Nota: esses são filmes repetidos até a exaustão durante a época em que eu assistia a SdT todos os dias (de 1995 pra cá, sem chances). São filmes que conheci pela tv e até chegay a gravar. Talvez eu faça um "top 10 Tela Quente" em seguida, só com os filmes de aventura.
15ª POSIÇÃO: VIAGEM AO MUNDO DOS SONHOS
Quando alguém diz que o que vale é a viagem e não o destino, eu me lembro desse filme. A viagem é magnífica, mas os alienígenas no final são ridículos, o filme vira outro filme e perde completamente a graça. Eles poderiam ter ficado ocultos, apenas um sinal de rádio na escuridão do espaço.
14ª POSIÇÃO: UM DIA A CASA CAI
Dirigido por Richard Benjamin. Quem? Esse cara dirigiu muitos clássicos da SdT, tem outro filme dele nessa lista. Mas a chamada comercial gostava de mencionar o Steven Spielberg como produtor do filme. Shelley Long era uma das atrizes que eu mais gostava na época (em comédias) e a risada histérica do Tom Hanks na sequência da banheira sempre acabava comigo 🤣.
Quem se lembra dessa pérola da Whoopi? Pela internet ela conhece um cara que é um espião tentando fugir da União Soviética. E ele precisa que ela, uma simples funcionária que trabalha num banco, faça algumas coisas de espião em niuiorqui, correndo risco de vida, para garantir o retorno seguro do cara.
O único filme desta lista que eu não tenho em dvd (snif). O filme começava com uma animação nos créditos iniciais, que mostrava por quê a Madonna foi parar na cadeia. Mas a tv aberta não exibia esse desenho animado (e era curtinho). E, pra sorte da tv aberta, o filme não exibe um beijo gay lá no final, ele é cortado um segundo antes.
Um filme com uma mensagem feminista muito a frente de seu tempo. Um dos momentos mais divertidos da Meryl Streep. Como muitos outros filmes desta lista, ainda vejo essa comédia em sua versão dublada, apesar de ter um dvd com o áudio em inglês (oh, pobre Mary Fisher, em sua mansão de milhões de dólares...).
Cansei de esperar por um dvd br e comprei um disco importado. O dvd bê erre apareceu um tempo depois e já ganhou outra edição, desta vez com caixa. Ele veio com a dublagem que eu queria, mas nenhum dos três discos veio com o poster que eu queria, o do VHS.
Hoje você assiste e pensa num Harry Potter, esse filme de 1985 é puro HP (com uma pitada de Templo da perdição). E não dá outra, o filme foi escrito pelo Chris Columbus. Merecia continuações do tipo "Sherlock Holmes e a câmara da fênix", ou algo assim. Foi o primeiro filme da história com um personagem digital.
Em contra partida, esse filme da Disney resolveu abusar de efeitos práticos para garantir o realismo. Facilitou bastante a vida do pessoal que transformou o filme numa atração no parque. Com formiga gigante e tudo. Filme de 1989, ainda estamos nos anos 80, quando as crianças faziam coisas incríveis nos filmes. Hoje, esse tipo de coisa gera problemas.
Uma aventura maluca que vai acrescentando mais maluquices no decorrer do filme sem parar em nenhum momento para dar maiores explicações. Os roteiristas tinham várias ideias e resolveram encaixar todas elas. Muita coisa nesse filme serviu de inspiração para o jogo Mortal Kombat.
Cher, Winona Ryder, Christina Ricci e Bob Hoskins. Um filme delicioso. Metade romance metade comédia, a dublagem deixa as personagens principais mais divertidas. Por falar em Winona, "A volta de Roxy Carmichael" é outro filme legal da atriz, mas raramente passava na TV. Dvd br eu nunca vi, infelizmente.
Aqui, o diretor Ron Howard brinca de Spielberg (produtor executivo de muitos filmes desta lista). É um filme com alienígenas, mas se concentra nos humanos, um elenco cheio de idosos (um deles ganhou um Oscar pelo filme), os alienígenas são a cereja no topo. Na época, eu não entendia muito bem aquele "orgasmo" na piscina, mas curtia a visão do Steve Guttenberg sem camisa.
Dublado ou legendado, ainda é um ótimo filme (apesar da dublagem br ser, atualmente, meio homofóbica). O filme tá no Disney+ mas com cortes e diálogos censurados. Amo o filme, ele não envelheceu bem, mas ainda amo. O cara que fez o "Thor" se tornou o Rei do Crime no "Demolidor" da Netflix, e agora ele tá no MCU, ele tinha um cabelo bonitinho... Elisabeth Shue é um ícone, Hollywood nunca a tratou bem. Ela merecia aquele Oscar por "Despedida em Las Vegas".
Não podiam faltar filmes de John Hughes aqui. "Curtindo" era exibido na tv até o final dos créditos. "Gatinhas e gatões" era anunciado no intervalo comercial como se fosse uma Comédia Erótica com Adolescentes (CEA... na verdade, todas elas estavam no SBT). "Mulher nota mil" tinha uma dublagem horrível, de péssima qualidade.
Outro filme cuja chamada comercial ignorava o diretor para falar de Steven Spielberg, o produtor executivo. Se tem aliens e Spielberg, você já sabe que será um ótimo filme (é melhor ignorar 3 deles...). Esse filme tem aliens bem diferentes e, como "Cocoon", ele investe no elenco humano para contar histórias emocionantes.
Esse é para ver dublado todas as vezes. Eu comprei um box lotado de mimos, tem até um jogo de tabuleiro dentro, o blu-ray tem legendas em português mas não traz a dublagem. Quando encontrei o filme num streaming, a primeira coisa que fiz foi checar a dublagem. Eu tinha o filme gravado da televisão, assisti um milhão de vezes e até hoje sei dizer em que momentos entravam os comerciais.
4 comentários:
Um dia, há uns dez anos, eu tava num estúdio de dublagem em SP acompanhando a gravação de um documentário, até que entrou uma senhora baixinha, e quando ouvi sua voz me lembrei imediatamente do filme O Milagre Veio do Espaço, porque ela tinha dublado a velhinha do filme (a da foto). Eu via esse filme desde criança, na sessão da tarde também, e ficava sempre com muita pena da velhinha, mas nem lembro direito por quê.
excelente lista
Que nostalgia, amei essa lista!
Além da sua lista, quando passava "Jamaica Abaixo de Zero" e "Uma babá Quase Perfeita" fazia questão de colocar o VHS para gravar.
Postar um comentário