Revi o filme recentemente e... é, ele continua ruim. Pouca história, muita enrolação. A batalha dos magos é divertida mas não salva o filme. É o único filme da década de 60 que não ganhou continuação, série de tv e nem live action. E quem iria querer isso?
Ou, "Puff, o Ursinho guloso", dependendo da sua idade. Eu gosto muito desse filme, mas sua simplicidade o faz parecer uma produção para a tv. Para alguns, é o fim de uma Era, no mesmo ano, três meses depois, a Disney lançou "Bernardo e Bianca".
Atrasos na produção e brigas nos bastidores. Alguns animadores descontentes deixaram o estúdio, entre eles estava o Don Bluth, que acabou criando uma baita concorrência com a Disney naquela década. Essa foi a primeira animação do estúdio que usou computação gráfica, a gente quase não nota isso. É um filme bonito, pena que não dá pra ver toda semana, ou mês, ou ano ... 😭.
Sabia que foi baseado numa história real? Havia uma família de gatos em Paris, na década de 1910, que herdou uma fortuna. O filme é divertido e vale a pena pelas canções. Ia ganhar uma continuação em 2007 (outro filme cancelado por John Lasseter quando o cara assumiu o departamento de animação).
Walt morreu durante a produção do filme, mas já havia aprovado outros projetos como Aristogatas, Robin Hood e Bernardo e Bianca. Ainda bem que o filme foi um sucesso porque o departamento de animação estava com o seu futuro em jogo. Gregory Peck, presidente da Academia na época, queria que "Mogli" pudesse concorrer ao Oscar de melhor filme. A Academia só concordou com essa ideia em 1992, quando "A bela e a fera" recebeu essa indicação.
Revi o filme recentemente e... ele subiu no meu conceito. Lançado em 1973, o filme comemorou os 50 anos da Disney. Já falei sobre ele duas vezes, aqui no blog, este ano... próximo.
Ou, "Oliver e seus companheiros", dependendo da sua idade. Após o fracasso do "Caldeirão Mágico" e o surgimento da concorrência de Don Bluth (com Spielberg e Lucas), a Disney decidiu que lançaria um filme novo todo ano. Tanto no inglês quanto no português, Oliver traz canções caprichadas. Eu adoro todos os personagens, esse merecia uma continuação direto pro dvd, mas o estúdio não ficou satisfeito com o desempenho dele. Naquele ano, Don Bluth lançou "Em busca do vale encantado" e o gatinho foi atropelado pelos dinos.
Se fosse uma lista mais pessoal... essa é a minha animação favorita da Disney desde... sempre. Quando era criança, eu tinha muito merchã desse filme em casa (no momento estou atrás de um vídeo CD). Do vhs ao DVD e blu-ray, me falta a série de nove livros de Margery Sharp que nunca foram publicados no Brasil. Desde que vi "Stuart Little" sonho com um live action dessa animação.
O maior fracasso do estúdio até então. E também a animação mais cara. O público disse que o filme tava assustador demais para as crianças, e olha que algumas partes consideradas assustadoras pelo próprio estúdio foram cortadas antes do lançamento (prejudicando a trama do filme). Hoje ele é cult, mas eu sempre gostei dele. A Disney comprou os direitos dos livros de Lloyd Alexander recentemente e até agora não prometeram nada (eles têm um Senhor dos anéis barra Nárnia nas mãos cacete). Eu ainda procuro pelos livros, mas as livrarias só vendem novidades.
Ou, "As peripécias de um ratinho detetive", dependendo da sua idade. Outra animação baseada numa série de livros. Ótimos personagens, uma boa história (com momentos adultos demais para as pobres crianças do século 21, é sério, parece Don Bluth), visualmente bonito e um vilão memorável. Esse filme é uma obra de arte, merecia uma continuação, merecia uma série de tv na época (sim, na época. Hoje a Disney faz muitas animações preguiçosas para a tv).
Na minha lista, esse filme ocupa a segunda posição. Infinitamente mais barato que o filme anterior (Beladormecida), "A guerra dos dálmatas", dependendo da sua idade, usou a tecnologia xerox para diminuir o custo e foi um sucesso de bilheteria. Aqui também temos a minha vilã favorita. Me falta o dvd do live action (1996) na coleção, acho que o filme nunca ganhou esse formato no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário