"Moulin Rouge!" trouxe os musicais de volta e no ano seguinte a gente viu "Chicago" conquistando impressionantes 13 indicações (ganhou 6 prêmios). Ah, mas esse filme não é tão divertido quanto MR! Não gostei de muitas músicas do repertório. Naquele ano eu torcia para "O pianista", ou, "As horas".
O filme que roubou o Oscar de "Brokeback mountain". Tecnicamente, ele é bem feito, foi bem merecido o prêmio de melhor edição. BBM era o favorito do público, se não estivesse na lista eu apostaria em "Munique" ou "Capote", até o sonolento "Boa noite e boa sorte" é mais interessante que "Crash".
"Moulin Rouge!" ou "O senhor dos anéis"? Foi mais estranho ver "Uma mente brilhante" levando o prêmio de roteiro adaptado. Eles transformaram John Nash num santo e nem sequer exploraram a bissexualidade do cara, varreram toda a sujeira para debaixo do tapete e apostaram num novo Forrest Gump. E a Academia engoliu.
Eu não gostei muito desse filme, talvez seja porque não gosto desse tipo de programa de tv. Eu quase deixei o cinema depois da cena da 💩, fiquei com vontade de vomitar na hora. É o único filme desta lista que eu não comprei em dvd. "O curioso caso de Benjamin Button" é sensacional (embora seja outro "Forrest Gump"), mas eu estava torcendo por "Milk".
Um vilão memorável, um ótimo filme, mas eu gostei mais de "Sangue negro". Entre os indicados, "Juno" tinha a maior bilheteria, adoro esse filme e sabia que suas chances eram poucas. Se eu fosse escolher, "Não estou lá" e "O escafandro e a borboleta" mereciam estar na lista.
Filmão do Martin Scorsese, apesar de ter um Leonardo Dicaprio meio canastrão (indicado naquele mesmo ano por "Diamante de sangue", aí sim). Mark Wahlberg foi o único do elenco a ganhar uma indicação. Eu gostei de "A rainha", "Cartas de Iwo Jima", "Babel" (não muito) e adoro "A pequena miss Sunshine". "O último rei da Escócia" e "O labirinto do fauno" também deveriam estar na lista dos melhores filmes, mas naquela época só escolhiam cinco.
Adoro esse filme, é cheio de tensão. O chato é que você só pode assistir uma vez. Perde um pouco da graça quando você já sabe quais bombas vão explodir. Kathryn Bigelow fez história naquela cerimônia e a gente tinha dez indicados. "Preciosa" e "Distrito 9", ótimos filmes. Sandra Bullock roubando o Oscar de Gabourey Sidibe, sacanagem. E o que "Up" tá fazendo na lista? A Academia só viu os primeiros minutos desse filme?
Mereceu todos os prêmios que ganhou, filme, direção, atriz e ator coadjuvante. É difícil reassistir porque a família da Hilary Swank me deixa com muita raiva. Apesar de achar bonitinho, "Em busca da terra do Nunca" bem que poderia ter aberto espaço para outras produções na lista de indicados como "Brilho eterno de uma mente sem lembranças", "Closer", "O clã das adagas voadoras" ou "Shrek 2" (muito melhor que "Up").
Trouxe os épicos de volta ... só que não. Faltou um prêmio para o Joaquin Phoenix e para o diretor Ridley Scott. Mas Ang Lee era o meu diretor favorito. Steven Soderbergh recebeu duas indicações para melhor diretor naquela noite (venceu por "Traffic"). De dez indicações, o favorito do povo, "O tigre e o dragão", ganhou apenas 4 estatuetas e merecia muito mais.
Ah, quem não ama "Encontros e desencontros"? Por falar nisso, tô procurando por um novo dvd, o meu disco parou de funcionar por algum motivo. Mas que chance qualquer filme poderia ter contra o terceiro "Senhor dos anéis"? Onze indicações, onze prêmios. E se fosse a edição estendida? E se o elenco fosse bom? Viggo Mortensen, Ian McKellen, Sean Astin, Andy Serkis, esses mereciam um reconhecimento.
2 comentários:
Hahahah eu amo Chicago. Moulin rouge eu não aguentei ver de uma vez. Foram dois dias pra nunca mais. Na época que vi Chicago estava vidrado na Queen Latifah, vi muita coisa com ela. "Loucas por amor, viciadas em dinheiro", " A casa caiu", "As férias da minha vida". E aí apareceu Chicago e o quanto essa mulher canta. Virou o meu terceiro musical favorito, em todos os nichos. Perdendo só pra "Grease" no segundo e "O despertar da primavera" em primeiro
Dessa década, o melhor de longe é O Retorno do Rei! E o pior pra mim é Guerra ao Terror, como ex militar, não posso ignorar o tanto que aquele filme ofende a classe.
Postar um comentário