Diretores já consagrados de Roliúdi costumam dar um aviso aos novatos, nunca trabalhe com crianças ou com animais, você vai perder a paciência. Parece que até o Spielberg desistiu disso. Hoje, quando pinta um filme estrelado por crianças, ele normalmente é direcionado para crianças e vai parar no canal da Disney no meio da semana. Os melhores filmes estrelados por crianças ficaram nos anos 1980, ''conta comigo'', ''os Goonies'', ''garotos perdidos'', ''a história sem fim''... hoje os pequenos não se arriscam em super aventuras porque isso poderia ser entendido como ''politicamente incorreto'', seria uma má influência.
Não é todo filme que tem a sorte do Harry Potter.
Veja alguns exemplos de personagens que foram forçados a crescer.
OS INSTRUMENTOS MORTAIS
No livro: uma turma com idades entre 12 e 21 anos.
No filme: todo o elenco está na casa dos 20. Kevin Zegers vai fazer 30 anos em setembro e seu personagem precisa ter 21 até o final da saga.
Mas é complicado: do primeiro ao sexto e último livro, se passaram apenas seis meses. Não dá pra fazer uma franquia de filmes assim.
PERCY JACKSON
No livro: uma turma com idades entre 12 e 16 anos.
No filme: Logan Lerman já tinha 18 anos quando fez o primeiro filme. Era seis anos mais velho que o Percy do livro.
Mas é complicado: no segundo filme, Percy com 13 anos e Logan com 21, a famosa profecia que dizia que Percy salvaria, ou destruiria, o Olimpo aos 16 anos foi alterada. A nova idade é 20 anos, e o ator ainda teria que encarar mais 3 filmes para chegar lá, ou seja, Percy 20 anos e Logan 30.
O HOMEM ARANHA
No gibi: Peter Parker se tornou o Homem Aranha aos 15 anos.
Nos filmes: Tobey Maguire tinha 27 anos no primeiro filme e Andrew Garfield era ainda mais velho, com 29 anos.
QUALQUER FILHOTE DE ''PÂNICO'' E DE ''SEXTA FEIRA 13''
No roteiro: um serial killer perseguindo adolescentes.
No elenco: só vemos atores com 20 e poucos anos. Neve Campbell terminou os estudos aos 27.
Mas é complicado: mostrar menores de idade sendo brutalmente assassinados, e aos pedaços, num filme que eles nem vão poder ver depois de pronto... (e as cenas de sexo então?)
Mas é complicado: mostrar menores de idade sendo brutalmente assassinados, e aos pedaços, num filme que eles nem vão poder ver depois de pronto... (e as cenas de sexo então?)
GAME OF THRONES
No livro: vários personagens são menores de idade.
No seriado: até os ''doze'' anos de Sansa já viraram piada. A atriz Sophie Turner começou a série com 15 anos e já cresceu demais.
Mas é complicado: nosso próprio planeta já foi assim. Meninas se casam após o primeiro sangue e os meninos vão pra guerra por volta dos dez anos (e pouca gente passa dos 40, uma gripe e você já era). A adolescência é uma invenção do século XX. Mesmo que fosse politicamente correto mostrar isso na serie, ela já está em seu quarto ano, e nos livros, apenas 2 anos se passaram entre o primeiro e o último volume publicado.
POCAHONTAS
Na vida real: Pocahontas tinha 12 anos quando conheceu John Smith.
Nos filmes: a Disney não menciona sua idade, mas tá na cara que ela aparenta ter quase 20. Em sua última encarnação, a moça foi interpretada por uma atriz de 15 anos.
Mas é complicado: John Smith tinha 27 anos em 1607, tem problema?
3 comentários:
Cara, esse tipo de postagem é raridade por aqui.
Eu odeio mexer com números...
Alessandro, você já deve ter ouvido falar do filme "Boyhood"?
Essa postagem me fez perceber que a maneira com esse filme foi feito não foi nada desnecessária.
Verdade... Pensando agora, quase não existe filmes direcionados à crianças, e com crianças!
Gente... O.o
Postar um comentário