9.4.24

📺 Prime Video - OPPENHEIMER


Argh, até o título do filme é longo demais pro meu gosto. Finalmente consegui conferir o grande vencedor do Oscar deste ano. Quando estreou nos cinemas por aqui, a única cópia legendada disponível estava numa sessão tarde da noite. Voltar para casa uma da manhã? Não obrigado. 
Nada contra filmes exageradamente longos, desde que sejam legais para passar o tempo, um "Senhor dos anéis", um "Aliens" ou um "E o vento levou" (meu sonho é ver esse filme na tela grande). No caso de Oppie, o sono chega rapidamente e a sua bunda começa a reclamar do desconforto. 
O que mais incomoda no filme são as cenas absurdamente curtas, acho que poucas chegaram a durar mais de um minuto. Dez segundos numa escola, depois quinze segundos num laboratório, depois mais dez segundos numa casa, imagina isso por 3 horas. E o filme já começa com essa pressa toda, com essa sensação de história picotada. Não apresenta direito os personagens e a passagem do tempo fica prejudicada, num segundo temos gravidez e no outro um bebê. Nesse caso é fácil adivinhar que o filme saltou nove meses. Mas quando pula anos ou décadas, não somos avisados na mesma hora.
O filme, e a trilha sonora, só acordam do coma quando nos aproximamos das duas horas. É quando ocorre o primeiro teste da bomba atômica. Depois tudo volta ao normal, começa a guerra fria e a caça aos comunistas em solo americano, mais cortes irritantes, mais sequências inúteis. 
O filme tá lotado de gente famosa, é uma surpresa atrás da outra ao longo da trama, mas isso não faz crescer o interesse pela história porque parece que uma minissérie foi forçadamente compactada em três horas e os melhores momentos ficaram de fora. Me lembrou o box de DVDs de Vamp, a novela "toda" espremida em poucos discos.
Já vi muitas vezes Hollywood atropelando a História para tornar a vida de algumas pessoas mais interessantes na telona. A história de Oppenheimer é interessante, não precisa mudar nada, o problema está no modo como a história foi contada, a gente não consegue nem sentir simpatia pelo personagem principal. 
Quanto ao Oscar, o prêmio do Robert Downey Jr foi merecido. Já os demais ... meh. O Cillian Murphy só tem uma cara durante todo o filme, será que Paul Giamatti não teria sido uma escolha melhor?








3 comentários:

Netto disse...

Esse ano o Oscar teve uma boa safra de filmes.
Pra mim os melhores são Anatomia de uma queda, Meu Amigo Robô e Vidas Passadas.
O Maestro é o unico ruim dos indicados, puro lobby da Netflix.

roger_morais disse...

Boa tarde... Finalmente alguém que +artilha da minha opinião, para mim foi o pior filme que vi este ano, uma seca tremenda e uma história desinteressante e mal contada.... Todos os meus amigos gozaram com a minha cara e diziam que o filme era excelente, e só diziam tudo o que eu li em sites que aclamavam o filme... Acho que só podem ser pagos para promover, especialmente quando diziam da luta do Oppenheimer em criar algo destrutuivo e ser um ulherengo, se nãso tivesse lido não tyinha visto nada disso no filme

Anônimo disse...

Bom, eu adorei!