Agora que eu vi "Nem que a vaca tussa" e "Chicken little", minha lista está completa, falta apenas fazer um top dos melhores. Sei quais são os melhores e quais são os piores, preencher o miolo da lista é que é um problema, são 62 animações. Então resolvi dividir todas por Eras, nesta postagem começamos pela Era de Ouro.
Um filme cheio de avanços tecnológicos, tem tantos acertos que sua fórmula será seguida... bom, pra sempre, até por outros estúdios. Canções que são usadas para apresentar personagens e que também ajudam a contar a história. Uma vilã incrível que rouba o filme e momentos fofos ao lado de momentos sombrios, equilibrando a experiência para todas as idades.
2ª POSIÇÃO: FANTASIA
O mundo não estava preparado para (entender) esse filme na época. Custou uma fortuna e a bilheteria foi muito baixa (só agradou os críticos). O filme trazia inovações no som mas não haviam muitas salas de cinema compatíveis com a tecnologia. O tempo, as exibições ao longo das décadas, e o vhs o transformaram num clássico. Eu só não gosto dos minutos finais, dão sono.
Esse filme envelheceu muito mal. Ele precisava ser tão assustador? Eu ainda gosto da animação bem feita, dos efeitos especiais, a música tema virou o hino do estúdio. Mas Pinóquio (mais caro que Branca de neve) não foi um sucesso de bilheteria, Walt Disney ficou deprimido. No início dos anos 2000, o filme quase ganhou uma continuação "direto pro dvd", mas ela foi cancelada por John Lasseter.
4ª POSIÇÃO: DUMBO
Esse filme custou pouco, foi mais barato que Pinóquio, Branca e Fantasia, e foi um sucesso de bilheteria. Ele conta uma boa história, me faz chorar, enrola pouco, não tenta se esticar, mas a gente sobreviveria sem a sequência dos elefantes rosas. Eu também gosto do live action do Tim Burton porque ele trouxe mais personagens e deixou a trama mais recheada, o maior problema dele é ter deixado o ratinho, protagonista do desenho, de lado.
No começo, sua bilheteria foi prejudicada pela Segunda Guerra Mundial. Só conseguiu retorno nas bilheterias internacionais. E ele foi relançado na década seguinte, e na seguinte e na seguinte, duas vezes só nos anos 80. Acabou virando um sucesso, só perde para Branca e Pinóquio nos números. Pra mim é o filme mais fraco dessa safra, ele tem pouca história para contar, ele fica enrolando durante boa parte do tempo, a cena da morte da mãe do Bambi nunca me comoveu, não vemos nada afinal, o filme é certinho demais. Eu acho ele visualmente bonito e só.
Nenhum comentário:
Postar um comentário