16.9.24

1️⃣0️⃣ FILMES DE... COMÉDIA (anos 2000)


TODO MUNDO QUASE MORTO (2004), CHUMBO GROSSO (2007), HERÓIS DE RESSACA (2013)
Uma trilogia perfeita que vale a pena ser descoberta, o filme de 2004 é o meu favorito. As histórias começam de um jeito e aí algo inesperado e extraordinário acontece. Um cara tenta salvar seu namoro e um apocalipse zumbi tem início, um policial vai trabalhar numa cidade bem pacífica e as pessoas começam a morrer, um grupo de amigos tenta recriar uma maratona alcoólica, visitando vários bares de sua cidade natal, e aí eles notam que as pessoas estão... estranhas. Simon Pegg e Nick Frost são os protagonistas da trilogia.

CITAÇÃO: Quem morreu e fez de você o maldito rei dos zumbis?



ENCANTADA (2007)
Eu queria fazer essa lista evitando as comédias românticas. Mas não tem como deixar esse filme de lado, boa parte dele é comédia mesmo, e é um filme bem original. É a Disney tirando um sarro de seus próprios clichês. Começa com uma animação em 2D que é uma delícia de ver, na época eu já sentia a falta desse tipo de animação nos cinemas, depois vemos os clichês do estúdio sendo desconstruídos com sátiras e homenagens. Também vale a pena pelas canções. 

CITAÇÃO: Você acha que maçãs envenenadas dão em árvores? 



A MENTIRA (2010)
É como se fosse um teen movie dos anos 80, só não foi escrito por John Hughes. É bem diferente dos teen movies da mesma época porque traz um roteiro ágil com adolescentes mais espertos, ninguém é tratado como um estereótipo. Na verdade, parece ter sido feito para a geração anos 80, porque também passa por cima dos maiores clichês do gênero dando um gostinho de nostalgia. Emma Stone está fantástica.

CITAÇÃO: Relaxa. Jesus. Qual é o problema com vocês gays? Vocês sentem tanta repulsa assim por partes femininas? O que acha que eu tenho aqui embaixo? Um gnomo?



BORAT, O SEGUNDO MELHOR REPÓRTER DO GLORIOSO PAÍS CAZAQUISTÃO VIAJA À AMÉRICA (2006)
Outra comédia que marcou época por ser original e completamente insana. De lá pra cá já ofendeu muita gente, mas, assim como outros filmes desta lista, temos aqui a sátira de uma época. As alfinetadas políticas entregam isso, é preciso lembrar como era o mundo em 2006 para achar graça agora. O filme também tem alguns momentos que eram e ainda são bem desconcertantes. Três anos depois, Sacha Baron Cohen errou feio com "Brüno".

CITAÇÃO: Está me dizendo que o homem que tentou enfiar o punho no meu ânus era homossexual?



IDIOCRACIA (2006)
Me lembrei desse filme recentemente. Passei por trás do balcão de um méqui e vi o monitor usado pela caixa, eles tocam em ícones na tela, tudo tem uma pequena foto, você não precisa ler nada ou escrever. Aquilo me fez lembrar do hospital que aparece nesse filme. E sim, o mundo está ficando idiota mesmo. Preciso rever esse dvd, acho que muita coisa prevista pelo filme já está acontecendo, não precisamos esperar até 2505.

CITAÇÃO: O filme número 1 na América se chamava "Bunda". E era apenas isso na tela por 90 minutos. Ele ganhou oito Oscars naquele ano, entre eles o de Melhor roteiro. 



TODO MUNDO EM PÂNICO (2000)
Após quase uma década, os spoofs voltaram ao topo. Esse filme acertou em cheio ao fazer paródias dos filmes de terror mais recentes. Foi um sucesso de bilheteria, ganhou várias continuações e um remake pode estar a caminho. Pra mim, o primeiro filme é o mais divertido. Os outros estavam mais preocupados em encaixar as paródias em algum lugar, sem se importar se a trama faria algum sentido.

CITAÇÃO: Não! Ver séries de tv não transforma ninguém num maníaco psicopata. Cancelar séries de tv sim.



SE BEBER, NÃO CASE! (2009)
Outro mega sucesso de bilheteria (durante 52 dias, faturou um milhão a cada 24 horas) que acabou ganhando continuações bem inferiores. A ideia de fazer uma continuação já estava nos planos da Warner antes da estreia do primeiro filme. Desvendar o mistério faz parte da comédia, pena que o filme nunca explicou a galinha. Ele colocou Zach Galifianakis no mapa de roliúdi e você foi obrigado a aprender o nome dele.

CITAÇÃO: Lembre-se, o que acontece em Vegas, fica em Vegas. Menos herpes, essa coisa volta com você. 



TROVÃO TROPICAL (2008)
Mais uma paródia super afiada cuja vítima é a própria indústria do cinema. O filme ataca os estúdios, o modo de vida e de atuação dos atores e também o Oscar. Vemos as ideias mais estranhas se transformando em filmes, os atores com as manias mais bizarras e a terrível verdade sobre os vencedores do Oscar. Nada foi inventado, tudo foi tirado de algum lugar. Atualmente, o filme é massacrado pela nova geração que não entendeu a mensagem dele. Eles acham que sabem de tudo, mas não sabem de nada. O filme começa com trailers falsos que também são paródias da roliúdi daquela época. 

CITAÇÃO: Eu não saio do personagem até fazer os comentários do dvd.




BARBIE (2023)
O maior fenômeno do último ano. Um filme dirigido por uma mulher que ultrapassou a marca do 1 bilhão nos cinemas. Cheio de easter eggs, com uma estética divertida, é um filme de fantasia, gostei do conteúdo feminista, das piadas, pena que tem o Will Ferrell no elenco (blé). O Oscar sentiu uma certa pressão, "Barbie" foi indicado para melhor filme (exagero) e também teve dois atores coadjuvantes indicados (America Ferrera e Ryan Gosling). A Academia atirou no próprio pé ao deixar a diretora e a atriz principal de fora. E a Margot Robbie realmente merecia uma indicação. Ela é tudo que você quer ser. Ele... é apenas o Ken...

CITAÇÃO: Para ser honesto, quando descobri que o patriarcado não tem nada a ver com cavalos, perdi o interesse. 



TEAM AMERICA (2004)
Dos mesmos criadores da série "South park". Outra comédia que só funciona em sua própria época. É necessário saber como era o mundo em 2004. As marionetes do filme formam uma equipe que combate terroristas. Só que, normalmente, eles pisam num país estrangeiro e explodem tudo porque enxergam "inimigos da América" em todo canto. O filme ataca a política GW Bush de guerra ao terror e também o presidente da Coreia do Norte, são mensagens nas entrelinhas ao lado de piadas mais escancaradas que não perdoam ninguém.

CITAÇÃO: Deixa eu te contar que tipo de homem o Gary é. Ele é o tipo de homem que sabe que, quando você coloca o pau de um cara na sua boca, você faz um pacto. Um laço que não pode ser quebrado. Ele é um homem tão dedicado, que ficará de joelhos e colocará um pau na boca.



OUTROS FILMES: Thor Ragnarok, As bem armadas, Ted, Anjos da lei 1 e 2, Miss Simpatia, Superbad, Zoolander, Missão madrinha de casamento, Meninas malvadas, Penetras bons de bico, É o fim, Click, Escola de rock, Eu te amo cara, Todo poderoso, O virgem de 40 anos, O diabo veste Prada, As branquelas, Agente 86, Tucker e Dale contra o mal, Entrando numa fria, A máfia no divã, Scott Pilgrim contra o mundo, Loucas por amor viciadas em dinheiro, Sexta feira muito louca, Juno, Que mal eu fiz a Deus?, Legalmente loira, Meu vizinho mafioso, Queime depois de ler, Fido o mascote, Cara cadê meu carro?, Pequena Miss Sunshine, A casa das coelhinhas, Duplex, Zumbilândia.

Nenhum comentário: