30.7.12

BATMAN, O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

Se você juntar os três filmes, você terá uma senhora trilogia. Separadamente, algumas coisas chatinhas podem surgir. Esse terceiro filme não supera o segundo no quesito "vilões". O Coringa e o Duas Caras são imbatíveis. Bane faz o tipo cruel até o osso, você fica de queixo caído ao ver o que ele apronta em Gotham City nesse filme. Mas não é um vilão marcante, ele faz o que pode, só que o maior problema de Bane nesse filme é a sua voz. Ele foi dublado! Tudo bem, é difícil falar através da máscara, e a câmera Imax, usada no filme, não é apenas incrivelmente pesada, ela também é bem barulhenta, e o audio do filme precisa ser passado a limpo após as filmagens. E a dublagem do Bane incomoda, ficou muito esquisito. Ele faz muitos discursos e eles são bem longos, prejudicando um pouco o ritmo do filme. A Mulher Gato rouba qualquer coisa que não esteja pregada no chão. Ela está ótima no filme, poderia ter ganhado mais espaço na trama. O filme é todo do Comissário Gordon e de seu fã número 1, Joseph Gordon Levitt, praticamente um Robin nesse filme. Bruce Wayne vem em seguida, o Batman, no final da lista. O herói reina apenas nos minutos finais que são eletrizantes.


CHICOTE? ALGUÉM?

O filme se passa oito anos após o segundo. Batman está sendo procurado pela polícia, foi acusado de ter matado Harvey Dent, que se tornou um herói na cidade. Gotham City atravessa uma era de paz, Bruce Wayne abandonou o uniforme e vive recluso em sua mansão desde a morte de Rachel, no filme anterior. É nesse momento que o terrorista Bane aparece, com um plano mirabolante. Forçando Bruce a vestir novamente o velho uniforme. Mas ele não está preparado para um vilão como Bane. Diferente do Bane de "Batman e Robin", este aqui é bem esperto, está sempre dois passos a frente do homem morcego (o fator "detetive" está em baixa nesse novo Batman). Todos os outros personagens, até a Mulher gato, se jogam no meio de uma zona de guerra (é a Gotham City de "Arkham City"!) enquanto Bruce Wayne perde tudo, literalmente, e precisa ressurgir sem a ajuda do Batman. Aqui e ali, várias referências a vários gibis, de "a queda do morcego" a "ano um", alguns fãs vão pescar diálogos famosos. O filme está sendo chamado de "o final da trilogia barra saga barra qualquer outra coisa", mas é apenas o último Batman do diretor Christopher Nolan. Se bem que, ao mesmo tempo que deixa pontas soltas para uma futura parte quatro, o filme também costura outras pontas dificultando a vida de uma futura parte quatro. No futuro do homem morcego, um novo reboot poderá surgir, argh.











VEJA TAMBÉM: Nova York sitiada, O pacificador, Batman o cavaleiro das trevas, Fuga de Los Angeles.

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the dark knight rises
ANO: 2012
PAÍS: reino unido, eua
DURAÇÃO: 164 min
DIRETOR: Christopher Nolan
ELENCO: Christian Bale, Gary Oldman, Tom Hardy, Joseph Gordon Levitt, Anne Hathaway, Michael Caine e Morgan Freeman.
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 27 de julho

Mich disse...

Wow! O filme ficou muito bom! Não priorizou tanto a ação deixando um clima bem tenso, principalmente no clímax.

Ótimo fim para a trilogia.

P.S. Na semana em que o filme estreou nos EUA, o pessoal do tumblr (que, respeitosamente, não espalhou spoilers) começou a sacanear a voz do bane... no princípio, não tinha achado graça, mas depois que vi o filme foi insuportavelmente não pensar nisso:
O Tom Hardy (além de ser muito bonito... corta essa!) foi dublado pelo Sean Connery! rs
http://24.media.tumblr.com/tumblr_m7w00dq5351qc238wo1_500.jpg

Essa aqui é a pior!!
http://24.media.tumblr.com/tumblr_m7vnbtyQOv1r73u7co1_500.jpg

Anônimo disse...

"Joseph Gordon Levitt, praticamente um Robin nesse filme"...eu ri.

Anselmo disse...

Esse Nolan é foda mesmo, o cara tinha tudo na cabeça desde o início. Juntar a base do primeiro filme com os eventos do segundo para amarrar o terceiro comprova isso. Só senti falta de uma menção ao Coringa e gostaria de ver mais Mulher gato em ação.

O fato do Bane ter sido dublado não me incomodou, quer dizer, a máscara cobre a boca e meio que prende o maxilar, quase não dava para ver movimento de face, de um jeito ou de outro pareceria dublagem mesmo.

Só achei um pouco longo, como também acho os dois primeiros. Acredito que dava para cortar ou encurtar algumas cenas sem correr o risco de perder o rumo, isso vale para o Begins e também para o The Dark Knight.
Sobretudo é inquestionável a importância desses filmes, não só para recuperar a moral do Batman, mas para provar que é possível fazer uma adaptação de super herói séria e adulta. É uma pena que dois desses filmes, a partir de agora, sejam lembrados pelos piores motivos...

Só gostaria de registrar que eu ainda não tinha visto os dois primeiros, portanto tive que me programar para o terceiro. Foi uma experiência bem legal acompanhar o Batman todo dia, durante três dias seguidos.

Marcelo Doni disse...

Quase não consigo ver Batman legendado deixei passar um tempo e so consegui graças a playart que exibi uma cópia no bristol em horários excelentes para assistir essa semana em São Paulo; vamos ao filme que roteiro e direção de mestre tudo é sensacional claro que Bane e maldoso mas não é coringa, mas que virada de cena aquela da hístoria da criança que fugiu da prisão, o comissorio Gordon (Gary Oldman impecavel) e Joseph seu personagem não tem penso nenhum de coadjuvante aliás todos os personagens estão na medida para trama(Michael, Morgan e Marion Cotillard ) agora aquela cena no estadio, e que Mulher gato parabéns pela forma como a introduziram na trama e bela interpretação de Anne(que mostrou empenho e não ficou devendo as críticas anti Anne Mulher Gato), e Christian atuou mais como Bruce do que Batman e não pisou na bola, realmente uma trilogia extraordinária de nolan sobre esse Batman de encerramento merecia indicações a prêmios, claro que teve pequenos deslizes a cura na coluna, o não detetive (concordo Alessandro) mas são perdoados.