3.8.24

1️⃣0️⃣ FILMES DE... FICÇÃO CIENTÍFICA (anos 2000)


A trama de "A origem" (ou "Inception" se preferir) não é novidade para o tio Patinhas, nem pro Jim Carrey, e pessoas que viram o animê "Paprika" (quatro anos antes) também não se surpreenderam. Mas o filme de Christopher Nolan trouxe efeitos especiais (vencedores de um Oscar) incríveis, até os efeitos práticos impressionam, vale a pena ver o making of do filme. O diretor pegou essa mania de fazer filmes enigmáticos e sem explicações porque o povo curte (notou o cara que matou a esposa nas sequências em preto e branco de "Amnésia"? É uma versão do Guy Pierce, só não sei explicar), mas, por conta de um erro de continuidade, acredito eu, o final desse filme é fácil de desvendar se você estiver atento.



Minha animação favorita da Pixar. "Wall-e" é meio melancólico no começo, é um futuro triste, não tem diálogos, você sente a solidão no ar. E aos poucos tudo isso vai sumindo, o filme fica mais alegre e colorido, sem perder a mensagem que pretende passar. Indicado para 6 Oscars, levou apenas o prêmio de melhor animação, e merecia estar entre os indicados para melhor filme (que tal no lugar de "O leitor"?) porque esse filme é perfeito do começo ao fim, diferente de "Up". 



"Distrito 9" também ganha pontos pela originalidade, além de estar fazendo um tipo de crítica social nas entrelinhas. Alienígenas caem na Terra por acidente e agora são obrigados a viver aqui. Mas não entre os humanos. Toda uma população passa a viver numa favela em péssimas condições e são esquecidos pelo governo e marginalizados pelo povo da cidade. Filme da África do Sul, no estilo documentário, chegou a ser indicado para o Oscar principal. Por muitos anos se falou de uma continuação chamada "Distrito 10", mas o projeto nunca vingou. 



"Ex Machina" levou um Oscar pelos efeitos, mas eles são bem discretos, às vezes você nem os nota. Com um "Star Wars", um "Mad Max" e "Perdido em Marte" na lista dos indicados, "Ex Machina" parecia um azarão ali no meio. Oscar Isaac (super sexy) criou um robô (Alicia Vikander) com uma I.A. tão perfeita que poderia enganar qualquer um. Ele escolhe um programador para testar sua criação, mas quem é que está no comando do experimento quando a "moça" começa a ter suas próprias ideias? 



"Donnie Darko" é ficção científica só pelas bordas, mas merece estar na lista. Você não precisa de um aparato tecnológico para viajar no tempo, você pode usar sua própria mente (copiando "Em algum lugar do passado"), também temos sequências de sonho e delírio só para complicar ainda mais a trama. O filme não é nenhum bicho papão, é fácil entender o final. O meio é que te deixa confuso, há debates profundos sobre existencialismo nas camadas do filme e cenas estranhas fora do tempo real, até a teoria dos Smurfs te faz... pensar.



O melhor filme de ficção dos últimos tempos, "Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo" explorou o multiverso como nenhum outro filme antes dele. Muitos universos não fazem sentido, nesse ponto entra a comédia e a gente vê uma coisa mais estranha que a outra. Depois que o filme decola, ele não perde mais o ritmo frenético. Grande vencedor do Oscar, foram 11 indicações e 7 prêmios, incluindo Melhor filme, diretor, roteiro, ator coadjuvante e atrizes.

   

"Primer" é uma pérola que precisa ser descoberta. Filme de baixo custo feito numa garagem, com viagens no tempo mas sem efeitos especiais. Ele tem apenas um roteiro que se torna cada vez mais complexo e nenhum diálogo vai te ajudar. Parece bem simples de entender no começo, você passa o dia todo trancado num quarto de hotel e no dia seguinte faz uma viagem para o dia anterior. Com o seu outro eu trancado num quarto vocês nunca vão se encontrar e gerar um paradoxo, certo? Mas, e se o outro eu mudar os planos sem aviso? 



"Minority report" de Steven Spielberg é outra adaptação de Philip K Dick nessa série de postagens. E como aconteceu nas outras adaptações, temos um roteiro que se expandiu muito além do conto original (nada contra, os contos do cara são geniais, mas o desenvolvimento das tramas é bem fraquinho). Spielberg tentou ser o mais realista possível, como seria o mundo em 2054? Os computadores, os carros, as cidades... Ficou legal, o filme tem efeitos competentes. Seu orçamento não era brincadeira, Tom Cruise e Steven Spielberg decidiram diminuir seus salários para ajudar na produção. 



"Lunar" é outro filme de baixo custo com uma ótima ideia. Sam Rockwell está sozinho numa base na Lua esperando seu turno acabar. Ele será substituído por outra pessoa e poderá voltar para a Terra. Sua única companhia é um robô com a voz do Kevin Spacey. Durante uma missão do lado de fora da base, ele sofre um acidente. Quando consegue voltar para dentro descobre que nunca esteve realmente sozinho. Esse é outro filme que não vai te dar explicações de uma maneira fácil. 



E por falar em explicações, "Prometheus" pegou pesado. O filme não queria ser apenas outro "Alien". Basicamente, ele traz revelações a respeito da estranha nave que a tripulação da Nostromo encontrou no filme de 1979. Também temos uma forma mais primitiva do xenomorfo, ainda sem o DNA humano. Mas o que mais chamou a atenção foi a aparição dos enigmáticos Engenheiros. No final, a protagonista parte rumo ao desconhecido para encontrar respostas para vida, o universo e tudo mais. É uma pena que o filme seguinte ("Alien Covenant") estragou tudo isso, foi uma transição tão frustrante quanto aquela que separa "Aliens" de "Alien³".


OUTROS FILMES: Elysium, Zathura, Missão Marte, Star wars ep 03, Brilho eterno de uma mente sem lembranças, O grande truque, Zoom, Não me abandone jamais, Duna parte 1, Amor e monstros, Aniquilação, Atlas, Nosso amigo extraordinário, O nevoeiro, I am mother, Passageiros, Oblivion, Gravidade, Interestelar, Jogador nº 1, Caça fantasmas mais além, Um lugar silencioso, Perdido em Marte, Maze runner, Eclipse mortal, A.I. inteligência artificial, Eu robô, Planeta dos macacos (origem, confronto, guerra, reinado), Eu sou a lenda, Filhos da esperança, Gamer, Substitutos, Gigantes de aço, Avatar, A grande muralha, O doador de memórias, Transformers. 

HQs: V de vingança, Dredd, Alita: anjo de combate, Watchmen, Guardiões da galáxia, Eternos, Dr Estranho no multiverso da loucura, Vingadores (Guerra infinita, Ultimato), Homem Aranha sem volta para casa. 

CONTINUAÇÕES: Matrix reloaded, Tron o legado, O exterminador do futuro: a salvação, Alien vs Predador, Predadores, Predador: a caçada. 

CONFUSOS: O teorema zero, Contra o tempo, O homem duplicado, Sob a pele, O homem duplo, Waking life, O congresso futurista.

VIAGENS NO TEMPO: O projeto Adam, Efeito borboleta, A gente se vê ontem, Looper, Star Trek 2009, Homens de preto 3, X-men dias de um futuro esquecido, No limite do amanhã, Your name.

ANIMAÇÕES: Cowboy Bebop, Batman do futuro: o retorno do Coringa, Paprika, Steamboy, Animatrix, Final fantasy, 9: a salvação, Resident evil: degeneração, Monstros vs alienígenas, Mundo estranho, Planeta 51, Titan A.E., Atlantis, Lightyear, Homem Aranha no (e através do) aranhaverso.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu AMO o final otimista de wall-e. A gente anda precisando de um desses né kkkkkkkk

Anônimo disse...

Pra mim só funciona se tem nudes