13.7.24

📽 em cartaz - TWISTERS

Superar o filme dos anos 90 não é a intenção desse "soft remake". O filme original foi um baita sucesso, trazia efeitos especiais revolucionários (crueldade contra animais? Não. O estúdio teve que provar que a vaca era digital) e o que dizer do som? "Twister" foi o primeiro filme a ser lançado em dvd, é um espetáculo, mas uma continuação demorou muito para sair do papel (Bill Baxton esperou e esperou...). O novo filme custou uma fortuna, ficou paralisado por conta das greves e o estúdio acredita que ele terá um bom retorno, mas é fácil enxergar que ele saiu de uma linha de montagem. 


Não queremos ver os atores, queremos ver os tornados.


A personagem de Daisy Edgar-Jones estuda uma maneira de desfazer um tornado, ela tem uma réplica da Dorothy com ela. O plano dá errado e algumas pessoas morrem. Alguns anos depois, um amigo a visita em niuiorqui e lhe pede para fazer parte de uma expedição, ele vai usar tecnologia moderna para escanear um tornado e precisa da amiga porque ela consegue farejar os ventos. Eles acabam entrando numa corrida contra um cowboy do YouTube, Glen Powell, que, apesar de entender do assunto, só está ali pela diversão mesmo.
O filme usa imagens reais de alguns tornados, então não são tão impressionantes quanto aqueles do filme original (que até rosnavam). O tornado no clímax do filme é o responsável pela melhor sequência de ação. Deixando os efeitos de lado, o restante do pacote não agrada muito. O filme de 1996 tinha personagens carismáticos, aqui temos um personagem e meio com alguma profundidade, uma trama com um vilão que ficou incompleta e você nem se importa com o restante do elenco. É uma história fraca, mal construída, faltam pedaços nela. 
E no balanço geral, não é um filme ruim, dá pra ignorar os efeitos que não saltam aos olhos e o elenco bidimensional. É apenas mais-um-filme-qualquer, em breve você se esquece dele. Não tem aquela mistura gostosa de assombro e de admiração do filme de 1996.

 
FICHA TÉCNICA 

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2024
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 1h 57min
DIRETOR: Lee Isaac Chung (Minari em busca da felicidade)
ELENCO: Glen Powell, Daisy Edgar-Jones, Anthony Ramos, Brandon Perea, Maura Tierney, Harry Hadden-Paton, Sasha Lane e David Corenswet.
ESTREIA BR: 11 de julho
 



3 comentários:

Dudu disse...

Concordo total com você! Saí do cinema pensando ''não chega aos pés do original''. Os atores desse são bons mas não tem o talento da Helen Hunt e Bill Paxton também.

Gilberto disse...

E a participação do novo Superman no filme? Ele também tá no elenco não tá?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Tá sim, um papel menor, mas já o coloquei no post.