Quando o filme foi anunciado, eu entrei em conflito. Por um lado, não queremos outro live action do Rei leão, mas por conta da bilheteria, a Disney acredita que queremos. Por outro lado, teríamos uma história original e, acredito eu, o maior problema do primeiro filme seria corrigido, é impossível que aquilo não tenha chegado aos ouvidos do estúdio. O resultado final ficou no meio termo. A história é boa, ponto. Os animais ganharam expressões e... isso não ficou bom no fim das contas. Não dá para colocar expressões humanas na cara de um animal (não primata), bocas foram repuxadas, testas foram deformadas (porque leões não têm sobrancelhas). Lembra daquele sutil CGI que colocou um sorriso na boca do Pongo no filme de 1996? Aqui, o estica e puxa é exagerado e incomoda porque... não dá pra mexer muito na cara de um leão e esse filme provou isso.
Simba deixa Timão e Pumba cuidando de Kiara e aí o Rafiki aparece e começa a contar a história de Mufasa. Separado dos pais ainda filhote, ele é salvo por outro leãozinho, Taka, filho de um rei leão local. O rei não aceita o filhote estranho no bando, a rainha o pressiona e Mufasa passa a viver com as fêmeas do bando. Ele e Taka se tornam inseparáveis. Anos depois rola um conflito com um bando de leões albinos e os dois irmãos são forçados a fugir. Mufasa acredita numa lendária terra verde e quer chegar lá a todo custo, eles fazem novos amigos durante a jornada enquanto são caçados pelos leões brancos.
É um filme para todas as idades, mas quando o clima pesa ele pesa bastante como num doc do Nat Geo. A trama mistura várias animações como "Tarzan", "O príncipe do Egito" e "Em busca do vale encantado", além de fazer várias referências ao desenho de 1994, mas eu gostei. Sinceramente, esperava por um filme bem pior. Ele ganha alguns pontos por conta do clímax, foi um final legal, mas a jornada do Scar não foi muito bem desenvolvida. O que não dá para salvar mesmo são as canções, nenhuma delas é memorável, foram forçadamente enfiadas no filme. A canção do vilão é a pior coisa que você vai ouvir neste fim de ano.
FICHA TÉCNICA
TÍTULO ORIGINAL: Mufasa, The Lion king
ANO: 2024
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 2hs
DIRETOR: Barry Jenkins (Moonlight)
ELENCO DE VOZES: Aaron Pierre, Kelvin Harrison Jr, Tiffany Boone, John Kani, Mads Mikkelsen, Preston Nyman, Seth Rogen, Billy Eichner.
ESTREIA BR: 19 de dezembro