12.8.24

1️⃣0️⃣ FILMES DE... VÍDEO GAME (anos 2000)


Essa franquia é uma bagunça. Porém, no meio de tanta trapalhada, algo pode ser salvo. "Resident evil 4: Recomeço" é o capítulo com mais cara de vídeo game. Milla Jojô perdeu seus poderes de deusa e foi parar numa prisão cercada por zumbis. Tem até um gigante com um machado que parece ter saído de Silent Hill. Temos a estreia de Chris Redfield e o bonitão Boris Kodjoe está no elenco. Com a ajuda dos irmãos Redfield, Alice precisa sair dessa prisão e atravessar a cidade até chegar no porto, onde um navio os levará para um lugar seguro, longe da infestação. 



Pra muita gente, o "Sonic" de 2020 quebrou a maldição dos vídeo games no cinema. Pra mim, o marco aqui é outro. Depois que o trailer virou piada, o filme foi adiado e recebeu novos efeitos. Eles ouviram os fãs. Mas quem entra para esta lista é o filme de 2022, porque "Sonic 2" percebeu que a gente queria ver mais bichinhos do que atores humanos na tela. O Sonic ganhou a companhia do Tails e do Knuckles. No final temos o Super Sonic lutando contra o Death Egg Robot e o Shadow aparece na cena adicional. O terceiro filme (2024) vai adaptar o jogo "Sonic adventure 2", o Shadow vai receber a voz do Keanu Reeves.



Uma boa surpresa da Disney. "Detona Ralph" conseguiu os direitos de muitos personagens famosos (sentimos a falta do Mario, é a Nintendo dando uma de Warner bros), há easter eggs por toda parte e alguns deles só os gamers vão perceber. Os três jogos apresentados no filme também foram baseados em jogos reais. O filme tem o DNA de "Toy Story". A continuação não superou o filme original, os personagens principais não fazem parte de uma trama bem elaborada, mas "Wi fi Ralph" tem seus momentos. 



Eu sou apaixonado por "Free guy", ainda quero ter esse filme na coleção. Hoje, parece até uma preparação para "Deadpool e Wolverine" (opa, o mesmo diretor) e é como se fosse uma versão em vídeo game de "O show de Truman". Ryan Reynolds descobre que ele é um mero NPC dentro de um jogo após ganhar os poderes de um jogador. O lançamento foi adiado várias vezes por conta da pandemia, nesse meio tempo a Disney comprou a Fox e mais tarde lançou o filme com o selo 20th Century studios. Mas "Free guy" já trazia easter eggs da Marvel e de Star Wars, há posters, mensagens, anagramas e números escondidos no filme.

 

Outro filme que não foi baseado num jogo específico. Mas foi baseado numa HQ famosa e muito divertida, onde os personagens vivem num mundo que segue as regras de um vídeo game. Muita gente não entendeu "Scott Pilgrim contra o mundo" em 2010, o filme não foi um sucesso nos cinemas. Ele já foi redescoberto só que ainda não atingiu um status de cult. Não foi possível adaptar toda a HQ, muita coisa ficou de fora, e as novidades barra alterações que o filme trouxe decepcionam um pouco (o NegaScott merecia mais respeito). Minha maior bronca é o casal principal, Michael Cera e Mary Elizabeth Winstead foram péssimas escolhas.



Eu nunca jogay "Ratchet e Clank", não sei se a animação de 2016, que conta a origem dos personagens, é fiel ao jogo. Eu dei uma chance para o filme recentemente e gostei muito dele, comprei o blu-ray logo em seguida. Produzido pela Sony, o filme tem um belo visual e um clima meio Pixar na trama. O pequeno Ratchet consegue a oportunidade de fazer parte de um grupo de heróis que protege a galáxia. O líder deles é uma versão mais comportada do Capitão Pátria e faz de tudo pela popularidade, facilitando a vida dos vilões. Essa foi a primeira animação, baseada num jogo, a ser lançada em 15 anos. Não se via algo do tipo desde...



... "Final Fantasy" de 2001. Esse filme é um FF apenas no título. Hoje pode não parecer grande coisa, mas na época era de encher os olhos, a gente nunca tinha visto humanos digitais tão perfeitos. O filme custou uma fortuna e fracassou nos cinemas porque a trama era complexa demais para as crianças norte americanas. FF ganhou outras adaptações digitais nos anos seguintes, inclusive series de tv, tinham um aspecto de animê, só não tiveram um lançamento oficial em terras brasilis. Em 2016 surgiu outra animação com humanos realistas, uma parceria entre isteites e Japão, tinha dois atores de "Game of thrones" no elenco mas caiu no esquecimento mesmo assim.



Em 2010 a Disney quebrou a maldição dos vídeo games. E por quê não? Eu acho "Príncipe da Pérsia" um filme perfeito, uma aventura incrível. Foi feito no estilo "Piratas do Caribe". Essa trama com a adaga que controla o tempo foi tirada de um jogo recente. Eu só conheço o game original, o plano era salvar uma princesa. Depois de ver o filme dei uma chance para um jogo lançado no mesmo ano. Ele não fez feio nas bilheterias mas, como o filme saiu caro demais pro estúdio, foi considerado um fracasso. 



Um ano antes do Sonic, a Nintendo quebrou a maldição dos vídeo games (ou não, vai saber...). "Detetive Pikachu" não é um jogo muito conhecido, porém rendeu um ótimo filme (apesar de copiar a trama de "Zootopia"). É meio estranho ver um Pikachu falando (Ryan Reynolds de novo), mas no filme faz sentido. O legal mesmo foi ver pokémons num live action, digo, alguns deles. A primeira e a segunda gen eu até conheço, as outras... vagamente. O filme é desse jeito porque não se trata de um filme para leigos. É 2019, todo mundo já deve conhecer esses personagens. Teve uma boa bilheteria e por muito tempo se falou em uma continuação, hoje nem Justice Smith acredita que ela vai acontecer. 



O Mario precisava de um bom filme desde... aquilo... A animação de 2023 copia a trama do filme de 1993 que é a mesma da animação de 1986: Mario e Luigi (no nosso mundo) entram pelo cano e vão parar no reino do cogumelo. Desta vez, eles não vão resgatar uma princesa, eles vão ajudá-la na luta contra o Bowser. O filme tem easter eggs dos games a todo momento. Peca um pouco na história (a família Mario precisava de mais desenvolvimento, foram esquecidos no final) e eu não gostei das canções, digo, eu amo aquelas músicas, mas elas não combinam com o filme (só foram usadas porque deram certo pro Shrek e pra Lego). Despejaram tantas referências nessa animação... o que sobrou para a continuação? 


OUTROS FILMES: Um lobo entre nós, Resident evil: bem vindo a Raccoon City, Lara Croft Tomb Raider (2001), Resident evil: degeneração, Halo Legends, Bayonetta: Destino sangrento, Mortal Kombat Legends: a vingança de Scorpion, Lara Croft Tomb Raider: a origem da vida, Pokémon 3: o feitiço dos Unown, Last order: final fantasy VII, Street fighter IV: os laços que ligam, Mass Effect: paragon lost. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Aff queria tanto mais um filme de pokemon. Nem precisaria seguir os mesmos personagens, mas pra mim ficou bem claro que um filme nesse universo é bastante viável.