18.10.25

📼 CHP CLASSIC


Quando comecei a escrever o blog, ou melhor, quando comecei a catalogar os DVDs num caderno, decidi que todo filme até 1969 seria um Clássico. Havia o Cinema Realidade nos anos 70 e o Boom do cinema para adolescentes na década de 1980, então a Era de ouro de Hollywood deveria terminar em 69, como dizem por aí. Ah, mas isso foi há vinte anos... eu deveria começar a incluir filmes da década de 70 aqui nos clássicos do blog. JORNADA NAS ESTRELAS, O FILME é de 1979, e pra mim é um clássico. 
Na época, havia planos para trazer o seriado de TV de volta, mas, após o sucesso de "Guerra nas Estrelas" nos cinemas, decidiram levar "Jornada nas Estrelas" para a tela grande. Então, o episódio piloto da nova série foi esticado e transformado em um longa-metragem. Algo que está bastante evidente no roteiro do filme. Dizem que nessa franquia os números pares são os melhores, e, realmente, "Jornada 2, a ira de Khan" é um filmão, mas eu tenho muito carinho pelo primeiro filme desde criança. Se você é uma dessas pessoas que acha que esse filme tem um ritmo sonolento, nem queira ver a versão estendida. O filme deixa a ação de lado e investe em questões filosóficas envolvendo inteligência artificial, é realmente um episódio estendido, não tem muita cara de filme.
Fiquei com vontade de rever o filme recentemente, quando a Pixar lançou "Elio". A animação fez uma brincadeira e uma homenagem quando disse que a sonda Voyager nunca mais vai encontrar o seu criador. Isso pelo menos, essa revelação que acontece quase no final, transformou o filme de 79 em um clássico cult.




Nenhum comentário: