A história de dois atletas nas olimpíadas de 1924. É um bom filme, eu tenho o dvd, mas, como boa parte do mundo, quando puxo o filme pela memória, só me vem a cena da praia com a famosa música do Vangelis (que lhe rendeu um Oscar). Entre os indicados, "Reds" é um grande destaque. Porém, como sou um puxa saco do Spielberg, "Caçadores da arca perdida" é o meu favorito.
Filme de Robert Redford (que ganhou um prêmio pela direção). Eu tinha uma queda pelo Timothy Hutton, com apenas vinte anos levou o prêmio de melhor ator coadjuvante. Entre os indicados, a gente se lembra mais de "O homem elefante", de David Lynch, e de "Touro Indomável", ah, esse merecia o Oscar.
Pobre Meryl Streep, não dá sorte com triângulos amorosos. Ela também foi indicada como melhor atriz naquele ano, mas não ganhou. Ok, é um filme bonitinho, mas "A cor púrpura" é um filmão, tinha 11 indicações e não levou nada. Spielberg como diretor, Whoopi Goldberg como atriz, Oprah e Margaret Avery como atrizes coadjuvantes ... aquele Oscar poderia ter feito história.
Levou os cinco Oscars principais, James L. Brooks na direção e no roteiro, Jack Nicholson e Shirley MacLaine no elenco. A Academia adora premiar dramas familiares, mas caramba, eu amo "Os eleitos". E o filme, um dos melhores com astronautas, acabou levando apenas 4 prêmios técnicos.
Um adulto pode apreciar a obra prima. Uma eterna criança vai sempre reclamar que o filme roubou o Oscar de "E.T.". Com mais de três horas de duração, quem aguenta assistir aquilo? O diretor Richard Attenborough tirou o Oscar das mãos do Spielberg e, dez anos depois, sem ressentimentos, Spielberg colocou Richard no elenco de Jurassic Park.
Assim como "Gandhi", esse filme também foi um papa Oscars, ganhou oito. É uma alternativa leve para outro filme na lista dos indicados. "Os gritos do silêncio" é um verdadeiro épico, merecia o Oscar principal. Mas a Academia queria ... glamour (?). Pra mim, de "Amadeus", o que mais ficou na cabeça foi a música do Falco (Rock me Amadeus), baseada no filme. E por falar em músicas, "A dama de vermelho", "Os caça fantasmas", "Footloose" e "Paixões violentas", é difícil escolher uma só.
Adoro assistir esse filme, porém, entre os indicados, ele era o azarão. "Nascido em 4 de julho" (Oscar de melhor diretor para Oliver Stone) e "Meu pé esquerdo" (Oscar de melhor ator para Daniel Day-Lewis) eram os favoritos. "Campos dos sonhos", entre os indicados, é meio estranho. Eu colocaria "Faça a coisa certa" (Spike Lee) ou "Cinema Paradiso" no lugar de "A sociedade dos poetas mortos".
Um Oscar de melhor filme bem merecido e Oliver Stone ganhou um pela direção também. Só faltou um prêmio pro Willem Dafoe. Haviam muitos filmes de ficção e fantasia entre os indicados naquela cerimônia. Sigourney Weaver foi lembrada por "Aliens, o resgate", Kathleen Turner por "Peggy Sue, seu passado a espera", teve "Jornada nas estrelas 4", "Top gun", "A mosca", "A lenda" e a Pixar lançou seu primeiro curta animado (Luxo Jr), ele foi indicado mas não ganhou.
Quatro Oscars, incluindo Melhor filme, diretor e ator (Dustin Hoffman). A Academia ignorou completamente o Tom Cruise. Apesar de gostar bastante de "Uma secretária de futuro", é estranho ver o filme entre os indicados. Poderiam ter colocado "Pelle, o conquistador" (vencedor do prêmio de melhor filme estrangeiro e indicado para o prêmio de melhor ator, Max Von Sydow) no lugar. Por outro lado, na categoria de filme estrangeiro, eu sou mais fã de "Mulheres à beira de um ataque de nervos".
Ganhou nove Oscars, o filme é realmente memorável. E eu ainda sou um puxa saco do Spielberg. "Império do sol" é um dos melhores filmes do diretor, foi indicado para seis prêmios (mas não Melhor filme, melhor diretor ou melhor ator pro Christian Bale) e não ganhou nenhum. "Nascido para matar", "Os intocáveis", "Bom dia, Vietnã" e "Wall street" são outros filmes que mereciam estar na lista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário