8.7.24

1️⃣0️⃣ FILMES DE... TERROR (anos 90)


Eu amo "A bruxa de Blair", vale a pena conferir o filme com os comentários dos diretores. O filme é um show de criatividade. Com pouca grana, eles deixaram três amigos no meio do mato com um fiapo de roteiro e faziam todo tipo de barulho horripilante durante a noite. Usaram a internet para divulgar o filme como se ele fosse real, criaram até um telejornal que fala do descobrimento do material gravado pelos estudantes e mantiveram os três atores escondidos durante esse tempo.
Se tornou o filme independente de maior bilheteria (até a estreia de "Casamento grego") e também o filme mais lucrativo da história por conta do baixo orçamento e do sucesso nos cinemas (até a estreia de "Atividade paranormal").



Falei sobre "A lenda do Cavaleiro sem cabeça" aqui no blog recentemente. Um ótimo filme do Tim Burton, vale a pena pelo visual. Foi censurado em alguns países por ser violento demais. No filme, o conto ganhou alguns acréscimos e novos personagens, ficou legal, ainda não gosto da mãe do Ichabod, louca ou bruxa? Gosto da Christina Ricci, mas toparia uma Winona no elenco só para poder chamar o filme de clássico.



Filmão de Francis Ford Coppola, "Dracúla de Bram Stoker" está na lista porque é bonito demais. Cenários, maquiagem e figurinos impressionantes. O terror quase vira uma comédia em alguns momentos, mas tem uma parte lá no meio que realmente me assustou. Eu não gosto muito do estilo narrativo (copiando o livro) porque... ah cara, não dá pra ignorar o Keanu Reeves, ele é a pior coisa no filme, estraga todas as cenas em que aparece. Tem uma Winona aqui, mas o filme não é perfeito porque tem esse Keanu canastrão. 



"Um drink no inferno" tá na lista porque é bem original, é uma sessão dupla de cinema. Dois criminosos irmãos (Clooney, lindão, e Quentin Tarantino, assustador) precisam atravessar a fronteira até o México após um assalto e eles pegam uma pequena família de refém. Parece um filme policial até que os personagens resolvem passar a noite numa casa noturna no meio do nada, lá no meio do filme. E aí descobrimos que o local é um ponto de encontro de vampiros motoqueiros. 
Tarantino também contribuiu para o roteiro, aqui vemos o cara desfrutando de seu fetiche por pés femininos. 



"Entrevista com o vampiro" não é assustador, está na lista porque é sexy. A homossexualidade presente no filme está apenas nas entrelinhas, era o que dava para fazer em 1994 sem começar um escândalo com pessoas boicotando o filme nas portas dos cinemas (norte americanos) e sem sujar a imagem de certos atores com masculinidade frágil. Vale a pena pelo Brad Pitt e pela Kirsten Dunst.



Minissérie de 1990. Eu não poderia deixar "It, uma obra prima do medo" de fora só por que é televisão. O Pennywise de Tim Curry marcou época, o palhaço e o elenco infantil são a melhor parte. O elenco adulto não é tão marcante e o monstro lá no final deixa a desejar, ainda assim eu prefiro mil vezes a minissérie. O filme de 2017 foi legalzinho, gostei das crianças, mas o palhaço ficou ridículo. Tim Curry era mais assustador com menos maquiagem. 



Na história do cinema de terror, "Pânico" foi um divisor de águas, o gênero precisava de uma renovação. Dirigido por Wes Craven, que apostou em sustos que não eram clichês, e escrito por Kevin Williamson, que deu profundidade para os adolescentes que serão mortos, o filme dessa maneira se distanciou de "Sexta feira 13" e "A hora do pesadelo". Simplesmente não caía no óbvio. Levemente baseado em "Quando um estranho chama" de 1979, o filme teve sua fórmula copiada até a exaustão nos anos seguintes. 



"Quando um estranho chama" foi baseado na lenda urbana "A babá e o homem no andar de cima". Já "Ringu, o chamado", o original japonês, criou sua própria lenda urbana. Eu prefiro o filme de 1998 por várias razões. O vídeo maldito é mais assustador e enigmático (o prequel, Ringu 0, explica algumas cenas), a menina Sadako não tem um pingo de humanidade e, quando o remake norte americano surgiu em 2002, fitas de vhs já estavam perdendo a popularidade. Eu poderia pegar o vídeo maldito em mãos, mas onde eu iria assistir? 



Uma das maiores bilheterias de 1999. Muita gente foi ao cinema duas vezes. Após a grande reviravolta no final, todo mundo queria ver "O sexto sentido" uma segunda vez porque temos aqui um filme com camadas. Sim, ninguém interage com o Bruce Willis além do garotinho. E a cor vermelha sempre aparece antes dos espíritos. Não demorou muito para surgirem outros filmes com reviravoltas chocantes no final. Me lembro que "Os outros" fez isso dois anos depois, mas esse filme tava tão preocupado em fazer uma surpresa no estilo do filme do Shyamalan que, no fim, a trama nem fez sentido. 



Eu não ia deixar de fora um dos clones de "Pânico". "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado" tinha um elenco estelar e pode-se dizer que se trata de um spin-off porque foi escrito por Kevin Williamson. Mas o cara escreveu esse filme antes de escrever "Pânico". O filme é divertido, foi um sucesso de bilheteria, ganhou continuações e uma série de tv em 2021, mas... eh. Talvez um dia eu compre o segundo, de 1998, tenho boas lembranças dele.


OUTROS FILMES: Pânico no lago, Enterrado vivo, Fogo no céu, O ataque dos vermes malditos, Ecos do além, Fome animal, Morcegos, Sob a lua de sangue, Sonâmbulos, A criatura do cemitério, O corvo, Vampiros de John Carpenter, Frankenstein de Mary Shelley, Um lobisomem americano em Paris, O duende, As criaturas atrás das paredes, O mestre das ilusões, Popcorn o pesadelo está de volta, Lenda urbana, Lua negra, O enigma do horizonte, Os espíritos, Jovens bruxas, Cronos, O mistério de Candyman, Lobo, Aracnofobia, Às vezes eles voltam, Halloween H20, Cubo.

SUSPENSES: O silêncio dos inocentes, Violência gratuita, Louca obsessão, Cabo do medo, O anjo malvado, A mão que balança o berço, Cidade das sombras.

Nenhum comentário: