CUIDADO, SPOILERS !!!!
Hora do balanço, dona Disney. O que a nova trilogia de star wars nos ensinou? Aprendemos como não se deve fazer uma trilogia. Quando o "Despertar" chegou, encontramos uma galáxia familiar, muito familiar, havia um medo no ar, medo de irritar os fãs. Mas também haviam novidades e havia potencial. Haviam perguntas, ficamos curiosos.
Em "Os últimos Jedi", tudo mudou, a fantasia ficou mais realista. O filme dividiu os fãs, tinha gente querendo que ele fosse reescrito. Isso é um fato agora: fãs desse filme odiaram a "Ascensão", e fãs da "Ascensão" são pessoas que não curtiram "Os últimos Jedi". Por que não podemos ser amigos? Simplesmente não dá. Os dois filmes não se bicam, e fazem parte da mesma trilogia, da mesma história (será mesmo? Tá difícil de acreditar nisso).
Descobrimos que Rey tinha uma origem humilde, isso é bom no fim das contas. Mas agora ela é neta do Palpatine. Poe deixou de ser um cara legal. Finn deixou Rose no vácuo (a atriz foi atacada nas redes sociais em 2017 e o JJ agora resolveu colocá-la num canto?). Do nada Palpatine voltou, tem gente que gostou disso e tem gente que não, mas alguém deveria estar falando sobre a profecia do escolhido. Ela se cumpriu quando Vader matou o Imperador, e agora descobrimos que ele não morreu, e aí?
Então Palpatine teve um filho, na época do Império com certeza. Sensível à Força? Parece que não. E mesmo assim o deixou viver? O que mais tá irritando as pessoas é o fato da Ascensão ser um filme quase que completamente independente dos demais, muitos acontecimentos mostrados nos filmes anteriores foram simplesmente ignorados. Tipo, como foi que a Maz pegou o sabre que o Luke perdeu em Bespin? O que significou a experiência de Rey na caverna? O último filme passou uma enorme borracha no passado.
E também criou suas próprias pontas soltas. Por que aquela conversa entre Jannah e Lando? Dá pra suspeitar que são pai e filha. E o que o Finn queria contar pra Rey? Bom, a gente sabe, mas o filme não tocou no assunto lá no final. Tem cheiro de cena cortada, que a gente só vai ver no dvd.
Não dá pra dizer agora qual será o futuro da franquia (só Disney+ e nada de tela grande?), mas eu espero que, se pintar uma nova trilogia algum dia (velha república, velha república!!), que ela seja escrita de uma só vez pela mesma pessoa.
4 comentários:
Realmente acho que o problema foi essa trilogia ter sido feita por dois diretores com pensamentos completamente diferentes sobre a franquia.
Sinceramente eu espero que a Disney desista da telona, só Rogue One prestou de verdade sem forçar, que ela fique só nas séries e desenhos....
A gente pode ficar brincando de apontar defeitos nesse último filme o dia inteiro se quiser! E eu quero inovação sim, chega de mesmice e fazer as mesmas coisas. Eu espero coragem no que forem fazer, só isso. Quem quer agradar todo mundo no fim das contas não agrada ninguém. E não acho que uma nova trilogia vai demorar muito não! Uma boa dica de post é fazer seu ranking de pior ao melhor de todos os filmes (inclusive spin-offs).
Alessandro, você já jogou o novo jogo: Jedi Fallen Order? Acho que irá gostar. Sinceramente, achei melhor do que muita coisa dessa nova trilogia.
T.
Ainda não compramos esse jogo, o Anselmo tá muito interessado, mas ainda tá meio caro.
Postar um comentário