9.9.24

1️⃣0️⃣ FILMES DE... COMÉDIA (anos 90)


O MÁSKARA (1994)
Efeitos especiais que a gente nunca tinha visto, Jim Carrey improvisando em vários momentos, clichês de desenhos animados, o primeiro trabalho de Cameron Diaz, um mega sucesso de bilheteria. Ao lado de "Ace Ventura" e "Debi e Loide", 1994 foi o melhor ano de Jim Carrey. Me lembro que na época eu não tinha condições de comprar revistas de cinema todos os meses, só fui conhecer esse filme pelo trailer, que eu achei estranho e confuso. Não me conquistou. Vi o Máskara pela primeira vez quando alugay o vhs, que era disputado a tapas pelas pessoas na locadora. Até hoje sou apaixonado pelo cachorrinho. 

CITAÇÃO: Nosso amor é como uma rosa, uma rosa vermelha. E eu sou um pequeno espinho.



HERÓIS FORA DE ÓRBITA (1999)
Uma das comédias mais legais da década, mas que precisa ser descoberta. Se trata de uma paródia barra homenagem ao universo de Star Trek (ainda era "Jornada nas estrelas" em 1999). Episódios do extinto seriado Galaxy Quest são descobertos por alienígenas que acreditam que a série é real. Eles chegam na Terra e pedem a ajuda dos atores numa luta contra uma raça hostil. Tim Allen faz um capitão Kirk barra William Shatner perfeito, mas pra mim Alan Rickman é a melhor parte do filme, um Spock barra Leonard Nimoy que ama e odeia a fama gerada pelo seriado de tv. 

CITAÇÃO: Pelo martelo de Grabthar, pelos sóis de Worvan, nós seremos vingados. 



A FAMÍLIA ADDAMS (1991-1993)
Há alguns meses, eu quase comprei o seriado de 1964 em dvd. Minha primeira experiência com essa família foi o seriado animado da HB. Os dois filmes da década de 1990 entraram recentemente na minha coleção, o filme de 1993 eu vi no cinema. O primeiro filme ainda é o meu favorito. O segundo é mais divertido, por conta da personagem de Joan Cusack, mas não gostei do bebê. A animação de 2019 eu não achei tão ruim.

CITAÇÃO: Sou uma maníaca homicida. Eles se parecem com qualquer um. 



COMO ENLOUQUECER SEU CHEFE (1999)
Há várias comédias bem boladas na década de 90, foi uma transição bem vinda a partir dos spoofs, algo como "a comédia da vida real". Diferente do título em português, quem enlouquece nesse filme são os funcionários de uma empresa, eles até tentam sabotar o lugar e muita coisa dá errado e ao mesmo tempo muito certo por acidente. Milton (Stephen Root) é um dos personagens mais engraçados barra trágicos dos anos 90.

CITAÇÃO: Olha, eu já te disse. Eu lido com os malditos clientes para que os engenheiros não tenham que fazer isso. Eu tenho habilidade para lidar com pessoas. E eu sou bom lidando com pessoas. Você não entende isso? Qual é o problema com vocês pessoas? 



O GRANDE LEBOWSKI (1998)
Outra comédia que marcou época com personagens que marcaram época. Os irmãos Coen ainda escreviam e dirigiam bons filmes. Jeff Bridges, o Cara, teve sua casa invadida, e o tapete destruído, porque foi confundindo com outra pessoa. E ele acha que, mesmo lidando com criminosos, ele merece ser indenizado pelo tapete. John Goodman e Steve Buscemi são seus melhores amigos, Juliane Moore é uma artista meio maluca que foi baseada na Yoko Ono.

CITAÇÃO: Walter, eu te amo, mas, cedo ou tarde, você vai ter que aceitar o fato de que você é um grande idiota.



ESQUECERAM DE MIM (1990-1992)
Filmes localizados bem naquele momento de transição dos spoofs, aqui a comédia física é um grande atrativo, levada até as últimas consequências como num desenho dos Looney Tunes. O que eu mais gosto é o clima de Natal, você entra nele mesmo vendo os filmes em junho, John Williams arrasou na trilha musical. O segundo filme foi muito criticado por ser uma cópia do primeiro, mas quem se importou? Os dois filmes são divertidos, tocantes e perfeitos. 

CITAÇÃO: Fique com o troco, seu animal imundo.



QUEM VAI FICAR COM MARY? (1998)
Cara, ainda me lembro de quando vi o filme pela primeira vez, ainda bem que não foi no cinema. Alugay o vhs, eu estava sozinho no quarto, e a cena do cabelo da Cameron Diaz me quebrou. Eu parei o filme e fiquei rindo durante uma eternidade. Aqui também temos dois irmãos diretores que começaram muito bem na comédia e acabaram escorregando feio no futuro. 

CITAÇÃO: Não consigo acreditar que ela sabe o meu nome. Alguns dos meus melhores amigos não sabem o meu nome.



AMERICAN PIE (1999)
O filme lembra um "Porky's" qualquer, mas é insuportavelmente educadinho em comparação. Gastei uma fortuna com cinema em 1999, não dava para ver tudo, esse filme só pude conferir na video locadora. E eu ainda me lembro do banner enoooorme que foi colocado no muro da loja. Ele dizia que, se você gostou de "Quem vai ficar com Mary?", você vai gostar desse filme também (detalhe, um filme é da Fox, o outro é da Universal). Ele vale a pena pelos momentos constrangedores de Jason Biggs. Se o mundo fosse perfeito, o personagem de Eddie Kaye Thomas se assumiria gay no final da história (não sei sobre o ator, mas o personagem dá muita pinta). Eu tinha uma quedinha pelo Thomas Ian Nicholas no filme, mas ele cresceu e ficou feio.

CITAÇÃO: Eu gostaria de fazer um anúncio. Tem uma mulher linda se masturbando na minha cama.



TOP GANG, ASES MUITO LOUCOS (1991-1993)
A década começou ainda apostando nos filmes spoofs. Os dois TOP GANG, estrelados por Charlie Sheen (um crush na época), são incríveis. O primeiro é uma paródia de "Top Gun" acima de tudo, o segundo brinca de "Rambo 2" e "Apocalipse Now" (Martin Sheen aparece numa ponta), vários outros filmes são homenageados (ah, eu adoro "Dança com lobos").

CITAÇÃO: Você tem o branco dos olhos mais branco que eu já vi. Você usa fio dental?



AUSTIN POWERS (1997-1999)
Muitas continuações nesta lista, porque estou levando em conta a diversão ("Ou tudo ou nada" é um ótimo filme, mas a gente não dá tanta risada). No caso dos dois primeiros AP, você se diverte mais sabendo inglês. Há muitos trocadilhos e por conta disso a versão br teve que se virar do avesso, algumas legendas nem fazem sentido. O segundo filme trouxe mais do dr Evil, o personagem favorito de muita gente.

CITAÇÃO: Nome? Austin Danger Powers. Sexo? Sim, por favor.


OUTROS FILMES: A morte lhe cai bem, Debi e Loide, Bill e Ted 2, Ou tudo ou nada, Para Wong Foo obrigada por tudo Julie Newmar, Máquina quase mortífera, As aparências enganam, Mudança de hábito, Uma babá quase perfeita, Priscilla a rainha do deserto, Dogma, Cool World, Quatro casamentos e um funeral, Gremlins 2, As patricinhas de Beverly Hills, Matilda, Homens de preto, Convenção das bruxas, Romy e Michelle, O professor aloprado, Meu primo Vinny, Quanto mais idiota melhor, O balconista, Fargo, Marte ataca, Babe o porquinho atrapalhado, Jovens loucos e rebeldes, 200 cigarros, Quero ser John Malkovich, O feitiço do tempo, Melhor impossível, A gaiola das loucas, O mentiroso, Eleição, Ace Ventura, Heróis muito loucos, Ninguém segura este bebê.

Nenhum comentário: