APERTEM OS CINTOS... O PILOTO SUMIU (1980)
Não dá para falar sobre as melhores comédias dessa época deixando os filmes spoof de lado, quatro deles estão nesta lista. Temos uma trama principal e paródias de vários filmes, as piadas nunca param. A década começou com o primeiro "Apertem os cintos", uma paródia de "Aeroporto" (1970), a continuação, de 1982, que levou o elenco para o espaço, também vale a pena.
CITAÇÃO: ... não há motivo para pânico e esperamos que vocês aproveitem o restante do voo. A propósito, tem alguém a bordo que sabe pilotar um avião?
Um spoof menos conhecido. São poucas as paródias, a trama principal domina o filme sem muitos desvios e traz ótimas piadas, às vezes exagera na loucura e não dá explicações. Val Kilmer, com 24 anos, canta de verdade no filme e há muitos easter eggs envolvendo a filmografia de alguns atores. Até objetos de cena são famosos ou fazem algum tipo de homenagem. O molde de cabeça que foi criado para Peter Cushing (falecido em 1994) foi usado para ressuscitar o ator digitalmente em "Rogue One" (2016).
CITAÇÃO: Adeus, Déjà vu, eu sempre vou me lembrar de você.
O rei dos spoofs dessa década. Baseado numa série de tv de 1982, com Leslie Nielsen, que teve apenas seis episódios. Acabou gerando uma trilogia, todos os filmes são legais, amo os dois primeiros e já estou torcendo o nariz para o remake com Liam Neeson. Cara, é Leslie Nielsen em seu melhor momento, ninguém supera isso.
CITAÇÃO: Frank, todo mundo deveria ter um amigo como você.
Esperei um tempão pra ter esse filme do Tom Hanks na coleção. A mídia física pintou este ano e eu não via o filme desde a época da tv aberta. Um grupinho de maridos desocupados resolve investigar os estranhos vizinhos que acabaram de comprar uma velha casa na rua. Parece filme de terror, tem o mesmo diretor de "Gremlins", mas tem uma deliciosa trilha de desenho animado, por que os filmes não fazem mais essa mistura? Ainda falando de Tom Hanks, "Quero ser grande" e "Um dia a casa cai" também são bem divertidos.
CITAÇÃO: Eu vou fazer algo produtivo, eu vou ver televisão.
Paródia de Star Wars dirigida por Mel Brooks, também faz homenagens a outros clássicos de ficção científica. Rick Moranis como Dark Helmet rouba o filme. Além de quebrar a quarta parede várias vezes, a maior piada é sobre o merchandising gerado pela franquia de George Lucas. Pena que muitas piadas só funcionam em inglês, há muitos trocadilhos.
CITAÇÃO: Eu sou um mawg, metade homem, metade cachorro. Eu sou meu melhor amigo.
Pra mim, é o filme mais divertido dos Muppets. Eles quebram a quarta parede o tempo todo, entregam os erros do próprio filme e os atores até saem dos personagens. As piadas já começam nos créditos iniciais. Como em todos os filmes dos Muppets, temos a participação de gente famosa, o momento em que John Cleese aparece é impagável.
CITAÇÃO: Você não cantou aquela música. Você foi dublado!
Minha comédia favorita do Eddie Murphy. Ele e o Arsenio Hall fazem vários personagens, o filme recebeu uma indicação ao Oscar pela maquiagem. James Earl Jones e Madge Sinclair fazem o papel de rei e rainha, e repetiram esse mesmo casal anos mais tarde em "O rei leão". Embora tenha resgatado muita coisa do original, eu não curti muito a continuação (2021).
CITAÇÃO: Eu vou fazer loucuras com você... e com o seu amigo.
Outro clássico da tv aberta brasileira. Hoje seria politicamente incorreto e nunca seria filmado (para não ser cancelado, "A vingança dos nerds" não está nesta lista). Onde muitos filmes usariam um boneco, essa comédia usou um dublê, e ele quebrou algumas costelas durante as filmagens. A história foi inspirada num filme indiano de 1983 e quase teve os dois Corey (Feldman e Haim) no elenco, mas aí decidiram que os protagonistas precisavam ser mais velhos.
CITAÇÃO: Que tipo de anfitrião convida você para um fim de semana em sua casa e morre?
Não sou fã do Chevy Chase, mas me diverti com essa família em todos os filmes (Europa, Las Vegas, Natal, e eles sempre trocavam os atores mirins). No caso do filme original, algumas piadas eu só fui entender depois de adulto. Escrito por John Hughes e dirigido por Harold Ramis (o Egon dos Caça fantasmas), o filme teve o final alterado após uma exibição teste. O final original nunca foi exibido para o público e Chase disse que tem uma cópia dele em casa.
CITAÇÃO: Não somos pessoas violentas. Essa é nossa primeira arma.
OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS 1 e 2 (1980-1989)
Se você conhece, teve uma infância muito feliz. Uma tribo africana encontra uma garrafa de vidro e acredita que se trata de um presente dos deuses. Quando percebe que a garrafa só gerou brigas na aldeia, um rapaz decide encontrar o fim do mundo e se livrar dela. O segundo filme, onde o cara tenta resgatar os filhos, também é muito divertido. Fuja do terceiro e do quarto, o charme da franquia, com um humor bem simples, está nos dois primeiros.
CITAÇÃO: Mas no deserto do Kalahari é sempre terça-feira, ou quinta-feira se preferir, ou domingo. Nenhum relógio ou calendário vai te dizer isso ou aquilo.
OUTROS FILMES: O retorno dos tomates assassinos, Elvira a rainha das trevas, A rosa púrpura do Cairo, Antes só do que mal acompanhado, os Gremlins, Mulheres à beira de um ataque de nervos, Crocodilo Dundee, Ela é o diabo, Querida encolhi as crianças, Salve-me quem puder, Um salto para a felicidade, As grandes aventuras de Pee-Wee, Quem vê cara não vê coração, Quero ser grande, Uma cilada para Roger Rabbit, Trocando as bolas, Porky's 1 e 2, Três amigos, Os irmãos cara de pau, Arizona nunca mais, Beetlejuice, Spinal tap, Um dia a casa cai, Os Muppets conquistam Nova York, Loucademia de polícia (1 a 4), De médico e louco todo mundo tem um pouco, A princesa prometida, Cegos surdos e loucos, Um peixe chamado Wanda, Como eliminar seu chefe, Por favor matem minha mulher.
2 comentários:
Botei alguns na fila!!
"Um Peixe Chamado Wanda" é o melhor filme de comédia dos anos 80, na minha opinião.
Postar um comentário