8.6.21

GALERIA DO TERROR

Ah, TERROR EM AMITYVILLE (1979), a mãe de todas as casas mal assombradas. Veio antes de ''O iluminado'', antes de ''Poltergeist'', ''A maldição da residência Hill'' chupou muita coisa desse filme, ele gerou uma franquia e ... foi baseado em fatos reais (tá bom ...). O vhs dava medo, tinha uma mensagem no poster: ''Pelo amor de Deus, fuja!''. Meu dvd também veio com esse aviso, adorei, bem nostálgico. Bom, filmes de terror precisam inovar o tempo todo, aquilo que assustava as pessoas em 1979 não funciona mais hoje. O filme tem um ''terror psicológico'', não é visual, dá medo por sugestão. Quando eu era criança, funcionava pra mim.

James Brolin (o pai do Josh Brolin) é casado com Margot Kidder (a eterna Lois Lane) e eles têm três filhos pequenos. O casal comprou uma casa enorme, uma pechincha, ninguém na região se interessou em morar lá por conta dos assassinatos que ocorreram no local um ano antes. O assassino disse que ouviu vozes, a casa mandou ele matar sua família. Não demora muito e o paizão começa a se sentir estranho, cortando lenha sem parar. O filme também acompanha um padre que visitou a casa e ouviu um ''Vai embora'' bem tenebroso num cômodo vazio. O filme ganhou um remake em 2005 com a palavra ''Horror'' no título br (respeitando o título original), e foi estrelado por um desconhecido Ryan Reynolds e também tinha a Chloë Grace Moretz no elenco. Além de ser mais curtinho, o remake também trazia o paizão cortando lenha sem camisa. Mas é terror atual, dependente do visual e da trilha musical para dar sustos, não tem o charme e a simplicidade do filme de 1979.

 



3 comentários:

Kayo Ewing disse...

A Margot tá linda nesse filme aff

Anônimo disse...

Se eu não me engane o primeiro filme "oficial" de casas mal assombradas foi o solar das almas perdidas de 1944 confere?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Eu iria mais longe porque tenho na coleção "O gato e o canário" de 1939, remake de um filme mudo de 1927. No caso de Amityville, eu só chamei de "a mãe" por conta de sua popularidade e o impacto que causou no cinema moderno ;)

Peraí ... Margot?
Eu só reparei no volume na cueca do James Brolin.