31.3.22

EU CONTRA O MUNDO (parte três)


Cara, o trailer de VALENTE (2012) mostrava pouco, mas me conquistou. A Pixar estava lançando sua primeira protagonista feminina. E a Disney até a colocou na lista oficial das princesas, ela respeita todas as regras? Meh, ela canta por dois segundos e é só. Bom, a vibe era boa, o visual tava incrível e ... ah, é Pixar, a gente sabe que ... ok, tirando Carros, até então era um clássico atrás do outro. Achei que veria uma aventura no estilo Senhor dos Anéis. O filme tava muito legal até a Merida encontrar a bruxa. A mãe dela virou um urso e o desfecho nem soube o que fazer com aquele lance do casamento arranjado. O feminismo foi embora e a trama ficou infantil demais pro meu gosto. E o pior ... ninguém na Pixar viu o filme "Irmão urso" em 2003. Eu estava no cinema e pensei: essa trama de novo? Assim tão cedo? Rapaz, que decepção.
No ano seguinte fiquei com mais raiva ainda. No Oscar. Haviam cinco indicados para o prêmio de melhor animação, dois filmes digitais e três em stop motion. Eu achei "Detona Ralph" divertido, "Piratas pirados!" também, chorei com "Frankenweenie" e me apaixonei por "ParaNorman", era o meu favorito na lista, mas comprei todos eles em mídia física, todos menos "Valente". Será que o filme da Pixar só ganhou um Oscar por ser um filme da Pixar barra Disney? O que os membros da academia levam em consideração na hora de votar no melhor filme animado? A animação? O trabalho envolvido na criação? Já vi que nem ligam para a trama ...

Um comentário:

Gilberto Abreu disse...

Isso aí não é você contra o mundo não! Valente é abertamente conhecido como um dos piores filmes da Pixar