27.1.19

CHP CLASSIC


Em 1937, Walt Disney lançou a Branca de neve, o primeiro longa metragem animado da história. Levou 3 anos e meio para ficar pronto e custou uns 2 milhões. Se tivesse sido um fracasso de bilheteria o estúdio teria falido.
No ano seguinte, Dave Fleischer (dos irmãos Fleischer, criadores dos curtas animados do Superman), decidiu seguir a fórmula da Disney. Com 700 mil mangos, e com quase 700 artistas, ele criou um longa animado em menos de dois anos. Foi uma façanha. Pena que o filme (muito caro) não se deu bem nas bilheterias.
AS AVENTURAS DE GULLIVER (1939) tem uma animação digna da Disney, os cenários também impressionam. Gulliver surge em rotoscópia, desenhado por cima de um ator. Os lilliputianos foram animados a mão. Os pequenos encontram Gulliver na praia e o levam até a cidade. Ele desperta no momento em que um reino inimigo lança um ataque por mar. Gulliver defende Lilliputy e se torna um herói. A história é rasa, o filme se arrasta com os lilliputianos fazendo gracinhas, mas depois pinta uma trama de Romeu e Julieta. A princesa de Lilliput e o príncipe do reino inimigo estão apaixonados. 
O filme foi indicado para dois Oscars, canção e trilha musical. Walt Disney, todo blasé, disse que consegue fazer um filme melhor usando animadores que estão na reserva. Mas acabou adiando a estreia de seu segundo longa (Pinóquio) para não competir com Gulliver.


 

Nenhum comentário: