19.2.22

em cartaz - UNCHARTED (2022)


Um projeto que já tem uns dez anos, passou pelas mãos de vários diretores. Ganhou um curta com o Nathan Fillion que muita gente adorou, mas a Sony não se empolgou. Eu sou um daqueles que não curtiu a escalação do Tommy. Mas eu entendo, eles já estão pensando numa franquia, em alguns anos o rapaz vai estar no ponto. Só que não, o Nathan Drake do quarto jogo é o meu favorito, o cara é um sonho, acho que nunca vou ver o Tommy como um Nathan Drake. Mas então tá, temos as mesmas roupas, um trailer que mostrou a recriação de um momento do terceiro game (só que de uma maneira menos realista), logo, o desafio do momento é um só: esse filme tem que ser uma adaptação de Uncharted, o jogo. Como impedir que seja apenas um filme de ação genérico do Tommy que é um Uncharted apenas no título ??


WOW, FOI FUNDO DEMAIS

Bom, acontece que o filme é quase um meio a meio, temos alguns personagens do jogo, uma trama chupada do quarto game, é um Uncharted sim, mas ao redor do Tom Holland. O rosto de garotinho não ajuda, ele trabalha como barman e é um ladrão lalau, sabe muitas coisas sobre História e ... sua única habilidade parece ser a de botar os pés numa parede para saltar (ele faz isso várias vezes). É um Unchated sim, mas com um Nathan Drake depois da gripe. Ele não tem aquele jeitão de Han Solo. Nate é recrutado por Sully (Wahlberg), que trabalhou com seu irmão Sam, que está desaparecido. Eles procuram pelo tesouro de Magalhães e precisam encontrá-lo antes do Antonio Banderas. A violência tá bem moderada, temos gargantas cortadas fora do enquadramento, o clima do filme lembra "A lenda do tesouro perdido" (Nicolas Cage), levando a gente para vinte anos no passado, quero dizer, o filme não traz coisas realmente novas. Tommy fica descamisado sem motivo (fórmula Marvel) e tem uma cena adicional nos créditos que tenta copiar os games (tarde demais) de uma maneira tão forçada que parece uma paródia. Destaque para dois easter eggs da Naughty Dog que eu achei legal. Foi um bom filme de aventura, mas não é uma boa adaptação, e sim, eu vou culpar o protagonista de "13 anos" por isso.





2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2022
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 1h 56min
DIRETOR: Ruben Fleischer (Zumbilândia, Venom)
ELENCO: Tom Holland, Mark Wahlberg, Sophia Ali, Tati Gabrielle e Antonio Banderas
ESTREIA BR: 17 de fevereiro

Anônimo disse...

Nossa concordo muito contigo. O filme é ok, mas como eu amo esse gênero de aventura caça tesouro eu me diverti a beça. E apesar de achar que o Tom tá bom no papel continuo não gostando da escolha. Mas isso não tem nada a ver com a idade dele, no caso. Eu só acho que ele desgasta demais a imagem nessa de ficar tentando colecionar franquias. Primeiro que ele mais erra do que acerta (vide chaos walking), segundo que até eu que sou fã do cara já não aguento mais ver ele lançando três filmes por ano kkkkkkkkkkkkkk

No mais concordo que o fator violência poderia ter pegado um pouco mais pesado. E eu senti falta de alguma coisa sobrenatural no terceiro ato. Além de ser uma tradição do gênero isso sempre rola nos jogos da saga também!