29.9.23

📺 TOP 20 - CRIANÇA TARDE DA NOITE NA FRENTE DA TV

20ª POSIÇÃO: TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE SEXO MAS TINHA MEDO DE PERGUNTAR (SUPERCINE)
Com um título desses, imaginei que seria educativo, mas, com um título desses, eu tinha que assistir escondido. Menti pra minha mãe dizendo que ia ficar na sala vendo qualquer outra coisa. No fim das contas, eu era novo demais pra entender o humor do Woody Allen e não entendi o filme. Fui pra cama chateado. 


19ª POSIÇÃO: O RESGATE DE JESSICA (SUPERCINE)
O único filme desta lista que eu não tenho em dvd. Era fácil ficar acordado até mais tarde por conta da tensão desse filme. Baseado numa história real que foi transmitida pela CNN para o mundo todo em tempo real. Jessica tem 37 anos hoje e não se lembra de nada, ela tinha apenas um ano e meio e passou dois dias presa naquele poço. Mas o paramédico que a salvou, e virou um herói nacional, nunca se recuperou do estresse pós traumático do resgate e se matou em 1995.



18ª POSIÇÃO: A GUERRA DO FOGO (FESTIVAL DE PRIMAVERA)
Homens pré históricos fazem uma longa jornada procurando por fogo. O deles apagou e eles não sabem como acender outro. Filme francês sem nenhum diálogo, dá sono rapidinho, não consegui terminar de ver. Revi quando adulto e fiquei chocado com o conteúdo sexual, sempre esteve lá? 


17ª POSIÇÃO: A TERRA QUE O MUNDO ESQUECEU (????)
Está na lista porque foi o meu primeiro filme com dinossauros, mas não consegui descobrir onde foi exibido (estou achando agora que deve ter sido no SBT). Após a morte do triceratops, entrou mais um looongo intervalo comercial e eu fui pra cama, ou fui carregado até lá. 



16ª POSIÇÃO: 2001, UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (CINEMA ESPECIAL)
Hoje, é um dos meus filmes favoritos. Deveria estar quase no topo da lista, mas estou levando em consideração o meu ponto de vista na época, filmes divertidos se destacavam. Esse é outro filme que não consegui ver até o final porque fiquei com muito sono (a novela das oito costumava ser o meu limite). Nem fazia ideia de que a Globo havia dividido o filme em duas partes, na noite seguinte eles exibiram o restante.


15ª POSIÇÃO: JORNADA NAS ESTRELAS 3, 4 E 5 (TELA QUENTE)
Acompanhar os filmes com o elenco da série clássica foi uma bagunça só. Eu queria vê-los na ordem correta, mas ninguém exibia o primeiro, o segundo eu vi em vhs, fiquei com medo do bichinho que entra no ouvido das pessoas e abandonei o filme, a tv exibiu apenas o terceiro, o quarto e o quinto. O quarto, "A volta para casa", ainda é um dos meus favoritos. 



14ª POSIÇÃO: TRÊS SOLTEIRÕES E UM BEBÊ (SUPERCINE)
Eu era novinho mas já era espertinho, e morria de inveja desse bebê. Um tempo depois, as pessoas só se lembravam do filme por conta do "garoto fantasma". Eu só queria continuar vendo o Tom Selleck e o Steve Guttenberg se agarrando no chão, era muito erótico pra mim.



13ª POSIÇÃO: KRULL (SUPERCINE)
Como muitos outros filmes da época, Krull tentava ser um novo Star Wars. Os personagens não eram ruins, acho que a trama merecia um pouco mais de capricho (e deveriam evitar a saga de George Lucas também). O filme tem uma péssima apresentação (é um mundo novo e suas regras são apresentadas com muito atraso), ele quer pegar um bonde correndo, isso funcionou com Star Wars, mas aqui não. E o personagem principal não consegue se destacar, ele não tem nenhum carisma. Os coadjuvantes ganharam muito mais atenção do roteiro. 



12ª POSIÇÃO: VIAGEM INSÓLITA (TELA QUENTE)
Começando com o bumbum do Dennis Quaid. Eu me divertia muito com esse filme, os efeitos especiais eram poucos, mas, quando apareciam, eram de cair o queixo (renderam um Oscar para o filme). Outro filme sobre um mini submarino cruzando o corpo humano é "Viagem fantástica" de 1966 (Oscar de efeitos especiais idem), também passava na TV (SBT eu acho) na mesma época (mas durante o dia) e eu chegay a gravá-lo.



11ª POSIÇÃO: INIMIGO MEU (TELA QUENTE)
Um épico de ficção científica, ainda amo demais esse filme. Odiado desde sempre (por transfóbicos???), ele precisa ser redescoberto. Dividido em três atos (fazendo o filme parecer super longo, mas ele é curto), estava muito a frente de seu tempo. Opa, Dennis Quaid de novo 😍.


10ª POSIÇÃO: HIGHLANDER (TELA QUENTE)
Comprei uma nova edição recentemente, agá dê, caixinha, cards, poster gigante... Pena que o filme envelheceu mal, hoje eu percebo erros na edição e na direção, o ritmo não tá muito legal, só no começo, ele funciona bem no começo. O desfecho decepciona um pouco. Quando criança, era um filmão de fantasia pra mim. A música tema, do Queen, ainda é a minha música favorita. 


9ª POSIÇÃO: CARAVANA DA CORAGEM (FESTIVAL DE VERÃO)
Eu ainda amo esse filme, o primeiro spin off de Star Wars. É só deixar de lado a raiva que você sentiu pelos Ewoks em "O retorno de Jedi", aqui nesse filme você torce por eles. Eu gostei do estilo da narrativa (o narrador é necessário porque os ewoks não falam a nossa língua) e eu tinha muito medo do monstro gigante (tragam esse bicho de volta !!!!). Pena que a Disney não considera o filme cânone (motivos??), ele deu origem a um seriado animado que eu também gostava.


8ª POSIÇÃO: POLTERGEIST (FESTIVAL DE VERÃO)
Assistir esse filme era um desafio. Me lembro de ter parado em vários momentos diferentes em cada exibição, porque ficava com muito medo. Quando aquela mulherzinha disse que a casa estava limpa e que todos estavam salvos, eu acreditei nela. A casa está limpa? Ok então. Não deve ter mais nada pra ver, tchau. Chega de árvores, chega de palhaços por favor.  



7ª POSIÇÃO: O SEGREDO DO ABISMO (FESTIVAL DE INVERNO)
Outro filme que eu acompanhava quase que com a cabeça tombando, esperando pelos revolucionários efeitos especiais. Os alienígenas apareciam e eu abria bem os olhos. Hoje só vejo a versão estendida e amo cada minuto (menos a parte do rato se afogando).



6ª POSIÇÃO: ALIENS, O RESGATE (TELA QUENTE)
James Cameron mais uma vez. Filme eletrizante, eu nem pensava em dormir. A rainha alien lá no final fazia tudo valer a pena. E, de novo, hoje só vejo a versão estendida. Eu gravei da televisão e me lembro de estar no meu quarto certa vez assistindo esse filme, enquanto o restante da família estava na sala vendo a final de uma Copa do Mundo. Futebol, bah ...



5ª POSIÇÃO: O FEITIÇO DE ÁQUILA (TELA QUENTE)
Tem filmes melhores nesta lista mas ... e o carinho? Parece a adaptação de um conto mas é um filme original. Saudades dessa época, com caçadores de fantasmas e crianças que se jogavam no perigo de cabeça, tudo era novidade em Hollywood. E que tal música moderna num conto medieval? Ação, romance e um pouco de comédia por parte do Matthew Broderick. Ainda gosto de ver dublado. 



4ª POSIÇÃO: TUBARÃO (FESTIVAL DE VERÃO)
Outro desafio. E esse atropelava a própria lógica. Desligo a tv e deito na minha cama, estou no interior do estado, longe do oceano, não tem água ao meu redor e ... por que diabos estou tremendo de medo no escuro? 



3ª POSIÇÃO: MAD MAX ALÉM DA CÚPULA DO TROVÃO (TELA QUENTE)
Outro filme com uma carga emocional. Antes, muita gente gostava mais da ação desenfreada do segundo filme. Hoje, o quarto é considerado uma obra de arte. Mas eu ainda tenho muito carinho pelo terceiro, não é fantasia mas chega perto, Tina Turner, as crianças perdidas, o Master Blaster, a cúpula do trovão, tudo era tão divertido. E o que dizer da música tema? 😍



2ª POSIÇÃO: TRILOGIA INDIANA JONES (TELA QUENTE)
Teve uma época em que ir ao cinema era um evento. Eu tinha que ir com um adulto ou nada feito, acabei perdendo muita coisa legal. E o aluguel do VHS era mais barato que um ingresso de cinema, jogavam isso na minha cara. Quando comecei a desobedecer, matar aula e tals, tinha cinema todo mês. Mas era tarde demais pro Indy. Gravei os filmes da tv, depois apagay quando comprei as fitas (e aí vieram os DVDs, o blu-ray ...), nunca alugay nenhum deles na locadora. Só me falta vê-los na tela grande. 



1ª POSIÇÃO: GUERRA NAS ESTRELAS (CINEMA ESPECIAL), O IMPÉRIO CONTRA ATACA (SUPERCINE), O RETORNO DE JEDI (TELA QUENTE)
Tive a sorte de vê-los na ordem correta. Eu estava lá, dia 27 de dezembro e a minha vida mudou. Depois nunca mais os vi dublados. Alugay e mais tarde comprei os VHSs, vi o retorno dos filmes na tela grande (edição especial 1997), comprei os VHSs da nova edição também, os DVDs (edição original, edição especial e edição 2004) e os blues (caixote, vendidos separadamente e steelbook).

Menção honrosa: O filme do Superman foi uma experiência memorável pra mim. Mas eu nunca gostei da dublagem br, não tive uma primeira impressão muito boa do filme porque a dublagem me irritava. Pegay o filme na locadora pra ver com o áudio original e sem comerciais, aí sim, perfeição. 

Um comentário:

Gilberto disse...

E pensar que um dia esses filmaços todos passavam na televisão aberta...