16.4.10

PENTALOGIA (essa palavra existe?) PLANETA DOS MACACOS

O PLANETA DOS MACACOS (1968)
Baseado num livro que começa de um jeito bem interessante onde um astronauta vai parar num planeta igual ao nosso onde os macacos governam e os humanos sĂŁo os bichinhos de estimação. O filme Ă© muito mais adulto que o livro, os macacos vivem em uma Ă©poca mais atrasada, em cidades de adobe no deserto e nĂŁo em grandes cidades como niuiorqui, isso porque, diferente do livro, o planeta em questĂŁo Ă© a Terra no futuro. Charlton Heston descobre isso da pior maneira, o filme estĂĄ cheio de debates religiosos e lutas entre as trĂȘs classes sociais de macacos: os fortes e burros gorilas que comandam os exĂ©rcitos, os espertos e pacĂ­ficos chimpanzĂ©s e os orangotangos, guardiĂ”es do sagrado e da ordem. Ficção cientifica de primeira qualidade.












DE VOLTA AO PLANETA DOS MACACOS (1970)
A estrela do filme Ă© o astronauta Brent, um milhĂŁo de vezes mais delicioso que Heston sem camisa, que chega ao planeta procurando pelo amigo desaparecido. Ele acaba indo parar nas ruĂ­nas de uma cidade onde humanos com poderes mentais governam enquanto veneram a mais poderosa bomba atĂŽmica jĂĄ construĂ­da. O filme continua exatamente de onde o anterior parou, mas dĂĄ um fim ĂĄ saga quando a bomba explode e a Terra derrete. Brent segura o filme sozinho, Zira, Cornelius e o dr. Zaius, personagens importantes do filme anterior, aparecem muito pouco.












A FUGA DO PLANETA DOS MACACOS (1971)
A franquia ganha novo gĂĄs quando Zira, Cornelius e o dr Milo voltam no tempo atĂ© 1971 na nave do Charlton Heston que Milo consertou e escapam da explosĂŁo que destruiu o mundo. Boa parte do filme Ă© bem divertido, Zira e Cornelius viram celebridades, mas os humanos temem que o filho de Zira dĂȘ inicio ao apocalipse de 2000 anos no futuro que ela mencionou por acidente. Começa a caçada e Zira precisa tomar uma importante decisĂŁo a respeito de seu filho. O clĂ­max no cais abandonado Ă© bem legal, mas o macaco falante na Ășltima cena ficou tosco, editado num looping para poder articular a palavra "mamĂŁe".












CONQUISTA DO PLANETA DOS MACACOS (1972)
Vinte anos se passaram e agora os macacos sĂŁo escravos dos humanos, o filho de Zira e de Cornelius, agora chamado de CĂ©sar, começa a reunir os macacos e provoca uma revolta. O filme exagera na violĂȘncia mostrando o quanto os humanos maltratam os macacos, mas na cena final,a cena da revolta, o filme anda meio devagar comprometendo a ação, fica difĂ­cil saber Ă s vezes quem Ă© que tĂĄ ganhando a luta. Alguns efeitos pirotĂ©cnicos de terceira atrapalham um pouco.











A BATALHA DO PLANETA DOS MACACOS (1973)
Continuação direta do filme anterior, agora CĂ©sar governa uma pequena aldeia com humanos e macacos vivendo juntos apĂłs a guerra nuclear provocada pelos humanos 20 anos atrĂĄs. Mas ao ir atĂ© uma cidade devastada pela bomba para procurar pelos tapes de Zira e de Cornelius CĂ©sar chama a atenção dos humanos que lĂĄ vivem, deformados pela radiação ele investem contra a aldeia de CĂ©sar para roubar comida e matar a todos. É o Ășnico filme da saga que tem um final feliz.












A LINHA DO TEMPO
ANO 1968 - O astronauta Taylor e seus dois companheiros passam por uma ruptura no tempo e viajam até o futuro.
ANO 1991 - Uma terrível praga matou todos os gatos e cachorros da Terra, os humanos passam a usar os macacos como bichos de estimação e mais tarde eles aprendem truques e se tornam empregados, depois meros escravos. Um dia um macaco chamado Aldo adquire a habilidade de falar e diz "NÃO" aos humanos, ele leva todos os macacos a se amotinarem.
ANO 3355 - Os macacos governam o mundo e caçam os humanos selvagens, que hå muito tempo perderam a habilidade de falar após a guerra nuclear que devastou o planeta. Taylor chega e é ajudado pela Dra Zira e seu marido Cornelius a escapar da cidade e ir na direção da zona proibida, um lugar onde pode-se encontrar as ruínas da civilização humana. Taylor é capturado pelos humanos que ainda vivem lå e que agora possuem poderes mentais, eles são pacíficos mas veneram a maior bomba nuclear jå fabricada em sua igreja. Brent chega pela mesma fenda temporal que Taylor atravessou e tenta encontrar o amigo. O exercito gorila invade a cidade secreta e a bomba é ativada por Taylor explodindo o planeta.

OS EVENTOS A SEGUIR MUDARAM O FUTURO DESSA LINHA DO TEMPO
ANO 3355 - Antes da explosĂŁo Zira e Cornelius fugiram entrando na nave de Taylor que o dr. Milo havia consertado, os trĂȘs sĂŁo atingidos na Ăłrbita terrestre pela explosĂŁo da bomba e atirados no tempo.
ANO 1971 - Zira, Cornelius e o dr. Milo chegam na terra de 1971. Milo Ă© morto por um gorila que estava na cela ao lado. Zira abre a boca e conta aos humanos sobre o futuro, temendo que o filho dela dĂȘ inicio ao tal futuro apocaliptico o governo resolve matĂĄ-la e tambĂ©m a Cornelius e a criança que estĂĄ por nascer. No circo de Armando, durante sua fuga, Zira pega um bebĂȘ chimpanzĂ© e deixa seu filho no lugar dele. Ela e Cornelius sĂŁo cercados e mortos.
ANO 1991 - Uma praga matou os animais domĂ©sticos e os macacos agora trabalham para os humanos em modo de escravidĂŁo. Armando leva o filho de Zira, que ela chamava de Milo mas agora Armando o chama de CĂ©sar, atĂ© a cidade e CĂ©sar Ă© descoberto ao falar em pĂșblico. Mesmo sendo caçado ele consegue reunir os outros macacos e os ensina a usar armas. Os macacos tomam a cidade e a revolução se espalha pelo mundo todo.
Os humanos começam uma guerra nuclear entre eles e quase todos morrem, os macacos sobrevivem e passam a morar com os poucos humanos que ainda restam no planeta. César quer que ambos vivam em harmonia.
20 ANOS DEPOIS - Humanos deformados pela radição descobrem a aldeia de César e travam uma guerra enquanto os macacos precisam lidar com a brutalidade de seu general, Aldo, que quer matar até os humanos da aldeia e que acidentalmente mata o filho de César, Cornelius.
600 ANOS APÓS A MORTE DE CÉSAR - Os macacos e os humanos dividem a Terra e vivem em harmonia uns com os outros, nenhuma outra guerra foi travada nos Ășltimos seis sĂ©culos e CĂ©sar Ă© venerado como um salvador por todos.

Um comentĂĄrio:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHAS TÉCNICAS

TITULO ORIGINAL: planet of the apes
ANO: 1968
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 112 min
DIRETOR: Franklin J.Schaffner
ELENCO: Charlton Heston, Roddy McDowall, Kim Hunter
PRÊMIOS:indicado para 2 oscars (figurino e trilha musical)

TITULO ORIGINAL: beneath the planet of the apes
ANO: 1970
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 95 min
DIRETOR: Ted Post
ELENCO: James Franciscus, Kim Hunter, Charlton Heston (ponta)

TITULO ORIGINAL: escape from the planet of the apes
ANO: 1971
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 98 min
DIRETOR: Don Taylor
ELENCO: Roddy McDowall, Kim Hunter

TITULO ORIGINAL: conquest of the planet of the apes
ANO: 1972
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 88 min
DIRETOR: J. Lee Thompson
ELENCO: Roddy McDowall, Don Murray, Austin Stoker

TITULO ORIGINAL: battle for the planet of the apes
ANO: 1973
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 93 min
DIRETOR: J. Lee Thompson
ELENCO: Roddy McDowall, Claude Akins, Austin Stoker