23.8.24

📽 em cartaz - CORALINE E O MUNDO SECRETO


Filme de 2009 ganhando um relançamento para comemorar seus 15 anos. Eu vi o filme na época em 3D, o efeito era novidade, a gente tava até curtindo, a gente não se importava em pagar por um ingresso levemente mais caro. Minha única bronca naquele ano eram os óculos, eles deixavam (e ainda deixam) o filme mais escuro, tive que lutar contra o sono em algumas sessões após o almoço. Desta vez, o filme foi exibido em 2D por aqui, muito obrigado.
CORALINE E O MUNDO SECRETO foi indicado ao Oscar de melhor animação no ano seguinte. O filme tinha fortes concorrentes como "O fantástico senhor raposo" e "Viagem ao mundo das fábulas" ("A princesa e o sapo" e "Up, altas aventuras" (o vencedor daquele ano) nunca entrarão na minha lista de melhores filmes da Disney barra Pixar. Você também suspeita que o Mickey compra os Oscars? Naquela cerimônia isso ficou bastante óbvio pra mim, e em 2013 isso aconteceu de novo).



Voltando para 2009, comprei o dvd br no meio do ano e o livro de Neil Gaiman só em 2010. Hum, eu deveria ir atrás de um blu-ray agora... O filme expandiu um pouco a trama do livro, trouxe até um personagem novo. O stop motion é impecável, os bonecos são perfeitos, a trilha musical é linda, eu adoro ouvir "Dreaming" e a canção dos créditos finais (porque não existe nada mais assustador que um coro de crianças). Esse foi o primeiro filme em stop motion com efeitos 3D e também o mais longo já feito (até a estreia do Pinóquio de Guillermo del Toro). Hoje, é um clássico cult, para ver no Halloween. 


FICHA TÉCNICA 

TÍTULO ORIGINAL: Coraline
ANO: 2009
PAÍSES: Eua, Áustria, França, Hungria 
DURAÇÃO: 1h 40min
DIRETOR: Henry Selick (O estranho mundo de Jack)
ELENCO DE VOZES: Dakota Fanning, Teri Hatcher, Keith David, John Hodgman
ESTREIA BR: 22 de agosto 
 



Nenhum comentário: