O último volume da coleção. Aqui temos as primeiras versões do prólogo e dos apêndices de "O senhor dos Anéis". A história de Bilbo e dos hobbits. A origem, a evolução e a tradução para o inglês de vários idiomas. Os calendários dos povos e as árvores genealógicas de alguns personagens.
Tolkien escreve como se fosse um estudioso daquela remota Era, ele apenas encontrou o livro vermelho e o está traduzindo para o inglês. Achei interessante a parte dos nomes pessoais, Tolkien encontrou o nome Maura, que não é comum no Condado, mas tem um Maur em Gondor, que significa "sábio, experiente". Então ele pegou um equivalente no alemão moderno, Frōd, e criou Frodo. E que tal Bilba virando Bilbo?
O conto dos anos foi bem legal. Os eventos mais importantes da Segunda e da Terceira Era. Na TE, Tolkien conta a origem dos hobbits, quando os Grados rumaram para o leste, até Bri e a fundação do Condado. Tem uma lista enorme sobre todos os chefes dos Dúnedain, até chegar em Aragorn. Uma lista de todos os regentes de Gondor. A história de Aragorn e Arwen, a história do povo de Durin (até a batalha dos cinco exércitos), outro ensaio sobre os idiomas (de homens e anãos), mais da gramática dos elfos, a origem do lembas ... ah, tem coisa legal perto do final.
O Glorfindel que morreu em Gondolin é o mesmo Glorfindel que salvou o Frodo milhares de anos depois? Vemos a história dos cinco magos. Tolkien sempre muda a ordem de chegada deles, mas diz que alguns magos (desconhecidos) podem ter pisado na Terra-média na Segunda Era.
A história de Tal-Elmar, um camponês qualquer que viveu na época das navegações de Númenor, fecha o livro e nunca foi concluída. E temos a Nova Sombra, que se passa cem anos após "O retorno do rei", não existem mais elfos e nem anãos, apenas os homens habitam a Terra-média. E parece que um novo mal está surgindo, mas esse conto também ficou inacabado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário