20.4.24

🏰 TOP 62 - TODAS AS ANIMAÇÕES DA DISNEY (1937-1942)


Agora que eu vi "Nem que a vaca tussa" e "Chicken little", minha lista está completa, falta apenas fazer um top dos melhores. Sei quais são os melhores e quais são os piores, preencher o miolo da lista é que é um problema, são 62 animações. Então resolvi dividir todas por Eras, nesta postagem começamos pela Era de Ouro.


1ª POSIÇÃO: BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES 
Um filme cheio de avanços tecnológicos, tem tantos acertos que sua fórmula será seguida... bom, pra sempre, até por outros estúdios. Canções que são usadas para apresentar personagens e que também ajudam a contar a história. Uma vilã incrível que rouba o filme e momentos fofos ao lado de momentos sombrios, equilibrando a experiência para todas as idades.


2ª POSIÇÃO: FANTASIA
O mundo não estava preparado para (entender) esse filme na época. Custou uma fortuna e a bilheteria foi muito baixa (só agradou os críticos). O filme trazia inovações no som mas não haviam muitas salas de cinema compatíveis com a tecnologia. O tempo, as exibições ao longo das décadas, e o vhs o transformaram num clássico. Eu só não gosto dos minutos finais, dão sono.



3ª POSIÇÃO: PINÓQUIO 
Esse filme envelheceu muito mal. Ele precisava ser tão assustador? Eu ainda gosto da animação bem feita, dos efeitos especiais, a música tema virou o hino do estúdio. Mas Pinóquio (mais caro que Branca de neve) não foi um sucesso de bilheteria, Walt Disney ficou deprimido. No início dos anos 2000, o filme quase ganhou uma continuação "direto pro dvd", mas ela foi cancelada por John Lasseter. 



4ª POSIÇÃO: DUMBO
Esse filme custou pouco, foi mais barato que Pinóquio, Branca e Fantasia, e foi um sucesso de bilheteria. Ele conta uma boa história, me faz chorar, enrola pouco, não tenta se esticar, mas a gente sobreviveria sem a sequência dos elefantes rosas. Eu também gosto do live action do Tim Burton porque ele trouxe mais personagens e deixou a trama mais recheada, o maior problema dele é ter deixado o ratinho, protagonista do desenho, de lado.



5ª POSIÇÃO: BAMBI
No começo, sua bilheteria foi prejudicada pela Segunda Guerra Mundial. Só conseguiu retorno nas bilheterias internacionais. E ele foi relançado na década seguinte, e na seguinte e na seguinte, duas vezes só nos anos 80. Acabou virando um sucesso, só perde para Branca e Pinóquio nos números. Pra mim é o filme mais fraco dessa safra, ele tem pouca história para contar, ele fica enrolando durante boa parte do tempo, a cena da morte da mãe do Bambi nunca me comoveu, não vemos nada afinal, o filme é certinho demais. Eu acho ele visualmente bonito e só. 
 

Nenhum comentário: