Livro do Neil Gaiman de 2017. Ah, eu não sabia bem o que esperar dele, eu gosto do autor, eu gosto do tema, poderia ser um estudo ou uma história mais desenvolvida. Mas não. Neil faz uma rápida apresentação de Odin, Thor e Loki, rápida mesmo, sem dar detalhes. Depois começa a contar como o universo surgiu, o nascimento dos gigantes, como Odin se tornou o líder dos deuses e criador da raça humana, os nove mundos espalhados pela árvore Yggdrasil ... e aí, logo em seguida, ele começa a contar as histórias da mitologia nórdica: como Thor ganhou seu martelo, a construção do muro ao redor de Asgard ... até chegar no conto do Ragnarok, quando termina a era dos deuses.
Pra mim, nenhuma novidade, nenhuma mesmo, tenho vários outros livros contando essas histórias, só que com mais detalhes. Neil quase não fala sobre os outros deuses de Asgard, a menos que façam parte do conto em questão, não menciona algumas origens ou poderes e tals (a gente encontra algumas informações lá no final, no glossário, nas histórias não). Também deixa de fora outros contos, como aqueles que envolvem heróis humanos. Esses contos, só sobre os deuses, podem ser bem infantis para quem está acostumado com mitologia grega ou egípcia. Thor é burro ao extremo, vive perdendo o martelo, certa vez se vestiu de noiva para se casar com um ogro e recuperar sua arma. Neil conta as histórias de um jeito que faz a coisa parecer uma sitcom.
As histórias começam a ficar mais sérias na segunda metade do livro. Mas como eu disse antes, o livro não traz nada novo pra mim. E eu não o recomendo para iniciantes, talvez para crianças, há muitos livros por aí com histórias, e biografias de personagens, mais completas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário