3.2.22

em cartaz - SPENCER (2021)

O filme não é muito bom com os diálogos, mas consegui captar sua mensagem. Só não sei dizer se o filme é pró ou contra a princesa, Diana é a mocinha da trama mas às vezes o filme não a trata como tal. A atuação de Kristen Stewart é uma montanha russa, ela vai do ridículo ao perfeito, do exagerado ao fantástico, ela tem momentos bons e ruins, em vários níveis, entre os dois. O filme todo é pelo ponto de vista da princesa e isso não é legal, você precisa fazer alguma pesquisa antes de ver o filme (ou, puxar as coisas pela memória), os membros da família real não gostam da moça, ela está sendo traída por Charles, ela está quase surtando, o filme mostra as consequências, a saúde mental dela está frágil, mas não menciona as causas. No máximo, vemos a criadagem fazendo fofoca e é só. Sem as causas, o filme faz a princesa parecer uma louca e ponto.

 

Ok, então vamos dizer que você é uma daquelas pessoas que acompanhou os tablóides na década de 1990 e já está por dentro de tudo, esse filme precisa de você. Diana está indo para uma fazenda onde a família real costuma passar o natal, serão apenas três dias. Ela deverá seguir vários protocolos, seus vestidos, para cada ocasião, já foram escolhidos. Comer com a família real, tirar fotos, atirar em faisões, tudo está agendado, mas Diana sempre se atrasa. Ela quer ficar com os filhos, quer visitar as ruínas da casa de sua família, que fica ali perto, e ela não tem ninguém com quem conversar (o personagem de Timothy Spall a gente aceita numa boa, mas não sei por que diabos aquele cozinheiro está no filme). Ela também sofre algumas alucinações e vê o fantasma de Ana Bolena, é ... esse filme não ajuda a gente a sentir empatia pela personagem, faz tudo errado. Se o filme fosse mais escandaloso ... se tivesse diálogos mais afiados ... Diana confronta Charles na sala de jogos e nada acontece, nenhuma explosão. Ok, britânicos são péssimos na hora de expressar sentimentos, mas caramba ... esse filme precisa de ajuda.




2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2021
PAÍSES: reino unido, eua, chile e alemanha
DURAÇÃO: 1h 57min
DIRETOR: Pablo Larraín
ELENCO: Kristen Stewart, Timothy Spall, Jack Farthing, Sean Harris e Sally Hawkins
ESTREIA BR: 27 de janeiro de 2022

Raul disse...

Não gostei do filme. A atuação de Kristen está incrível, e toda a caracterização e locações estão perfeitas. Mas novamente, assim como Jackie, não gostei da representação da figura histórica que eles fizeram. O roteiro é fraquíssimo, e sim, todos esses personagens de empregados que criaram em torno dela são péssimos.