21.1.19

livro - BEREN E LÚTHIEN


Pela primeira vez no Brasil. "Beren e Lúthien'' é um conto da década de 1930. Apesar dos pedidos de sua editora, e dos fãs, JRR Tolkien não tava a fim de escrever uma continuação para ''O hobbit''. Ele achava que não havia mais nada para se contar. Então ele passava o tempo escrevendo contos da Terra Média, contos antigos, milhares de anos antes de Bilbo e Gandalf.
O livro traz todas as versões e anotações do autor, sobre o conto de Beren e Lúthien, que seu filho Christopher conseguiu reunir. Beren é da raça dos homens, ele se apaixona pela elfa Lúthien, filha de um rei elfo e de uma deusa menor (uma maiar como Gandalf). O rei não vai com a cara de Beren e resolve zombar do rapaz. Se ele quiser se casar com Lúthien, deverá ir até a fortaleza do maléfico Morgoth e roubar uma joia da coroa do senhor do mal. A joia em questão é uma Silmaril (essas pedras guardam a luz das árvores que iluminavam o mundo no começo dos tempos, antes do sol e da lua). Isso é suicídio, mas Beren aceita o desafio.
Na primeira versão do conto, Beren se torna prisioneiro do príncipe dos gatos, um servo de Morgoth. Na segunda versão, o gato gigante é substituído por Thûn, que mais tarde se tornaria Sauron, o senhor dos anéis. Em outras versões, algumas em forma de poesia, vemos a origem estendida de Beren, a origem de Huan (senhor dos cães), um final trágico, um final feliz, um final com gente voltando dos mortos ...
Mais tarde, o livro conta as aventuras de Dior (filho de Beren) e depois de sua filha (mãe do mestre Elrond). A Silmaril passa de mão em mão ao lado de um tesouro, amaldiçoado por um anão que o tomou de um dragão, gerando três conflitos lendários entre povos élficos.


FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Beren and Lúthien
AUTOR: JRR Tolkien, editado por Christopher Tolkien
ANO: 2018
PÁGINAS: 366
EDITORA: Harper Collins



Nenhum comentário: