17.6.21

DÊ UMA CHANCE PARA ...

Ah, eu adoro esse filme. Quando eu era criança, eu queria ter uma réplica desse robô. O merchã existe, mas acho que não passou pelo Brasil na época. E olha que, nesse filme, eles usaram um robô de verdade (é estranho, me lembro do filme ''O exterminador do futuro 3, a rebelião das máquinas'' (2003) se orgulhar de usar um robô de verdade na produção, mas eles não foram os primeiros). UM ROBÔ EM CURTO CIRCUITO é de 1986.

A trama é bem anos 1980. Steve Guttenberg criou alguns robôs para serviços domésticos mas o exército americano pretende usá-los em combates. Um dos robôs, o número 5, é atingido por uma descarga elétrica, por conta de um relâmpago, e se torna consciente. Ele deixa a instalação militar e começa a descobrir o mundo, se tornando amigo da personagem de Ally Sheedy. Os militares estão atrás do robô e querem acabar com ele, a moça não consegue convencer ninguém, nem o criador do robô, que Número 5 está realmente vivo. As cenas em que o robô prova que tem sentimentos e imaginação são tocantes. 

É meio difícil levar o personagem de G.W. Bailey a sério quando ele interage com o Steve Guttenberg no filme, ambos estavam na franquia ''Loucademia de polícia'', parece que o Bailey vai gritar com o Steve, chamando ele de ''Mahoney'', a qualquer momento. O filme ainda me diverte, mas envelheceu mal num certo ponto, fiquei chocado com o personagem de Fisher Stevens ao rever o dvd, ele faz o papel de um indiano como se estivesse nos Simpsons, bem ofensivo. O filme ganhou uma continuação (também legal) em 1988, com Fisher no papel principal, mas nunca encontrei o filme em dvd br.

 

2 comentários:

Unknown disse...

Wall-e tem alguma inspiração nesse filme?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Lembra muito mesmo, pela aparência do robô.