19.1.19

TRAGICAMENTE CÔMICO


Ih, eu tinha mó respeito pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho, comprava os livros do cara, acompanhava o Oscar na TNT com a narração dele, cruzei com ele no shopping Frei Caneca certa vez. Mas hoje, o cara apenas me diverte. Ler suas críticas após voltar do cinema é sempre uma experiência interessante. No começo eu me perguntava, será que vimos o mesmo filme? Parece que não. Fiquei com algumas suspeitas. Depois de alguns anos, cheguei a uma conclusão assustadora. Rapaz, ele não viu aquele filme e tá tentando me convencer de que viu.

O Rubens usa várias maneiras diferentes de escrever uma crítica sem precisar ver o filme. Certa vez, um certo diretor deu uma entrevista (revista SET, se não me engano) dizendo que seu filme seria assim assim e assim (pena, não me lembro mais do nome do filme). Meses depois, saiu o filme. Mas a trama havia tomado outro rumo. Percebi, rapidinho, pela crítica do Rubens, que ele não havia visto o filme. A trama que ele descreveu era aquele esboço abandonado que foi mencionado na entrevista, o filme era beeem diferente. 

Às vezes, o crítico vai atrás de uma sinopse norte americana. Traduz com suas próprias palavras e a enfia na crítica do filme. Em ''como treinar o seu dragão 3'', ele resolveu mencionar o filme anterior onde um cara chamado Soluço e outro chamado Sem Dente encontram uma caverna e ... Ok, pra começar, o outro cara é chamado de Banguela aqui no Brasil, e não é um cara, é um dragão !!! Sobre a trama do terceiro filme ... nada de nada.

Eu não sei, às vezes imagino o Rubens dentro do cinema com um livro, ou com o celular, ou dormindo. De vez em quando, ele levanta a cabeça, olha para a tela, faz ''hum-hum'' e baixa a cabeça novamente. Só assim pra poder explicar uma certa crítica no ano passado: "o roteiro é confuso, esteja avisado". Ah sim, muita criança saiu confusa da sessão, eu bem que notei isso.

Ele também costuma falar sobre a carreira do diretor, dos atores, isso é legal. Menciona a sinopse do filme (que você pode ver em qualquer lugar por aí) e ''esquece'' de dar sua opinião pessoal. Certa vez, eu vi o cara descrevendo o trailer de um filme (!!!). Se tivesse visto o filme, teria mencionado um ''algo mais'' bem relevante que não aparece no trailer.

É claro que isso não acontece o tempo todo. Percebi que o Rubens não curte animações, filmes de super heróis, blockbusters norte americanos em geral (se ele gostou de algum blockbuster, o filme deve ser ruim). Mas é sempre divertido ver o cara errando o nome de certos filmes (atuais), ele os conhece pelo título original. Sem saber o título br, ele simplesmente traduz a coisa ao pé da letra. 

Em 2012 ele disse que a carreira do Ryan Reynolds estava com os dias contados, ele não tem como vingar como ator, o olho esquerdo está perto demais do olho direito. E que tal os olhos cansados do Jake Gyll-o? E os olhos da Mila Kunis? ''Ela tem olhos grandes demais, ela me assusta''.

Bem, é uma pena que o cara não entrou na era do politicamente correto. Antes ele podia dizer que a "Carey Mulligan tem cara de cachorro pequinês". Mas agora, chamar a Frances McDormand de feia e uma atriz trans de ''rapaz'', no Oscar, irritou algumas pessoas. Pela primeira vez, em 34 anos, teremos um Oscar sem o Rubens. Ele já tá com 73 anos, será que não poderia deixar o palco com um pouco de dignidade?

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho notado que muitos críticos não assistem o que eles estão criticados um exemplo e o Ei nerd quando falou do primeiro episodio da serie dos titans ele falou muita coisa que não tinha sentido dizendo que batman despareceu de gotham city e Robin esta trabalhando sozinho e as pessoas não gostam do robin, quando ele falou isso eu fechei o vídeo ficou obvio que ele não assistiu ou não prestou atenção.

Anônimo disse...

Ele pode levar o Silvio Santos, por favor?

Sempre o achei ofensivo e grosseiro. Lembro que a primeira vez que o vi foi quando apresentava um quadro na Rede TV antes de sessões de filmes. Na época eu pensei: que maricona mal comida (hoje isso é feio dizer).

Ai associei a voz dos comentários na TNT e logo pensei: nossa, é esse cara o velho rabugento e sem noção que só gosta da Época de Ouro do Cinema Hollywoodiano.

Mas algo eu aprendi com ele: acertar os vencedores de premiações sem ter visto os filmes. Nunca vejo e acerto uma boa parcela, até séries que não entram na minha grade eu consigo prever que vai ganhar prêmios. Então, obrigado Rubens Ewald Filho por me ensinar a os ciclos e padrões das premiações #algumadignidade

Raul disse...

Ele sempre foi um picareta, e não é de hoje! Me lembro de vários micos dele no passado, váááários!! Tinha uma época que achava engraçado, hoje nem isso...

Anônimo disse...

Sair com dignidade? Como se ele não merece? Talvez nunca tenha merecido se considerarmos que é costume ele ser desrespeitoso. Não vamos passar pano em atitudes de pessoas assim, por favor...
Como o amigo aí em cima comentou, ele bem que poderia levar o Silvio Santos também.