria aqui, na primeira posição certo? cada um de seus filmes (menos o quarto...). Por isso Indy ficou de fora, seria muito óbvio. O melhor filme sobre caçadores de tesouros (não Indiana) é realmente "os goonies". Época atual e nenhum lugar exótico, mas ainda assim é uma grande aventura, praticamente nos fez imaginar uma caça ao tesouro em nossa própria vizinhança. Estrelado por crianças, o filme afeta até os adultos. Você se diverte tanto que nem sequer nota que "Willy" é um nome bem estranho para um pirata sanguinário.
O TESOURO: a fortuna do pirata Willy, o caolho.

22.2.11

O PRIMEIRO SUPER HERÓI BRASILEIRO

Argh, eu não gosto de matemática, mas foi legal "computar" os votos. Estamos criando um filme de mentirinha aqui, pegamos um super herói brasileiro, o Cometa, e escolhemos um elenco de atores para um filme baseado em seu gibi. Acredito que o Brasil só deverá investir em filmes de super heróis daqui a 80 anos (lembra da minha estimativa para um seriado brazuca estilo "queer as folk"?), mas alguns gibis do Cometa já pisaram nos isteites, se ele for descoberto pelos norte americanos suas chances de conseguir um filme de verdade irão se multiplicar. Aqui no Brasil a gente ainda tá só na fantasia.



O COMETA
Eu disse: Diego Alemão não! Mas não teve jeito, foram 18 votos! Um cara que me mandou sua sugestão disse: é só de brincadeira certo? acontece que acidentalmente você deu uma boa sugestão, ele pode não ser um ator, mas é fisicamente perfeito para o papel. Outros atores sugeridos: André Bankoff, Vitor Facchinetti, Alexandre Slavieiro, Bruno Gissoni, Ronny Kriwat, Marco Pigossi.


SILVANA SANDIEGO
A namorada do herói. Camila Pitanga ganhou 5 votos, atrás dela está Mayana Neiva (não conheço) e Bruna Linzmeyer (idem).


JONAS
Lucas Cotrim é o menino gênio que ajuda o Cometa a fugir das instalações do Centro. Não sei se sua idade bate com a do personagem. Ele atuou em filmes como "do começo ao fim" e "eu e meu guarda chuva".


SILENA RIN
Christiane Torloni é a mãe do herói, a rainha Silena. Ela envia seu bebê para a Terra para evitar que ele se torne um escravo em seu mundo dominado por mulheres. Ahhhhh, eu gosto tanto da Helena Ranaldi (2 votos)...


LÂMINA MORTAL
Isso foi bizarro, Gabriel Braga Nunes no papel do vilão Lâmina Mortal, quantidade esmagadora de votos. Parece que, por algum motivo, ninguém gosta muito desse cara. O pessoal quer vê-lo levando porrada do Alemão.