10ª POSIÇÃO: GREEN BOOK
Esse filme meio que foi uma oportunidade perdida. É tão simplório e poderia ter passado uma mensagem mais forte sobre racismo ou homofobia, parece que faltou coragem. Mas também não acho que "Pantera Negra" ou "Bohemian Rhapsody" mereciam o Oscar principal, o favorito de todo mundo era "Roma", de Alfonso Cuarón, que ganhou o prêmio de melhor direção e de filme estrangeiro (México).
9ª POSIÇÃO: SPOTLIGHT
Um ótimo filme sobre jornalismo e investigação, mas não fez muito barulho porque tratou de um assunto bastante desconfortável para o povão. As pessoas ainda preferem ignorar e olhar para o outro lado. "O regresso" era um dos favoritos na categoria de Melhor ator, todo mundo queria ver o Leonardo Dicaprio levando seu tão esperado Oscar. A Academia queria mostrar que não dá prêmios apenas para filmes sérios, "Mad Max, estrada da fúria" e "Perdido em Marte" foram um sucesso de público e entraram na lista dos indicados.
Vale a pena pelas atuações, a história é bem rasa. Entre todos os indicados, ele quase não se destaca, haviam muitos filmes legais na lista, eu mesmo não saberia escolher um, acho que eu ficaria entre cinco (127 horas, Cisne negro, Inverno da alma, Bravura indômita e A origem).
Pobre Ben Affleck, merecia ser lembrado como diretor. O filme é baseado numa história real, só não é uma história interessante. Entre os indicados havia o popular "Django livre", o exagerado "Os miseráveis", o delicioso "Indomável sonhadora" e "A hora mais escura" da Kathryn Bigelow, que tinha muito cheiro de Oscar pra mim.
Fiquei feliz por não ter dado "La la land" no final. 14 indicações? Que exagero. Eu quase dormi no cinema. Pena que, por conta do famoso erro do envelope trocado, a vitória de "Moonlight" foi meio apagadona. Entre os populares, tinha ali "A chegada", gosto do filme, mas não do seu desfecho.
Um filme bem teatral, foi interessante mas não inovador ("Boyhood" havia feito algo novo). Eu apostava em "Selma" ou em "A teoria de tudo". Ou, "O jogo da imitação" e "Whiplash" em último caso.
Se fossem os anos 1990, esse épico teria papado todos os prêmios da noite. Parece que o filme veio de lá. De nove indicações, levou apenas três prêmios (a estatueta de Melhor filme foi parar nas mãos do Brad Pitt). Eu gosto dos outros indicados, principalmente "Ela", "Philomena" e "Gravidade".
Ainda não curto o final com toda aquela violência que aparece de repente, até então o filme tinha todo um jeitão de comédia. Esse foi um ano com ótimos filmes na lista dos indicados: "Ford vs Ferrari", "Coringa", "Jojo Rabbit", "O irlandês" (nos anos 90, teria sido o vencedor), "Era uma vez em ... Hollywood" (só fui conferir anos depois) e "1917" que ainda é o meu favorito (preciso do steelbook na minha coleção!!).
Uma baita surpresa, um filme de fantasia. Isso não acontecia desde "O retorno do rei". Tinha de tudo na lista daquele ano. O filme popular "Me chame pelo seu nome", a maior surpresa do ano "Corra!", o fofo "Lady Bird" e o filme com mais cheiro de Oscar "Três anúncios para um crime".
O melhor oscarizado da década. Filme mudo e em preto e branco, indo na direção contrária da história do cinema. Realmente se destacou entre os indicados. Tirando os épicos "feito pra ganhar Oscar" (A invenção de Hugo Cabret, Cavalo de guerra e A árvore da vida), eu apostaria em "Histórias cruzadas" ou "Meia noite em Paris" se "O artista" não estivesse na lista.
Um comentário:
Eu acho O Artista um filme tão safado, tudo nele grita "me dêem um Oscar", acho muito forçado, pra mim o pior da década. Mas gosto é gosto né!
Não esqueço da hora que Spotlight foi anunciado como o vencedor, até hoje não consigo acreditar como um filme chato desses venceu a OBRA-PRIMA Mad Max: Fury Road
Postar um comentário