KARATE KID (2010)
Nepo baby, Jaden Smith aprendeu Kung Fu e resolveu fazer um remake de "Karate kid" com o Jackie Chan, o que poderia dar errado? ...tirando o título do filme? Pessoas que não conhecem o filme de 1984 passam um pano pro remake (no capô do carro), apesar da atuação do garoto, mas, para os fãs, o filme é bobinho e desnecessário.
OLDBOY (2013)
O filme sul coreano de 2003 se tornou muito famoso, até o mangá de 1996 veio pra cá. Não dá pra fazer um remake norte americano assim logo de cara (quer apostar?), mas sim, a ideia de um remake foi se arrastando nos anos seguintes, mesmo com todo mundo ao redor concordando que isso seria uma má ideia. Com Josh Brolin, Elizabeth Olsen e Samuel L Jackson no elenco, e Spike Lee na direção, o remake chegou 10 anos depois do original. Basicamente foi feito porque os americanos não gostam de legendas e essa seria uma boa maneira de fazer o povo conhecer a história. Mas o original era, e ainda é, um filme muito famoso, o remake, um fracasso de bilheteria, era um filme que ninguém pediu.
BEN HUR (2016)
Fazer o remake de um filme de 1959 que é um remake de um filme de 1925 baseado num livro de 1880... tá tudo bem. O problema é que a versão de 1959 é um fenômeno vencedor de 11 Oscars. Um remake só daria certo superando o original, então investiram muita grana nesse filme e ele não conseguiu um bom retorno nas bilheterias. Precisava mesmo de efeitos digitais? Precisava mesmo ser tão... pop barra teen barra mtv barra etc? Outra versão esquecida é o desenho animado de 2003, e ele foi dublado pelo Charlton Heston.
CADA UM TEM A GÊMEA QUE MERECE (2011)
Esse filme, infelizmente, a tv aberta não deixa você esquecer. E por algum motivo obscuro, os brasileiros amam as comédias do Adam Sandler. Esse foi o primeiro filme a vencer todas as dez categorias do Framboesa de ouro. A "comédia" é comparada com "Glen ou Glenda?", embora Jill seja a irmã gêmea de Jack nesta versão. No filme de 1953, Edward D. Wood Jr era Glen e, secretamente, se vestia de Glenda.
ROBOCOP (2014)
Eu amo o filme original e também o segundo (muita gente não gosta dele) e como todo mundo: eu odeio o terceiro. Achei que um remake seria bem vindo, só que o traje do personagem se tornou tão icônico... seria estupidez fazer qualquer alteração nele... mas fizeram. Alterações leves no começo, porém, antes de sair andando pelas ruas, o traje do Robocop foi todo pintado de preto e ganhou uma linha vermelha nos olhos. Uma "modernização" que acabou com o personagem. Acho que o pior foi a classificação, violência moderada para não assustar as crianças. Digo, o desenho animado também fez isso, mas ele era legalzinho vai.
O VINGADOR DO FUTURO (2012)
Outro remake sem razão para existir. Ele tentou trazer muitas coisas novas, se afastou bastante do filme original, conta praticamente outra história. E, quem foi ao cinema esperando ver o planeta Marte e a cara do Colin Farrell inchando, se decepcionou. O remake resgatou a prostituta de três seios como forma de homenagem e ela nem fez sentido na nova trama. No ano anterior, Colin esteve no remake de "A hora do espanto", outro filme que ninguém pediu.
CONAN, O BÁRBARO (2011)
Ah, mas ninguém pediu pelos filmes desta lista. Hoje você pode ligar o nome de Jason Momoa ao herói submarino da DC, mas quando pensa em Conan, é Schwarzenegger meu filho. Sempre será Schwarzenegger. Até o Jason fala mal desse remake, o ator teve que montar em bonecos porque ele tem medo de cavalos de verdade. O filme custou quase o dobro do original de 1982 e faturou menos de 23% nas bilheterias.
O DIA EM QUE A TERRA PAROU (2008)
Outro remake que me dá muita raiva. Botaram o Keanu Reeves no filme e investiram na ação e nos efeitos especiais. Praticamente deixaram a história do filme de 1951 de lado: Klaatu pisa na Terra e não consegue passar uma importante mensagem para os políticos cabeçudos, então ele conversa com os cientistas. No remake, o cara passa o filme todo correndo pra lá e pra cá numa fuga alucinada, ele deixa seu recado de 3 segundos com a Jennifer Connelly e vai embora. Cara, não vale a pena. Foi um sacrilégio.
MULHERES PERFEITAS (2004)
Matthew Broderick e Nicole Kidman também cometeram um sacrilégio nesse remake dirigido por Frank Oz. O filme original, "As esposas de Stepford" (1975), é um thriller de ficção científica e suspense onde mulheres são secretamente substituídas por cópias que não reclamam do serviço doméstico. A personagem principal descobre que seu marido pretende fazer o mesmo com ela. A versão de 2004 é apenas uma comédia e a mensagem original se perdeu.
PSICOSE (1998)
Eis o campeão, o remake mais desnecessário que já foi feito. Eles pegaram o clássico de 1960 e refilmaram quadro a quadro. A única diferença: os atores são outros e o filme é colorido. Na época, eu vi o Entertainment tonight entrevistando pessoas nas ruas e elas diziam: um remake de "Psicose"? Por quê? Pra quê?. O diretor Gus Van Sant disse que algum dia alguém faria esse filme, e, agora que ele fez, ninguém mais fará.
OUTROS FILMES: A múmia (2017), As caça fantasmas (2016), Caçadores de aventura (2015), Hellboy (2019), Sexta feira 13 (2009), O céu pode esperar (2001), A hora do pesadelo (2010), Amanhecer violento (2012), Poltergeist (2015), A hora do espanto (2011), Dolittle (2020), Homens brancos não sabem enterrar (2023), O sacrifício (2006, remake de "O homem de palha", 1973), Além da morte (2017, remake de "Linha mortal", 1990), Planeta dos macacos (2001), Homem ao mar (2018, remake de "Um salto para a felicidade", 1987), Do que os homens gostam (2019, remake de "Do que as mulheres gostam", 2000).
Um comentário:
Quando eu falo que quando o filme é bom Remake é desnecessário ninguém me ouve…
Postar um comentário