2.11.22

👍👎 O MELHOR E O PIOR DE 2021

1- HOMEM ARANHA SEM VOLTA PARA CASA

Foi o filme do Miranha que todo mundo tava pedindo, fugir dos spoilers foi complicado. As inúmeras participações especiais meio que compensaram a trama que se arrasta um pouco, mas o filme emocionou e divertiu muita gente. Outros heróis: O esquadrão suicida, Shang Chi e a lenda dos dez anéis, Liga da Justiça de Zack Snyder.

 

2- NO RITMO DO CORAÇÃO

Entre os indicados ao Oscar, esse era o meu favorito, o mais gostoso de assistir. E foi uma surpresa daquelas quando ganhou o prêmio de Melhor filme. Não era um dos favoritos, é um filme bem simplório, não é nenhuma mega produção. Outros oscarizados: Ataque dos cães, Belfast, Drive my car, Mães paralelas, Não olhe para cima.

 


3- FREEGUY

É uma pena esse filme não ter caído no gosto do povão. Pra mim, embora não seja baseado em nenhum game específico, foi uma ótima adaptação de um vídeo game. Foi divertido do começo ao fim. Lembra um pouco "O Show de Truman" (1998) e "Detona Raplh" (2012). Eu gostaria de rever, tá no streaming agora, mas eu quero muito ter um blu-ray. É pra guardar em casa. Outros filmes para serem redescobertos: Lamb, O último duelo, Resident evil bem vindo a Raccoon city (também quero em mídia fisíca), Ghostbusters mais além, A fita cassete.

 

4- A FAMÍLIA MITCHELL E A REVOLTA DAS MÁQUINAS

Foi a animação mais divertida do ano, e nos apresentou a uma protagonista lésbica da maneira mais natural do mundo. A Pixar e a Disney não decepcionaram em 2021 mas ... a gente quer ver animações divertidas também. Outros filmes animados imperdíveis: Raya e o último dragão, Luca, Flee, Encanto.

 

5- CRUELLA

Caramba, esse filme foi uma surpresa. Mas também, quantos live actions da Disney acabam dando certo? A vilã ganhou uma história de origem bem elaborada, o clima sombrio tinha tudo a ver com ela. Levou um bem merecido Oscar pelo figurino, o filme tinha mesmo a obrigação de caprichar nessa categoria. Ele é todo da Emma Stone, ela chegou a brigar com o estúdio por conta do lançamento no D+, mas fechou um acordo para uma continuação. Outras atuações marcantes: Tick, tick ... boom!, Palmer, A tragédia de Macbeth, Apresentando os Ricardos, Os olhos de Tammy Faye.

 

NO FUNDO DO POÇO:

Muito lixo num ano só, difícil escolher apenas um. Então vamos de fator decepção novamente. Por que que eu achei que seria uma boa ideia conferir o ESQUECERAM DE MIM da Disney? Ah, eu gosto do garotinho Archie Yates. Mas o filme passou tempo demais tentando explicar como uma criança consegue ser esquecida em casa no mundo digital atual. Não é melhor que as continuações que a franquia teve ao longo dos anos.

Quando disseram que MORTAL KOMBAT teria um personagem novo que seria justamente o protagonista do filme, ninguém curtiu a ideia. Eles fizeram algo para mudar isso? Não. Apesar de todas as inovações tecnológicas, não achei esse filme melhor que a adaptação de 1995. O desfecho foi a parte que mais me irritou. Foi uma aventura genérica, não um MK.

Quando anunciaram SPACE JAM 2 com LeBron James, eu disse: ''QUEM????". Nunca ouvi falar. Mas tudo bem, temos os Looney Tunes. Mas eles foram convertidos para o 3D ... tudo errado. O filme só valeu a pena mesmo pelas partes animadas e pelos inúmeros easter eggs. A história ... é melhor ignorar completamente.

Não vejo um filme bom das Wachowski há tempos. Eu realmente achei que, já que o assunto era Matrix, o quarto filme receberia um certo capricho. Entendo que não seria nada fácil trazer certos personagens de volta após o final da trilogia mas, caramba, poderiam ter tentando fazer isso de uma maneira mais simples. MATRIX RESURRECTIONS tá muito preocupado em fazer a gente se lembrar do filme de 1999, a nova trama é um porre e acabou quebrando algumas regras da própria franquia, tudo pelo fan service. Não é uma continuação, é um puxadinho.

 

Um comentário:

Neto Paes disse...

Só queria te agradecer por ter feito essas listas dos anos, Alessandro. Percebi que tem muitos filmes que eu não assisti.