30.10.23

🎃 chp apresenta

 

ESPECIAL DE HALLOWEEN 
ANO XVI

Este ano finalmente completei minha coleção de filmes da franquia SEXTA FEIRA 13. Há muitos anos, vi numa revista uma lista que mostrava todas as mortes causadas pelo Jason nos filmes, ela vazou na internet e ninguém a questionava, apenas eu. Um dia, eu pensei, vou fazer uma maratona e eu mesmo vou anotar todas as mortes. E esse é o tema desta Edição Especial. 

É preciso levar em consideração que o Jason não mata ninguém no primeiro filme e nem no quinto, são outros assassinos, a lista que vi não se importava com isso. Eu também vou deixar de fora o remake idiota que tentou ser uma continuação alternativa do filme original e ... "Freddy vs Jason".

"FvsJ" se encaixa perfeitamente após os eventos de "A hora do pesadelo 6" e "Sexta feira 13 parte 9", mas é impossível dizer quantas pessoas o Jason matou porque no começo do filme rola uma narração que não menciona número algum, só depois disso dá pra contar, então vou deixar passar esse filme. Aqui veremos "Sexta feira 13 partes 2,3,4,6,7,8,9 e X". Olha o alerta de spoilers a partir deste ponto.



SEXTA FEIRA 13, PARTE 2 (1981)
O filme começa com flasbacks do primeiro capítulo. A moça que sobreviveu é morta por Jason, que está vingando sua mãe, logo no começo do filme, em sua casa, com uma peça de metal fincada no cérebro. 
Depois Jason mata o "maluco que diz para os jovens não irem para o lago" (um personagem clássico nos filmes de terror), ele foi enforcado com uma corrente.
A próxima vítima é a cadelinha Muffin (nããão). Aí Jason mata um policial que encontrou sua cabana no meio da mata (martelo na cabeça).
Começa a chacina dos adolescentes. Um rapaz (facão no pescoço), o cadeirante bonitão (facão na cabeça), um casal que fez sexo (um arpão atravessou os dois), a dona da Muffin (fora da tela) e a moça que paquerava o cadeirante (facada).
Jason está sempre com um saco na cabeça e ele não matou boa parte dos jovens, alguns passaram a noite num bar. Restam uma moça e seu namorado no lago. Ela finge ser a senhora Voorhees e ganha alguns segundos. Descobrimos que Muffin está viva (mas e o cadáver na floresta?). Jason ataca o casal e rola um corte. Quando o filme retorna, a garota está sendo levada para uma ambulância (por que o Jason a deixou viver?) e ela pergunta pelo namorado, ninguém responde (vou contar como morto)
TOTAL DE MORTES: 10



SEXTA FEIRA 13, PARTE 3 (1982)
Mais uma vez, flashbacks do filme anterior. Esse filme foi lançado em 3D, os créditos iniciais estão em 3D e, várias vezes durante o filme, alguém joga algo na direção da tela, uma vara, um ioiô, frutas ... Jason não tem mais um saco na cabeça, então ele só é visto do pescoço pra baixo. Ele mata um comerciante (machado no peito) e sua esposa (agulha de tricô na cabeça) sem nenhum motivo. 
Depois encontramos os adolescentes. Entre eles, uma moça grávida, dois hippies cheios de drogas, e o gordinho que faz piadas e pegadinhas. Eles estão num furgão tipo Scooby-doo. O rapaz bonitão já chega tirando a camisa (melhor momento do filme). Jason mata três membros de uma gangue de motoqueiros (forcado no pescoço, forcado na barriga, pancadas na cabeça). O rapaz bonitinho também tira a camisa. Uma moça revela que foi atacada na mata pelo Jason há dois anos, mas depois acordou em sua cama (??????). O gordinho assusta uma amiga com uma máscara de hóquei. Jason veste essa mesma máscara (momento histórico) e mata uma moça com um arpão (em 3D).
Ele mata o rapaz bonitinho (partiu o cara em pedaços com o facão), mata a namorada do cara em seguida (atravessou o peito dela com o facão), cortou a garganta do gordinho, o hippie foi eletrocutado, a namorada do hippie foi atravessada por um ferro em brasa e o rapaz bonitão teve a cabeça prensada pelas mãos do Jason (um dos olhos pulou para fora em 3D).
Sobrou uma mocinha. Ela dá facadas no Jason, arma uma emboscada no andar superior do celeiro, coloca uma corda no pescoço dele e o atira pela janela. Jason é enforcado, mas ainda está vivo. E um dos motoqueiros também, o cara ataca, mas Jason o mata novamente. A mocinha acerta um machado na cabeça de Jason e ele cai no chão. 
Ela entra numa canoa e vai até o meio do lago, temos uma recriação do final do primeiro filme. Tudo imaginação dela. A polícia a leva embora (ela ficou maluca) e vemos que Jason continua caído no celeiro, mortinho.
TOTAL DE MORTES: 12



SEXTA FEIRA 13, PARTE 4, O CAPÍTULO FINAL (1984)
Vemos um resumo dos filmes anteriores. A polícia está no local das mortes do último filme. Eles levam o Jason até o necrotério. Um policial fala de dez mortes (acho que não encontraram o comerciante e a esposa). No necrotério, Jason acorda e mata o legista (serra no pescoço) e depois uma enfermeira (abriu a barriga dela com uma faca).
Os adolescentes da vez visitam o cemitério local onde vemos a lápide da mãe de Jason (um deles é Gary de "O último americano virgem"). Eles não dão carona para uma moça na estrada e depois a coitada é morta sem motivo pelo Jason (espeto de metal no pescoço). Agora vemos os adolescentes nadando nus no lago (finalmente bunda de homem nessa franquia). Jason mata uma moça que estava nadando nua no lago tarde da noite (arpão), depois o bonitão que entrou no lago atrás da moça (arpão no pênis) e depois uma das irmãs gêmeas (arpão nas costas).
Ele mata a mãe do Tommy (Corey Feldman) e o cara bonitinho (facada no rosto, só que, mais tarde, ele aparece pregado numa parede quando seu corpo é encontrado). Matou a outra gêmea jogando ela da janela e ela caiu em cima do carro. 
O mochileiro, que está acampado ali perto, revela que está caçando Jason, que matou sua irmã (o quê? onde? quando? Ah, eu não tô decorando o nome desse pessoal). Jason mata o garoto comediante, que tava bêbado, com uma faca na cabeça. Depois, o rapaz bonitinho no chuveiro (cabeça esmagada contra a parede) e a namorada dele (machado na barriga). O cachorro foi esperto, fugiu da casa pulando uma janela. O mochileiro foi morto no escuro, não vi muita coisa. 
Agora Jason caça o Corey Feldman e sua irmã. Enquanto a moça enfrenta o maníaco, o garoto raspa a cabeça e finge ser o jovem Jason, recém afogado, confundindo o cara. Aí o garoto mata o Jason com dezenas de golpes de faca. No hospital, a irmã se recupera dos ferimentos da luta, o filme termina com o olhar psicopata do garoto.
TOTAL DE MORTES: 13



SEXTA FEIRA 13, PARTE 6, JASON VIVE (1986)
Um dos melhores filmes da franquia. Tommy retorna (não é mais o Corey Feldman) como adulto, ele e um amigo saíram, ou fugiram, de um instituto psiquiátrico. Tommy está com a máscara do Jason e quer ter certeza de que o maníaco está realmente morto. Então ele desenterra o caixão, pega um pedaço da grade do cemitério e finca uma lança no peito do cadáver. 
Um raio atinge o metal e Jason desperta no estilo monstro de Frankenstein. Tommy foge, mas seu amigo é morto por Jason (coração arrancado do peito). E aí temos uma abertura imitando os filmes de James Bond (uatarréu?).
Tommy procura a polícia, ninguém acredita nele, ele faz um escândalo e vai preso. Carregando a grade do cemitério, Jason mata um casal na estrada (homem, lança no peito. Mulher, lança na boca). Os jovens no acampamento vão cuidar de um ônibus cheio de crianças e temos também um grupo jogando paintball na floresta. 
Jason mata 4 desses jogadores (um morreu com um galho no rosto, e um único golpe de facão matou os outros três ao mesmo tempo, mais tarde descobrimos que foram desmembrados também). Jason matou o coveiro (com uma garrafa quebrada), matou um casal (o facão atravessou os dois em cima da moto), e um casal que fez sexo num trailer (ela, rosto forçado contra a parede, ele, faca no ouvido). Ele matou uma das instrutoras do acampamento, torceu seu pescoço, minutos depois vemos que ela foi decapitada. Outra instrutora foi morta dentro de uma cabana, mas não vemos como.
Megan, a filha do xerife, ajuda Tommy a fugir da cadeia e eles são perseguidos pelos policiais. Jason entra na cabana das crianças, estão todas dormindo, mas não mata ninguém porque a polícia aparece no acampamento. Jason mata dois policiais (faca na testa e cabeça esmagada, e o cara deu 5 tiros no Jason antes de morrer). O xerife tenta proteger as crianças, dá sete tiros no Jason, que quebra o xerife ao meio. Megan fica com as crianças enquanto Tommy atrai Jason para uma armadilha. Com uma corrente enorme e uma pedra pesadona, Tommy faz Jason afundar no lago. Mas Jason agarra o rapaz enquanto afunda. Megan salva Tommy usando a hélice do barco para ferir Jason. 
No fundo do lago, Jason ainda pisca.
TOTAL DE MORTES: 17



SEXTA FEIRA 13, PARTE 7, A MATANÇA CONTINUA (1988)
Flashbacks de todos os filmes anteriores e o final do sexto. Jason ainda está no fundo do lago e o filme volta no tempo. Encontramos uma menina chamada Tina, ela tem poderes telecinéticos e matou seu pai, por acidente, no lago Cristal. De volta ao presente, Tina, agora adulta, volta para o lago com a mãe e com o médico que trata dela. O cara diz que a viagem pode ajudar Tina a lidar com seus traumas, mas o que ele está querendo mesmo é ficar famoso com os poderes dela.
Usando seus poderes no lago, ela liberta o Jason achando que tava tirando o pai lá do fundão. Os adolescentes nas cabanas estão preparando uma festa surpresa e o Jason mata o aniversariante na floresta (faca no pescoço) e também sua namorada (faca nas costas). Ele mata um casal acampado ali perto, o rapaz (facão nas costas e pescoço quebrado) e a moça (presa no saco de dormir, ele a joga contra uma árvore) e depois vemos as garotas disputando os garotos na festinha. A vaca da Melissa vai pra cama com o boy nerd só pra fazer ciúmes no bonitão do Nick, que só está interessado na maluca da Tina (ela diz que viu um cara saindo do lago e ninguém acredita nela).
Jason mata um casal no lago, poderia ter esperado o cara tirar a roupa também. O rapaz, facão, a moça nua, puxada para o fundo do lago. A garota feia decide tirar os óculos e passar maquiagem para chamar a atenção do boy das drogas. Ela fica bonita, entra na floresta como uma tonta, Jason a persegue, ela é morta com uma foice.
Casal fazendo sexo numa van, péssima ideia. Ele, cabeça esmagada, ela, corneta de festa no olho. Jason corta as luzes da casa. Tina descobre que suas visões são imagens do futuro. Jason mata o boy das drogas (facão na barriga, depois aparece decapitado) e o boy nerd (facão no pescoço).
Hora do clássico susto do gato. Como todo gato que se preza, ele fica escondido esperando alguém passar por ali e aí pula e grita minhéu. Jason mata a namorada do boy das drogas (atirada pela janela) e persegue (todo mundo corre e tropeça, Jason apenas caminha) a mãe e o médico da Tina. O médico usa a mulher como escudo, morta pelo facão. 
A vaca da Melissa (Muuulissa) é a única pessoa no filme que não descobriu o que está acontecendo. Jason mata o médico (de novo, um corre, o outro só caminha) com um cortador de grama (imagino que seja um, ou talvez um fatiador de pizza beeem grande). Jason mata Melissa (obrigado) com um machado na cabeça. 
Tina encontra o ninho do Jason na mata, todos os corpos estão lá. Ela enfrenta Jason com seus poderes, ele perde a máscara e pega fogo. Ainda vivo, Jason surge perto do lago e aí ... Tina usou seus poderes? Eu não sei. O falecido pai dela simplesmente sai do lago, agarra o Jason e o leva para o fundo UATARRÉU????????
TOTAL DE MORTES: 15



SEXTA FEIRA 13, PARTE 8, JASON ATACA NOVA YORK (1989)
Nada de flashbacks desta vez, o filme começa com cenas da cidade de niuiorqui. Mas encontramos um casal fazendo sexo num barco no lago Cristal. A âncora do barco puxa um cabo elétrico e Jason, no fundo do lago, toma um choque e desperta mais uma vez. O rapaz se veste de Jason para assustar a namorada e desse modo o maníaco arruma uma máscara nova.
Ele mata o casal (arpão na barriga dos dois e ainda arrancou os intestinos do cara) e depois sobe num barco cheio de adolescentes que acabaram de se formar. O barco está indo para niuiorqui. 
Jason mata a garota heavy metal na sala das máquinas com sua própria guitarra. Ele entra na sauna e mata um cara (pedra quente na barriga). Tamara, rainha do baile de formatura, empurra a protagonista Rennie jogando ela no mar, só porque a moça esquisita tem medo de água. Tem um louco no barco que fala que todos vão morrer (ele viu o Jason subindo? Por que não deixou o barco antes da partida?).
Rennie começa a ter visões, no final descobrimos que são flashbacks do trauma que ela sofreu. Jason mata Tamara (vidro quebrado), um cara no leme do navio (arpão) e o capitão (facão no pescoço) e depois danifica as antenas quando os adolescentes tentam usar o rádio para pedir socorro. Ele mata a amiga de Tamara (sufocamento), o garoto nerd perde os óculos e mata um amigo por acidente, Jason mata o garoto nerd jogando ele no painel de controle (que dá choque e pega fogo), aí, Jason ativa o alarme de incêndio. 
Ele mata um boy no convés (empalado pelas antenas do navio) e joga o rapaz que luta boxe no mar. A sala de máquinas explode e o navio se enche de água. Jason mata o louco do "todos vamos morrer" com um machado nas costas. Rennie, o bonitinho do Sean, o tio dela (o professor Charles) e uma professora, deixam o barco num bote. Os alunos que estavam escondidos no restaurante já eram. Todos morreram afogados, o número não é revelado.
O garoto que luta boxe tá vivo, ele sobe no bote com o cachorro da Rennie, o cachorro mais sortudo do mundo. Jason segue o bote até niuiorqui (agora ele sabe nadar??????). No cais, os personagens são assaltados (bem vindos a Nova York), os bandidos sequestram Rennie. Jason mata o primeiro assaltante (atravessado por uma seringa) e depois o outro (cabeça contra cano).
O garoto que luta boxe bate no Jason até cansar. Jason dá um único soco nele e arranca sua cabeça (anos antes de Mortal Kombat). Os personagens pedem ajuda para a polícia e Jason mata o policial no beco. A professora morre no carro de polícia porque a Rennie não sabe dirigir. A moça descobre que o tio é o responsável pelo seu trauma de infância e Jason mata o cara afogando ele num barril com água suja e tem um rato morto boiando nela (🤮).
Sean e Rennie fogem pelos trilhos do metrô, nem o choque do terceiro trilho mata Jason. Eles chegam em Times Square, entram num beco (invenção de Hollywood, Manhattan não tem becos) e descem até o esgoto.
Um funcionário do esgoto conta que, quando dá meia noite, lixo tóxico é despejado nos esgotos. Jason mata o funcionário do esgoto com uma chave inglesa. Sean e Rennie sobem numa escada e uma onda de esgoto tóxico pega Jason derretendo completamente o cara (e ele volta a ser um menino, hein???). Depois Rennie descobre que seu (super) cão ainda está vivo.
TOTAL DE MORTES: 17



JASON VAI PARA O INFERNO, A ÚLTIMA SEXTA FEIRA (1993)
Parece que o filme começa ignorando completamente o capítulo anterior. Uma moça chega no lago Cristal, troca uma lâmpada e tira a roupa pra tomar banho. Aí o Jason aparece e ela foge, com a toalha no corpo, correndo para dentro da floresta. Surpresa!!! A moça era uma isca, homens armados aparecem e matam o Jason com uma bomba.
Seus pedaços são levados até o necrotério. O legista vê que o coração, separado do resto do corpo, ainda bate. E aí... o cara fica louco e come o coração. Agora, Jason controla seu corpo. O legista mata seu ajudante e depois dois seguranças. 
Na tv, um caçador de recompensas diz que acredita que Jason ainda está vivo, saltando de um corpo para outro. O âncora do telejornal diz que cinco pessoas foram mortas enquanto "Jason" faz seu caminho de volta para o lago. Três adolescentes pisam no velho acampamento para fazer sexo, nadar sem roupas e fumar maconha, agora que Jason morreu o lugar deve ser seguro (homi pelado, nice). Jason mata uma das moças e depois o casal que fazia sexo na barraca.
Matou uma mulher e entrou no corpo do marido dela, um policial (logo, conto o legista como morto porque os corpos derretem depois que Jason os abandona). Ele tenta matar uma mulher (pelo reflexo no espelho ela vê que é o Jason) e vemos que tem um pequeno monstrinho que sai de uma boca e entra em outra. Faz parte do pacto que Jason fez no inferno para poder voltar à vida, explicando alguns de seus retornos. Jason acaba matando a mulher que ... era sua irmã Diana (!!!!).
Segundo o caçador de recompensas, Jason precisa de um Voorhees para renascer e apenas um Voorhees pode matá-lo. Restou sua sobrinha Jessica, que tem um bebê. Jason deixa o corpo do policial e entra no corpo do apresentador de TV que entrou em sua velha casa com a intenção de fazer um programa sobre o maníaco. Jason entra na delegacia para pegar Jessica e mata 4 policiais. Ela vai até o restaurante onde deixou o bebê. No restaurante, Jason mata mais cinco pessoas e entra no corpo de um policial. O caçador entrega para Jessica uma adaga mágica que pode matar Jason. 
Ele acaba renascendo ao entrar no cadáver de sua irmã. Ele mata o caçador e depois Jessica o mata com a adaga. É o fim. Jason é tragado por um buraco no chão. Agora ele está no inferno e não pode mais voltar. De repente, vemos a mão de Freddy Kruegger agarrando a máscara de Jason. Continua em "Freddy vs Jason" (2003).
TOTAL DE MORTES: 26
Obs: como o Jason aparece renascido logo no começo do filme, ele deve ter matado no mínimo duas pessoas após deixar seu corpo em niuiorqui, e uma dessas pessoas, segundo as regras deste filme, devia ser parente dele. Não tem como saber. 



JASON X (2001)
Não importa como terminou o último filme, ou qualquer outro filme. JX se passa em 2455, um futuro bem distante. A Terra é um lixão contaminado, os humanos agora vivem em outro planeta, Terra 2.
A trama começa no distante ano de 2008. Num laboratório no lago Cristal, Jason, todo acorrentado, é preparado para ser congelado. Chega um cara que quer manter Jason vivo e estudar sua capacidade de regeneração. Jason se liberta e mata sete pessoas. Uma cientista engana Jason e o joga numa câmara criogênica, mas ela também acaba congelada.
Em 2455, um professor e seus alunos visitam as ruínas da velha Terra e encontram os dois corpos congelados. Um dos estudantes reconhece a máscara de hóquei, um esporte que se tornou ilegal em 2024. Os dois corpos são levados até uma espaçonave a caminho de Terra 2. A moça é reanimada. Um homem menciona que Jason matou 200 pessoas antes de desaparecer em 2008 (hum, 110 nas minhas contas, devo acrescentar mais 90?). Uma aluna faz sexo com o professor (ele de camisola) e Jason desperta porque ouviu dois casais fazendo sexo na nave.
Ele mata uma mulher na ala médica (cabeça no nitrogênio líquido), a moça de 2008 conta que tentaram executar Jason, de várias maneiras diferentes, em 2008 e nada deu certo. Jason mata um cara bonitinho com um facão cirúrgico e o filme vira "Alien, o oitavo passageiro". A nave fica escura e todo mundo tem armas de fogo por algum motivo. Apesar do tiroteio, nenhuma bala parece romper o casco da nave.
O professor quer estudar e ganhar dinheiro com o Jason, e o sargento quer matar o maníaco e salvar a tripulação (alien de novo). Jason mata dois caras que estavam jogando hologame. Depois começa a matar os militares, cinco deles. Ele mata o piloto jogando a nave na direção de uma estação espacial. O lugar explode, quantas pessoas haviam lá dentro? O professor havia dito que 60 policiais na estação iriam deter o Jason, é o único número que tenho, 60 pessoas mortas na estação Solaris.
Jason mata o professor idiota. O botânico da nave menciona que já viu um massacre pior que esse na sangrenta guerra da Microsoft (não menciona a data). Depois, Jason mata o botânico. Uma moça tenta fugir na nave auxiliar mas esquece de desconectar o cabo de combustível e explode tudo.
O nerd bonitinho faz um upgrade na androide e ela detona o Jason, deixa ele em pedaços. Enquanto os personagens tentam escapar da nave, a ala médica se liga sozinha e começa a consertar o corpo de Jason, que vira um ciborgue. Jason fura o casco da nave (um soco) e uma moça é sugada por um buraquinho. Restam o sargento, o nerd com a cabeça da androide no colo e a moça de 2008, pinta uma outra nave que pode resgatar esse pessoal. 
Foi bem legal ver os clichês do holodeck que usaram para distrair o Jason. O sargento se sacrifica. Jason, lançado no espaço, queima na atmosfera da Terra 2 como uma estrela cadente e cai num lago ...
TOTAL DE MORTES: 80
 
 

NINGUÉM CHEGA NUM ACORDO
Listas na internet falam de 157 mortes, outras falam de 285. Eu contei 190, tirando "Sexta feira 1 e 5" (sem Jason), "Freddy vs Jason" (que não tem como contar) e o remake (linha do tempo alternativa) como já mencionei. Eu poderia incluir aquelas 90 mortes mencionadas em Jason X, totalizando 280.
É impossível saber o que o povo leva em consideração quando monta essas listas. O primeiro e o quinto filme? As cinco mortes mencionadas no telejornal? As tais 90 mortes antes de 2008? O pessoal sem rosto na estação espacial? Ou apenas as mortes que vemos nos filmes? Se alguém me perguntar, o número é 280 e pronto, passei as últimas semanas vendo cada um desses filmes com caneta e papel na mão. Agora só quero um descanso. 
 


Um comentário:

Gilberto disse...

Doces ou travessuras? Queria os doces...