18.7.12

10 FILMES OBRIGATÓRIOS SOBRE: EPIDEMIA DE ZUMBIS

TODO MUNDO QUASE MORTO
Diferente de todos os outros filmes do gênero produzidos até então. Essa paródia de "a noite dos mortos vivos" é uma ótima comédia. Faz uso da mesma premissa do filme de George Romero. O tal satélite que voltou de Vênus, com algum tipo de vírus mágico ou algo parecido, e que deu inicio à epidemia zumbi. Desta vez, temos um cara pra lá de comum como protagonista. Para ele, a epidemia caiu do céu, sua vida era um porre, e essa é a sua chance de provar que pode fazer algo heróico por alguém.


TERRA DOS MORTOS
No quarto capítulo da saga de George Romero, os vivos estão em vias de extinção. O mundo todo foi dominado pelos mortos. No último refúgio da raça humana, os ricos e os pobres se enfrentam, enquanto isso, lá fora, os zumbis ficam inteligentes. Eles aprendem a usar armas e a atravessar o rio que os separa dos vivos. Tecnicamente, é o capítulo final, o diretor fez apenas spin ofs nos filmes seguintes.


RESIDENT EVIL: RECOMEÇO
Depois de 3 capítulos, já estava mais do que na hora da franquia aparecer com um filme que fosse mais fiel aos games, que lhe serviram de inspiração. O quarto RE lembra bastante os games, traz milhares de zumbis (que, por mais incrível que pareça, estavam em falta nos filmes anteriores) e um lugar fechado onde os humanos estão escondidos, neste caso uma prisão abandonada. Mas a maior sacada do filme acontece logo no inicio. Alice perde todos os seus super poderes e a gente agradece, tava forçado demais.


O RETORNO DOS MORTOS VIVOS
Ok, esse filme não deveria estar aqui, uma vez que a epidemia foi contida antes de deixar uma cidade. Mas é uma comédia legal. O gás letal que vaza de um tanque traz de volta à vida qualquer coisa morta, seja um esqueleto ou um cachorro cortado ao meio, é engraçado porque é tosco. Tanto nas legendas em português, quanto na dublagem brazuca, o filme nos diverte ao fazer os zumbis dizerem "miooolo".


ZUMBILÂNDIA
A melhor paródia zumbinesca já feita. É a primeira vez que alguém dita as regras para se sobreviver num mundo infestado de zumbis. Eles são rápidos e matá-los pode ser uma ótima maneira de exercitar sua criatividade. Matar zumbis não é assassinato, então divirta-se. Uma parte 2 foi prometida, e até um seriado de tv, mas até agora... nada.


MADRUGADA DOS MORTOS
O remake do segundo capítulo da saga de George Romero (o despertar dos mortos) consegue superar o filme original. Para começo de conversa, esqueça os zumbis que se arrastam, é muito fácil correr entre eles, os zumbis agora são rápidos, eles correm atrás de você. Isso deu ao filme um toque de terror a mais, e o número de figurantes fantasiados também impressiona, você não vai querer se arriscar no meio dessa zumbizada de jeito nenhum.


FIDO, O MASCOTE
Numa década de 1950 alternativa, uma epidemia de zumbis foi controlada após uma terrível guerra. Os vivos moram em cidades cercadas e os mortos habitam as zonas proibidas. Foi criado um colar que acaba com a fome dos zumbis, e isso os deixa mansinhos. Eles agora trabalham como criados para os vivos. Quando Fido, o mascote do pequeno Timmy, se livra de seu colar, ele mata uma idosa. E o garoto precisa se livrar das provas para impedir que seu "bichinho" seja levado pelas autoridades e sacrificado.


EXTERMÍNIO 1 E 2
O filme começa bem "walking dead", ou seria o contrário? (o filme é de 2002 e o gibi é de 2003). Mas como foi que conseguiram esvaziar a cidade de Londres durante as filmagens? Ou será que o povo foi apagado digitalmente? O segundo filme não consegue superar o primeiro, ele é bem fraquinho. Deixou os zumbis de lado e investiu num drama familiar meia boca. Mas a presença de Jeremy Renner deu ao filme um aspecto de Resident Evil O JOGO, e nem mesmo os filmes da serie RE chegaram perto disso.


[REC]
Outro filme de infestação contida que não poderia ficar de fora. Desde 1999 nós já vimos muitos clones da Bruxa de Blair, mas esse foi o primeiro clone com zumbis, e o filme funciona que é uma beleza. Até George Romero, o pai dos zumbis, gostou da ideia e fez uma versão teen que foi um fiasco. Fuja da versão norte americana que não tem o mesmo charme desse filme espanhol, e também da continuação que quis dar maiores explicações ao mistério e caiu no ridículo.


A NOITE DOS MORTOS VIVOS
Dã, o pai de todos. O primeiro filme da saga de George Romero já ganhou até uma versão em 3D. Em 1990 o próprio diretor fez um remake, a nova versão era em cores e trazia uma heroína mais corajosa (no filme de 1968 a moça passa boa parte do tempo em estado de choque). Como todo filme da franquia, vemos os fatos pelos olhos do cidadão comum, ninguém sabe dizer ao certo como a infestação começou e isso não importa. A população está em pânico e é cada um por si. Cada filme do diretor, no meio da zumbizada, é uma critica social. Neste primeiro episódio, ele ataca o racismo no clássico e polêmico final.

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

VEJA TAMBÉM:
O despertar dos mortos

PARA JOGAR AGORA:
Deadrising chop till you drop

PARA LER:
Guerra mundial Z
Apocalipse Z

Arthur Beaverhousen disse...

Zumbilandia. Sério?

Bom gosto é gosto... kkk

Anônimo disse...

pra jogar...lilipop shaw...um luxo

ReViL wesk disse...

gostei da lista, e por mais que eu ame resident evil o melhor na minha opinião é REC foi o unico que me deixou realmente tenso kkk

Anônimo disse...

ah arthur, isso é normal, ele tem um blog de cinema e gosta de crepusculo wtf

Sam Peregrine disse...

Só você pra fazer uma lista tão boa.
Adorei!

aécio Sales disse...

a melhor cena do "Todo Mundo Quase Morto"...

Quando um dos personagens pede para todos fazerem cara de "mortos" e uma senhora recebe um elogio pela excelente caracterização e ela, prontamente, responde que ainda ia começar a encenação....faz-se um silêncio vergonhoso pois ela é feia de doer e já parece estar zumbificada !

Quase me mijo de tanto rir...

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Fui ofendido por falar mal de crepúsculo e acusado de gostar de crepúsculo.
Ainda bem que tudo vai terminar em novembro.
ops, me pediram uma edição especial...