27.8.22

📽 em cartaz - NÃO, NÃO OLHE (2022)

Eu evitei até o trailer, eu não queria saber nada sobre o filme. Na www, as pessoas dizem que é o melhor terror do ano, o melhor filme do ano, tá todo mundo elogiando ... hum, olha ... eu não vou dizer que perdi duas horas da minha vida porque eu gostei muito dos primeiros 40 minutos, depois disso, foi ladeira abaixo. Sim, pra mim, foi uma baita decepção. Tecnicamente, o filme tá bem produzido, é a história que me incomoda, eu esperava por algo mais original. Terror? Meh, não foi um terror pra mim. Há muitas referências a filmes famosos, mas não parece ser uma homenagem, parece que estão ali para disfarçar um roteiro de duas míseras páginas. Daniel Kaluuya está apático, sem reações, o personagem de Steven Yeun tem um passado interessante, foi legal ver aquilo, mas o flashback não serve pra nada no tempo presente. O filme brinca de Tubarão, de Vermes malditos, tem um bichão que não mete medo ... lá no meio do caminho comecei a rezar: por favor, que a explicação para tudo não seja outro "Fim dos tempos" (2008), e não tem como não comparar com o M Night Shyamalan. É o terceiro filme do Peele, e ele escorregou no quiabo mais rápido que o diretor de "O sexto sentido".


DO NADA, VAMOS FALAR SOBRE ISSO 


OJ (Kaluuya) é um treinador de cavalos atores, sua família trabalha no mundo do cinema há décadas, mas os negócios vão mal e ele é obrigado a vender alguns animais. Sua irmã Emerald (Keke Palmer, salvando o filme) volta pra casa e os dois testemunham um evento estranho nos arredores da propriedade, são alienígenas? Aí os personagens mudam de uma hora para outra, nada no filme dizia que eles acreditavam barra tinham algum interesse barra entendiam do assunto. Mas se conseguirem filmar ou fotografar, podem ganhar uma boa grana. O modo como os personagens encaram o desconhecido é muito pouco realista. Na segunda metade vira um filme de aventura, mas sem novidades. E o filme tinha tempo de sobra para dar mais profundidade para os personagens, faltaram diálogos melhores, sobre sentimentos, sobre perda, sobre a família. É uma pena mesmo, porque o filme começou tão legal, parecia ter tanto potencial ...




2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: nope
ANO: 2022
PAÍSES: eua, japão
DURAÇÃO: 2h 10 min
DIRETOR: Jordan Peele (Corra, Nós)
ELENCO: Daniel Kaluuya, Keke Palmer, Brandon Perea, Michael Wincott e Steven Yeun

Anônimo disse...

Eu concordo que é mais um filme de ação com pitadas de terror, mas poxa eu fiquei no time dos que amaram o filme, Alessandro kkkkkkkkkkkkk. Acho que a mudança repentina dos personagens fala justamente sobre a nossa obsessão em registrar e midiatizar algo que a gente nem sequer entende. Além disso, o flashback do jovem Jupe serve pra completar o arco do personagem dele. Ele nunca se recuperou totalmente do trauma de ter visto aquele massacre tão de perto e tão novo, até porque esse evento é referenciado por ele próprio e pelas pessoas ao seu redor o tempo todo. E aí quando ele conhece a "nave", ele vê mais uma oportunidade de reviver o trauma, tentando domar uma criatura imprevisível em prol do entretenimento e no fim acaba levando não só ele próprio como sua esposa e filhos também. Acho que o filme tem muitas camadas e super recomendaria você ver uma segunda vez.