Odiado por muitos por conta do final que pode ser meio... frustrante. "Contato" foi baseado num livro de Carl Sagan (o livro explica tudinho, complementando o filme), se trata de uma trama mais realista sobre contatos imediatos. Jodie Foster recebe um sinal de rádio que veio do espaço e descobre uma mensagem oculta. Bilhões de dólares serão gastos na construção de uma máquina que abre buracos de minhoca. Governos, fanáticos religiosos, terroristas, a raça humana fica dividida, alguns querem respostas e outros estão apavorados.
"Cubo" é como se fosse um "Jogos mortais" hi-tech. Seis pessoas aleatórias acordam e descobrem que estão num cubo que faz parte de um labirinto cheio de armadilhas. É preciso resolver alguns enigmas para avançar e escapar com vida. Aos poucos o passado dos personagens é revelado, cada um deles tem uma habilidade que pode ser usada. O filme ganhou uma continuação, um prequel e até um remake japonês.
Um dos melhores filmes da década. Como fez em "Aliens", James Cameron criou outra sequência que supera o filme original por conta da quantidade de anabolizantes. No segundo "Exterminador do futuro" vemos o T-800 entre os mocinhos, Sarah Connor virou mulher macho e um novo vilão chegou dando um show nos efeitos especiais. O final é fechadinho, tornando impossível fazer um terceiro capítulo. A menos que alguém estrague tudo com uma trama que não faz sentido...
Lançado nos cinemas dois meses após "Matrix", "13º andar" não tem efeitos especiais que saltam aos olhos e nem cenas de ação mirabolantes, então passou batido pra muita gente. É sci-fi e é também um filme noir, com assassinato e mistério. As semelhanças com Matrix são grandes, eles são filmes gêmeos. Mas "13º andar" vai mais além. Em Matrix temos o mundo real e a simulação. No outro filme o mundo virtual é ambientado nos anos 1930 e temos uma revelação de cair o queixo.
"Matrix" dispensa apresentações, foi uma das maiores bilheterias do ano. Muitas cenas de ação de tirar o fôlego, efeitos especiais que ninguém nunca viu, e aquela vontade de mexer com a cabeça do público, será que nós vivemos numa simulação? Haviam pequenos detalhes e easter eggs no filme, brincadeiras com questões filosóficas e tal. É uma pena que os filmes seguintes deixaram muita coisa de lado. Apostaram mais no barulho e menos no conteúdo.
Outra produção que lotou os cinemas. "Independence day" já trazia a Casa Branca sendo destruída no poster. O filme usou maquetes e pirotecnia, são muitos os efeitos práticos. E esse é um filme catástrofe do Roland Emmerich que realmente funciona porque ele soube investir nos personagens. Não vemos destruições sem sentido no meio de um fiapo de história, como em "2012". Claramente vemos que a mensagem patriota do filme não funciona do lado de fora dos isteites, o presidente precisava entrar num jato e comandar um ataque? Prefiro o Fresh Prince of Bel-air e o Mosca salvando o mundo.
Roland Emmerich de novo. Eu adoro "Stargate", metade aventura, metade ficção, metade sci-fi maluca no bairro proibido. Temos cidades em miniatura e cães e cavalos fantasiados de animais alienígenas, o figurino impressiona, os efeitos nem tanto. O diretor também co-escreveu o roteiro, seu amigo Dean Devlin queria fazer um "Lawrence da Arábia" ambientado no espaço. Kurt Russell e James Spader detestaram o primeiro esboço do roteiro, a trama passou por outras alterações após a exibição-teste porque o público também não curtiu. Até hoje estou caçando o seriado de 1997 com o Richard Dean Anderson, sempre quis ver.
A ópera espacial de Luc Besson, tem um pouquinho de "Blade Runner" mas não é um filme noir, na verdade exagera nas cores e detalhes, parece um animê em live action. O diretor começou a escrever essa história quando tinha 16 anos (ele tava com 38 quando o filme foi lançado). "O quinto elemento" se tornou o filme, não produzido por roliúdi, mais caro da história. Até o orçamento para os efeitos especiais bateram um número recorde na época. A ideia inicial era fazer uma trilogia, o diretor acabou comprimindo os três roteiros num só filme. Ainda assim, ele considerou fazer uma continuação por vários anos.
"Gattaca" ainda é um filme bem atual. É um futuro distópico, porém, de 1997 pra cá, muitas coisas que vemos no filme já se tornaram uma realidade. A tecnologia está lá, mas a barreira da moralidade está impedindo seu avanço. Na trama do filme vemos humanos que são geneticamente criados para serem perfeitos desde o nascimento. O personagem do Ethan Hawke não sofreu nenhuma modificação no DNA antes de nascer, e mesmo assim consegue viver entre os humanos perfeitos porque recebe a ajuda do personagem de Jude Law. Ficar sempre atento a pelos, cabelos e pele morta que você deixa cair por aí... seria horrível viver dessa maneira, mas sempre me lembro desse filme quando vejo líderes mundiais se reunindo em mesas beeem longas para que nenhum DNA seja roubado.
"Cidade das sombras" é uma ficção noir com muitos mistérios. Um cara acorda numa banheira sem nenhuma lembrança de si mesmo e tem um cadáver perto dele. Aos poucos, ele descobre seu nome e descobre também que tem uma esposa. Mas quando dá meia noite, todos na cidade, menos ele, caem no sono e são visitados por homens de preto que fazem alterações na vida das pessoas, como se a cidade toda fosse um experimento científico. O filme revela parte de seus segredos no meio, para não ficar cansativo, e o restante no final.
OUTROS FILMES: Tropas estelares, Soldado universal, Homens de preto, Fogo no céu, Arquivo X o filme, Jornada nas estrelas primeiro contato, Star wars a ameaça fantasma, Alien³, A fortaleza, O gigante de ferro, Jornada nas estrelas generations, Admirável mundo novo, O fantasma do futuro (ghost in the shell), O enigma do horizonte, Robocop 2, A experiência, Prova final, A invasão, Esfera, Heróis fora de órbita, O vingador do futuro, O demolidor, PI, Johnny Mnemonic, O passageiro do futuro, Os 12 macacos, De volta para o futuro 3, Marte ataca, Timecop.
4 comentários:
Caraca stargate é bom demais!! Mas não tenho vontade de assistir as milhões de séries derivadas kkkk
Excelente lista! Vi e adoro quase todos!
O seriado Stargate eu tenho em DVD, mas depois de três temporadas é tudo igual…
Também tenho SG-Atlantis, e SG- Universe. Essa não curti muito apesar de bons atores.
Amei Stargate Atlantis, pena que estragaram quando mudaram a atriz principal.
Gattaca é o melhor, faz muito sentido, também adorei Stargate
Arnold peladinho!!!!
Postar um comentário