Filme feito para a tv. Fez tanto sucesso quando foi exibido que acabou ganhando mais tarde uma versão, com 16 minutos adicionais, para o cinema. Na trama, um cara ultrapassa um enorme caminhão numa estrada que corta o deserto da Califórnia. O motorista do caminhão, seu rosto nunca é mostrado, não gostou disso e resolveu dar o troco. O rapaz começa a ser caçado pelo caminhão que agora quer matá-lo. A perseguição dura o filme todo, em algum momento o cara vai ter que parar de fugir e encarar o caminhão infernal num duelo.
A LOUCA ESCAPADA (1974)
Baseado numa história real que fez a América parar na frente da tv em 1969. A personagem de Goldie Hawn planeja tirar o marido da prisão e em seguida sequestrar o filho que foi adotado. Durante a fuga os dois pegam um policial como refém. Viaturas, helicópteros e câmeras de tv seguem o carro do casal passando por várias cidades do Texas. Durante a perseguição, os dois se tornam celebridades, tem muita gente torcendo por eles.
TUBARÃO (1975)
O primeiro blockbuster de verão porque... estreou no verão (férias escolares nos isteites), até então ninguém havia percebido que valia a pena lançar um filme para a garotada nessa época. Foi o primeiro grande sucesso do diretor, ganhou três Oscars (som, trilha e edição, e foi indicado para Melhor filme). Além de ter deixado muita gente com medo de entrar no mar (e de ter sujado a reputação do grande branco fazendo a pesca pelo pobre animal aumentar), o filme fez história ao mostrar muitas cenas pelo ponto de vista do tubarão, criando um clima de suspense arrepiante. E tudo isso por conta do tubarão robô apelidado de Bruce, ele vivia dando defeito, então o diretor diminuiu o número de aparições do bicho.
Um dos meus filmes favoritos, vale a pena conferir a versão estendida. Havia um certo risco na época do seu lançamento, "Guerra nas estrelas" foi lançado na primeira metade do ano e foi um tremendo sucesso, será que o público toparia outro filme de ficção com alienígenas? "Contatos" recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo Melhor diretor, levou uma estatueta pela fotografia.
E.T. O EXTRATERRESTRE (1982)
Outro filme de ficção científica que fez história no Oscar (nesta década veremos uma baita briga entre o diretor e a Academia). Foram nove indicações (incluindo Melhor filme e diretor, uma mulher no roteiro e outra na edição), ganhou quatro prêmios, entre eles Melhor trilha, o compositor John Williams já se tornou a pessoa com o maior número de indicações ao Oscar (54 até o momento, e venceu 5 vezes). "ET" desbancou "Guerra nas estrelas" nas bilheterias mundiais, custou 10 milhões e rendeu quase 800. É outro dos meus filmes favoritos.
Escrito por Spielberg, mas dirigido por Tobe Hooper. Está na lista porque recentemente Hooper revelou que Spielberg também dirigiu o filme. Steven estava trabalhando com "ET" na época e o sindicato não deixava ninguém dirigir dois filmes ao mesmo tempo, então seu trabalho em "Poltergeist" foi feito às escondidas. É o filme de terror mais pop que eu conheço, amo esse filme desde criança. Ganhou duas continuações que já sumiram da minha memória, um dia desses darei uma nova chance.
O casamento entre Spielberg e Lucas, com a trilha de John Williams, rendeu muitos filmes de sucesso. Mais uma vez, Spielberg recebeu uma indicação pela direção, o primeiro Indiana foi até indicado para Melhor filme (um acontecimento raro, a grande maioria dos vendedores são filmes dramáticos, seguidos, de longe, pelas comédias). Embora o segundo filme tenha um clima diferente dos outros, a trilogia é perfeita, e o Harrison Ford foi eleito o ator do século.
Esse filme é incrível, um pequeno Christian Bale de 13 anos carrega ele todo sozinho nas costas. "Império" foi indicado para seis Oscars e não levou nada, e ainda faltaram indicações para melhor filme, diretor e ator. Ok, derrotar "O último imperador" naquela cerimônia seria um ato impossível, mas o filme do Spielberg merecia um reconhecimento maior. Eu gosto muito mais do filme do que do livro no qual ele foi baseado, eu sei que o autor é famoso, que sua técnica de escrita é inovadora e até recebeu seu nome, mas... sei lá, talvez seja culpa da tradução br, achei o livro muito chato.
Aqui começou a luta de Steven Spielberg para ser reconhecido como um diretor sério. Indicado em 11 categorias no Oscar, incluindo atriz (Whoopi Goldberg), atrizes coadjuvantes e direção, o filme, que poderia ter feito História no Oscar, não ganhou nada. Eu o conheci quando foi exibido na TV, me apaixonei e chorei bastante, por isso achei horrível a ideia de fazer uma versão musical. Esse filme de 2023... passei longe.
ALÉM DA ETERNIDADE (1989)
Eu não queria botar esse filme na lista, mas eu precisava de 10 filmes e a minha outra opção era "1941, uma guerra muito louca", um dos piores filmes do diretor. Ah vá, "Além da eternidade" tem seus méritos, é um romance bem açucarado. Richard Dreyfuss morre e retorna para a Terra como um espírito algum tempo depois, ele vai ajudar um jovem piloto que, plot twist, está apaixonado pela mulher que Dreyfuss namorava antes de morrer (Holly Hunter). Audrey Hepburn interpreta uma espécie de anjo nessa história. Spielberg matou a vontade de trabalhar com a famosa atriz, pena que este foi seu último filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário